A educação no Brasil em tempos de pandemia (antes-durante-após): reflexões na perspectiva decolonial

Autores

Palavras-chave:

Covid-19, Educação Tecnológica, Ensino Remoto

Resumo

A pandemia da Covid-19 atingiu o mundo e provocou rearranjos em diversos aspectos da sociedade. No contexto brasileiro, a educação foi uma das áreas mais afetadas, pois, além do isolamento social, eclodiram outros graves problemas já existentes. Aliado a isso, fatores políticos e sociais durante o ano de 2020 e 2021 agravaram a situação. Observado isso, o presente estudo, de cunho ensaístico, problematiza como o preceito de modernidade provoca a manutenção da colonialidade, atentando que, durante a pandemia, tais pressupostos ficaram ainda mais evidentes, como o da salvação e da ideologia do déficit. O ensaio está ancorado na perspectiva decolonial, com Quijano (1992) e Mignolo (2017); discute-se educação em um diálogo de Patto (1999) e Freire (1979; 1984); e fontes documentais jornalísticas para os dados acerca da pandemia.

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Biografia do Autor

Renato de Oliveira Dering, Centro Universitário de Goiás (UNIGOIÁS)

Professor Adjunto no Centro Universitário de Goiás (UNIGOIÁS). Pós-doutorando em Estudos de Linguagens no Posling pelo CEFET-MG. Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Licenciado em Letras – Língua Portuguesa pela UFG. Coordenador Projeto de Iniciação Científica (PIC) “Estudos decoloniais da linguagem, educação e do direito: letramentos e práticas interculturais” e Líder-pesquisador do grupo FORPROLL/ CNPq/ UFVJM.

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Dering, R. de O. . (2021). A educação no Brasil em tempos de pandemia (antes-durante-após): reflexões na perspectiva decolonial . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6602