“Será que mistura?”: experiências na Educação Infantil em Horizonte-CE utilizando líquidos

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Experiência, Contexto Remoto, Protagonismo Infantil

Resumo

Este relato retrata uma experiência que buscou contemplar os pressupostos para as práticas pedagógicas presentes no Documento Curricular Referencial do Ceará (2019), que caminha em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), onde vislumbrou garantir práticas que  possibilitem vivências e experiências diversificadas e de boa qualidade para as crianças , garantido uma aprendizagem genuína, fomentando vivências acolhedoras em que articula o repertório cultural, físico e social. A vivência ocorreu nas turmas de infantil III, turno manhã, em um centro de educação infantil da prefeitura de Horizonte, no período de agosto do ano de 2020, em contexto de ensino remoto. Para tal, utilizamos a método qualitativo através de um relato de experiência, onde as crianças exploraram diferentes líquidos, desaguando processos de descobertas, protagonismo infantil e prazer autoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Marly Alves, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Especialista em Educação Infantil e Especial pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Graduada em pedagogia mesma instituição. Professora da Rede Municipal de Horizonte

 

Mayara Alves de Castro, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Pedagoga formada pela mesma instituição. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora pedagógica atuante na Educação Infantil da Rede Municipal de Fortaleza.

Debora Dias de Castro, Faculdade Plus

Mestranda no Curso de Ciências da Educação pela Universidad Interamericana, especialista em Educação Infantil pela Faculdade Plus de Educação, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente sou professora na Prefeitura Municipal de Aquiraz do estado do Ceará.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n.5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília, 2009.

¬¬¬BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CEARÁ. Secretária da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental / Secretária da Educação do Estado.

EDWARDS, C. GANDINI, L. FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016. V.2

FOCHI, Paulo. O Brincar Heurístico na Creche: percursos pedagógicos no observatório da Cultura Infantil-OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018.

MALAGUZZI, L. Histórias, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Tradução. Dayse Batista. Porto Alegre: Penso, 2016.

PIORSKI, Gandhy. Brinquedos de chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emília: Escutar, investigar e aprender. Tradução de Vânia Cury. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

VASCONCELOS, A. P. M. F.; ASTIGARRAGA, A. A. Prática Docente, Experiência Formadora, Ensino Remoto em Tempos de Covid-19. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5972. Acesso em: 20 ago. 2021.

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Alves, M. M. ., Castro, M. A. de ., & Castro, D. D. de . (2021). “Será que mistura?”: experiências na Educação Infantil em Horizonte-CE utilizando líquidos. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6716