Estágio supervisionado de forma remota: recorte de uma experiência
Palavras-chave:
Estágio, Educação, Contexto, RemotoResumo
O estágio supervisionado é considerado o momento em que as teorias aprendidas são aliadas à prática. O interesse pelo tema partiu da experiência enquanto docente da disciplina de estágio supervisionado no curso de ciências biológicas da Universidade Regional do Cariri-URCA Unidade descentralizada de Campos Sales-Ce. Para dar andamento a essa pesquisa foram feitos questionamentos como: O estágio de forma remota irá possibilitar que os alunos tenham uma dimensão da prática docente? Será que as escolas estão preparadas para receber os discentes estagiários no formato remoto? Essa pesquisa tem como objetivo apresentar reflexões acerca do estágio de forma remota, queremos compreender o contexto atual ocasionado devido a pandemia mundial da Covid-19 na área educacional e conhecer as experiências de ensino remoto e seus impactos na educação. Como procedimento metodológico optamos pelo levantamento bibliográfico e relato da experiência na disciplina Concluímos que o ensino remoto fragmenta a prática dos estagiários no exercício da prática docente inicial.
Downloads
Referências
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LIMA, Maria Socorro Lucena... [et al]. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 4. ed., Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estigio e Docencia. São Paulo: Cortez, 2004.
PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 5. ed. Campinas Papirus, 2000. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico).
SOUSA, L. S. de .; SANTOS, R. M. B. dos . Vivências do estágio supervisionado remoto em matemática. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6235. Acesso em: 4 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Clarice da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.