O planejamento na prática docente: perspectivas de professores do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Planejamento, Ensino Fundamental, Prática PedagógicaResumo
O planejamento do ensino é essencial para a prática pedagógica. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou conhecer as perspectivas de professores sobre o planejamento do ensino. Com base na abordagem qualitativa da pesquisa, aplicou-se questionário semiestruturado com docentes do Ensino Fundamental, do município de Jardim-Ceará. A pesquisa amparou-se em Farias (2011), Freire (1967), Santos e Perin (2013). Observou-se que os professores reconhecem o planejamento como ferramenta pedagógica importante ao seu trabalho, limitando, no entanto, suas concepções a aspectos técnicos deste ato. Conclui-se que é preciso entender o planejamento como um campo da Didática que envolve aspectos políticos, éticos e estéticos da prática pedagógica.
Downloads
Referências
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. et al. O Planejamento da prática docente. Cap4, p. 107-132. Brasília-DF. Liber Livros. 2011.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico 2ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTOS, M.L dos. PERIN, C.S.B. A Importância do Planejamento para o Bom desempenho do Professor em Sala de Aula. IN: Os Desafios da Escola Pública paranaense na Perspectiva do professor PDE. Versão on-line, Paraná,2013.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda. 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Karina de Caldas Oliveira, Alan Barbosa de Sales, Cícera Sineide Dantas Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.