O uso pedagógico do QR Code no ensino de História

Autores

Palavras-chave:

Ensino, História, QR Code, Tecnologias Digitais

Resumo

Em busca de potencializar e dinamizar o ensino de história, a inserção das tecnologias digitais se torna uma opção, tendo em vista as características inerentes a estas mídias. Neste contexto, temos como objeto de pesquisa a ferramenta QR Code no ensino de história. O objetivo é perceber as possibilidades pedagógicas da tecnologia do QR Code, mediante o planejamento estratégico por parte do professor, buscando o envolvimento dos alunos e estimulando o protagonismo do discente durante a construção do conhecimento histórico. Utilizaremos como metodologia a análise de duas coleções didáticas aprovadas no PNLD 2021 e adotadas em duas escolas públicas profissionalizantes do estado do Ceará. Bem como, faremos uma oficina com docentes e discentes das duas escolas escolhidas, para a construção de QR Codes, a partir dos objetos de conhecimento de história do ensino médio que permeiam as coleções didáticas adotadas. Assim, dialogaremos com teóricos que abordam sobre tecnologias na educação como, Moran (2007), sobre práticas pedagógicas como Papert (1985), sobre Livro Didático, com Choppin (2004) e Ensino de História, Silva  (2012).  Acreditamos que o QR Code contribui para práticas pedagógicas favoráveis ao conhecimento.

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Biografia do Autor

John Wirley Cavalcante da Silva , Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Mestrando do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em História e Letras (MIHL). Licenciado em Informática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2018), e pós graduado, nível especialista em Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É professor da rede Municipal de Educação (SME Fortaleza).

Referências

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THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18ª ed. São Paulo: Editora Cortez. 2018.

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Silva , J. W. C. da . (2021). O uso pedagógico do QR Code no ensino de História. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6713