O planejamento na prática docente: perspectivas de professores do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Planejamento, Ensino Fundamental, Prática Pedagógica

Resumo

O planejamento do ensino é essencial para a prática pedagógica. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou conhecer as perspectivas de professores sobre o planejamento do ensino. Com base na abordagem qualitativa da pesquisa, aplicou-se questionário semiestruturado com docentes do Ensino Fundamental, do município de Jardim-Ceará. A pesquisa amparou-se em Farias (2011), Freire (1967), Santos e Perin (2013). Observou-se que os professores reconhecem o planejamento como ferramenta pedagógica importante ao seu trabalho, limitando, no entanto, suas concepções a aspectos técnicos deste ato. Conclui-se que é preciso entender o planejamento como um campo da Didática que envolve aspectos políticos, éticos e estéticos da prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina de Caldas Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em pedagogia pela universidade Regional do Cariri (URCA). Bolsista do projeto de extensão Ser professor: experiências de si, saberes e práticas de leitura na formação docente.

Alan Barbosa de Sales, Universidade Regional do Cariri

Graduando em pedagogia pela universidade Regional do Cariri (URCA). Coordenador pedagógico de uma escola pública do Município de Santana do Cariri-CE

Cícera Sineide Dantas Rodrigues, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Educação (UECE). Professora Adjunta da Universidade Regional do Cariri (URCA). Docente do Mestrado Profissional em Educação da URCA. Atua na área de Didática e formação docente.                            

Referências

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. et al. O Planejamento da prática docente. Cap4, p. 107-132. Brasília-DF. Liber Livros. 2011.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico 2ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTOS, M.L dos. PERIN, C.S.B. A Importância do Planejamento para o Bom desempenho do Professor em Sala de Aula. IN: Os Desafios da Escola Pública paranaense na Perspectiva do professor PDE. Versão on-line, Paraná,2013.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda. 1998.

Publicado

2021-08-18

Como Citar

Oliveira, K. de C. ., Sales, A. B. de ., & Rodrigues, C. S. D. . (2021). O planejamento na prática docente: perspectivas de professores do Ensino Fundamental. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6691