Educação infantil e atendimento remoto: ressignificando tempos, espaços e materiais
Palavras-chave:
Educação Infantil, Atendimento remoto, Práticas pedagógicas, Crianças-FamíliasResumo
A pandemia causada pela Covid-19 acarretou transformações em todos os setores da sociedade, inclusive nas instituições educativas, desafiadas a repensar o trabalho pedagógico. Portanto, este estudo parte da premissa da relevância de se conceber reflexões que possam ressignificar as vivências educativas para um atendimento remoto de boa qualidade na Educação Infantil. Autores como Garcia (2020), Rondini et al (2020), Oliveira et al (2020), Rinaldi (2012), Freire (1983) auxiliaram a tecer este estudo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa que teve como procedimentos: levantamento de referências; leitura; fichamento dos textos e seleção dos aspectos relacionados ao tema. Os resultados apontam que a escuta-dialogada de crianças e famílias oportuniza que tempos, espaços e materiais sejam ressignificados no contexto domiciliar, a fim de fortalecer a aprendizagem e os vínculos entre os sujeitos envolvidos, realidade que se revela através de vivências comprometidas com os direitos e necessidades da primeira infância.
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