Uma prática de ensino remoto na escola pública municipal Autran Nunes

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Metodologia, Ensino remoto, Pandemia Covid-19

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar a experiência de ensino remoto da professora Ana Beatriz Bezerra Gomes que mediou as suas aulas pela internet por meio do WhatsApp e pelo Google Meet na turma do 5o ano da Escola Municipal Autran Nunes em Fortaleza, Ceará, Brasil, em tempos de pandemia. A prática educativa foi bastante atípica, por não se enquadrar em uma metodologia clássica de ensino, já que não se tratava de metodologia tradicional e nem de uma metodologia organizada nos parâmetros exigidos pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Na análise, nos inspiramos nos conceitos e teorias discutidas pela Base Nacional Comum Curricular; nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e no ensino remoto. Como resultado, temos uma breve análise do que ocorreu com a maioria dos professores dessa rede, com as ressalvas de cada contexto escolar, de cada prática educativa e de cada professor(a).

Downloads

Biografia do Autor

Ana Maria Teixeira Andrade, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Letras. Graduanda do último semestre do curso de Pedagogia. Especialista em Estudos Literários e Culturais. Mestra em Letras. Doutora em Educação e professora do Ensino Básico.

Luiz Botelho Albuquerque, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Música, Composição e Regência; Mestre em Educação. Doutor em Sociologia da Educação e Professor Associado 4 da Universidade Federal do Ceará.

Ana Beatriz Bezerra Gomes, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Graduada em Pedagogia, especialista em Gestão Escolar. Professora do Ensino Fundamental I da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Referências

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. [202-]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades. Acesso em: 29 jun. 2021.

CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO ESTADO. Decretos Estaduais. 2021. Disponível em: https://www.cge.ce.gov.br/decretos-estaduais/. Acesso em: 29 jun. 2021.

ESCOLA MUNICIPAL AUTRAN NUNES. Aprendizado dos alunos na escola. 2019. Disponível em: https://www.qedu.org.br/escola/61147-escola-municipal-autran-nunes/aprendizado. Acesso em: 29 jun. 2021.

ESCOLA MUNICIPAL AUTRAN NUNES. Matrículas e Infraestrutura. 2020. Censo escolar. Disponível em: https://www.qedu.org.br/escola/61147-escola-municipal-autran-nunes/censo-escolar. Acesso em: 02 fev. 2009.

FORTALEZA. Prefeitura de Fortaleza inicia entrega de chips, tablets e kits pedagógicos para alunos da Rede Municipal de Ensino. 2021. Prefeitura de Fortaleza, Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-de-fortaleza-inicia-entrega-de-chips-tablets-e-kits-pedagogicos-para-alunos-da-rede-municipal-de-ensino. Acesso em: 15 jul. 2021.

PECHI, Daniela. Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem. 2011. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/240/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos. Acesso em: 15 jul. 2021.

SOARES, Simária de Jesus et al. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensinoaprendizagem. In: Congresso Internacional Abed De Educação A Distância, 21., 2015, Montes Claros. Anais [...]. Montes Claros: Associação Brasileira de Educação A Distância, 2015. p. 1-10. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_145.pdf. Acesso em: 29 jun. 2021.

SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos E Espaços Em Educação, São Cristóvão, v. 13, n. 32, 1-19.

Publicado

2021-08-12

Como Citar

Andrade, A. M. T. ., Albuquerque, L. B. ., & Gomes, A. B. B. . (2021). Uma prática de ensino remoto na escola pública municipal Autran Nunes. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6660

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)