Estágio supervisionado de forma remota: recorte de uma experiência

Autores

Palavras-chave:

Estágio, Educação, Contexto, Remoto

Resumo

O estágio supervisionado é considerado o momento em que as teorias aprendidas são aliadas à prática. O interesse pelo tema partiu da experiência enquanto docente da disciplina de estágio supervisionado no curso de ciências biológicas da Universidade Regional do Cariri-URCA Unidade descentralizada de Campos Sales-Ce. Para dar andamento a essa pesquisa foram feitos questionamentos como: O estágio de forma remota irá possibilitar que os alunos tenham uma dimensão da prática docente? Será que as escolas estão preparadas para receber os discentes estagiários no formato remoto? Essa pesquisa tem como objetivo apresentar reflexões acerca do estágio de forma remota, queremos compreender o contexto atual ocasionado devido a pandemia mundial da Covid-19 na área educacional e conhecer as experiências de ensino remoto e seus impactos na educação. Como procedimento metodológico optamos pelo levantamento bibliográfico e relato da experiência na disciplina Concluímos que o ensino remoto fragmenta a prática dos estagiários no exercício da prática docente inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clarice da Silva, Universidade Regional do Cariri-URCA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA), especialista em Gestão Escolar pela URCA. Atua como professora Universitária na URCA e na educação básica nas instituições:EMEF José Ferreira Menezes e EMEF Mário da Silva Bem.

Referências

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIMA, Maria Socorro Lucena... [et al]. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 4. ed., Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estigio e Docencia. São Paulo: Cortez, 2004.

PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 5. ed. Campinas Papirus, 2000. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico).

SOUSA, L. S. de .; SANTOS, R. M. B. dos . Vivências do estágio supervisionado remoto em matemática. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6235. Acesso em: 4 ago. 2021.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Silva, M. C. da. (2021). Estágio supervisionado de forma remota: recorte de uma experiência. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6212

Edição

Seção

Relato de experiência