O uso pedagógico do QR Code no ensino de História
Palavras-chave:
Ensino, História, QR Code, Tecnologias DigitaisResumo
Em busca de potencializar e dinamizar o ensino de história, a inserção das tecnologias digitais se torna uma opção, tendo em vista as características inerentes a estas mídias. Neste contexto, temos como objeto de pesquisa a ferramenta QR Code no ensino de história. O objetivo é perceber as possibilidades pedagógicas da tecnologia do QR Code, mediante o planejamento estratégico por parte do professor, buscando o envolvimento dos alunos e estimulando o protagonismo do discente durante a construção do conhecimento histórico. Utilizaremos como metodologia a análise de duas coleções didáticas aprovadas no PNLD 2021 e adotadas em duas escolas públicas profissionalizantes do estado do Ceará. Bem como, faremos uma oficina com docentes e discentes das duas escolas escolhidas, para a construção de QR Codes, a partir dos objetos de conhecimento de história do ensino médio que permeiam as coleções didáticas adotadas. Assim, dialogaremos com teóricos que abordam sobre tecnologias na educação como, Moran (2007), sobre práticas pedagógicas como Papert (1985), sobre Livro Didático, com Choppin (2004) e Ensino de História, Silva (2012). Acreditamos que o QR Code contribui para práticas pedagógicas favoráveis ao conhecimento.
Downloads
Referências
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T: BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação Pedagógica. São Paulo: Papiros, 2003.
PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985
SANTANA, K. B. .; SILVA , I. bandeira da . Qr Code como recurso pedagógico no livro didático de História. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6548. Acesso em: 18 ago. 2021.
SANTOS, Alessandra Soares Santos, RAMOS, Renato Sena. Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code. Revista História Hoje, v. 10, no 19, p. 235-252 - 2021. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/630. Acesso em: 12 jun. 2021.
SILVA, M. Ensino de história e novas tecnologias. Universidade Federal de Sergipe, 2012. Disponível em
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2012/historia_artigos/2silva_artigo.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18ª ed. São Paulo: Editora Cortez. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 John Wirley Cavalcante da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.