A construção do percurso formativo na residência pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Licenciatura em Informática, Percurso formativo, Residência pedagógica

Resumo

Este estudo inicial destaca uma análise sobre o percurso formativo de dez participantes do Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Informática, os quais estagiaram durante um ano e meio em turmas de Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos de Agropecuária e Informática. É um estudo de cunho qualitativo com enfoque na observação participante e mostra a visão da preceptora do Programa a partir do acompanhamento dos estagiários entre 2018 e 2019. A pesquisa apontou resultados significativos no perfil dos estudantes durante a atuação em sala de aula e promoveu maior empenho na organização e elaboração das aulas, além da inserção em projetos que incentivaram a adaptação das aulas de Língua Portuguesa utilizando os conhecimentos dos residentes em Informática e Libras. É, portanto, um programa que deve ser adotado por mais instituições, mas que apresenta alguns ajustes necessários, como providências mais significativas a respeito da evasão dos residentes.  

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Biografia do Autor

Miranilde Oliveira Neves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutora em Educação. Professora dos Ensinos Básico, Técnico, Tecnológico e pós-graduação no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) nos campi de Castanhal, Paragominas e Tucuruí.

Joana Laura Cota Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal do Pará, UFPA/Cametá. Pós-graduanda em Especialização em Linguagem, Cultura e Educação na Amazônia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Tucuruí.

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Neves, M. O., & Corrêa, J. L. C. . (2021). A construção do percurso formativo na residência pedagógica. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6460

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