Imagens em movimento no Livro de didático de História

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História, Imagens em movimento, Livro Didático

Resumo

O presente artigo tem com intuito relatar uma experiência de ensino desenvolvida, com teor experimental, para disciplina de mestrado acadêmico ”Livro Didático e suas políticas públicas”, onde, foi proposto a turma acadêmica engajar seu projeto de pesquisa em uma aula para o público do ensino médio envolvendo seu objeto de estudo e o livro didático. A investigação circunda, mais precisamente, em como os docentes e discentes utilizam essa ferramenta a partir do que é proposto pelo livro. Essa experiência ocorreu na E.E.M.T.I. Governador César Cals de Oliveira Filho, sediada no município de Quixadá, estado do Ceará. O relato que trata este trabalho é acerca da minha experiência em uma classe do 2º. Ano do Ensino Médio pertencente a esta instituição. A partir deste relato propõe-se observar que, os usos das imagens em movimento apresentadas no livro didático da disciplina histórica, são favoráveis ao ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia de Freitas Oliveira Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda no programa de pós-graduação Interdisciplinar em História e Letras pela Universidade Estadual do ceará- UECE. Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-Graduada Em Ensino de História pela Faculdade Farias Brito (FFB). Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Isaíde Bandeira da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Mestre em História Social pela Universidade Norte (UFRN). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

BARROS, José d´Assunção. “Cinema e História: as funções do Cinema como agente, fonte e representação da História”. Ler História Lisboa: 2007. nº. 52, p. 127-159.

BARROS, José d´Assunção. “Cinema e História: considerações sobre o uso historiográfico das fontes fílmicas.”. Comunicação & Sociedade, Ano 32, nº. 55, p. 175-202, jan./jun. 2011.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Povos indígenas e ensino de História: a Lei nº. 11.645/2008 como caminho para a interculturalidade. In: BARROSO, Vera Lucia et AL. Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Est: Exclamação: ANPUH/RS, 2010, p. 151-166.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Produção didática de História: trajetórias de pesquisas. Revista de História, São Paulo, n.164, p.487-516, 2011.

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História Sociedade e Cidadania: 2º ano - 2ª Edição – São Paulo: FTD, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. DOU. Brasília, nº 248. 23/12/1996.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.3, p.549-566, 2004.

FREITAS, I. P. T. D. de; PEREIRA, N. C. N. Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4947. Acesso em: 21 ago. 2021.

LORIERI, Marcos Antônio. “Complexidade, Interdisciplinaridade, Transdiciplinaridade e Formação de Professores”. Notandum, Porto, nº. 23 mai-ago 2010.

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Documento introdutório. Brasília: MEC/SEF, 1997a.

MEDEIROS, Daniel Hortêncio. A formação de consciência histórica como objetivo do ensino de História no Ensino Médio: o lugar do material didático. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná. Ano 2005.

SILVA, Isaíde Bandeira da; FONTENELLE, Zilfran Varela. A história no ensino médio: o livro didático e o projeto “primeiro aprender” nas experiências vividas por professores. In: Anais.. XXVIII Simpósio Nacional de História – Florianópolis, 2015.

Publicado

2021-08-21

Como Citar

Lima, M. de F. O., & Silva, I. B. da . (2021). Imagens em movimento no Livro de didático de História . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6717