Uma prática de ensino remoto na escola pública municipal Autran Nunes

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Metodologia, Ensino remoto, Pandemia Covid-19

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar a experiência de ensino remoto da professora Ana Beatriz Bezerra Gomes que mediou as suas aulas pela internet por meio do WhatsApp e pelo Google Meet na turma do 5o ano da Escola Municipal Autran Nunes em Fortaleza, Ceará, Brasil, em tempos de pandemia. A prática educativa foi bastante atípica, por não se enquadrar em uma metodologia clássica de ensino, já que não se tratava de metodologia tradicional e nem de uma metodologia organizada nos parâmetros exigidos pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Na análise, nos inspiramos nos conceitos e teorias discutidas pela Base Nacional Comum Curricular; nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e no ensino remoto. Como resultado, temos uma breve análise do que ocorreu com a maioria dos professores dessa rede, com as ressalvas de cada contexto escolar, de cada prática educativa e de cada professor(a).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Teixeira Andrade, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Letras. Graduanda do último semestre do curso de Pedagogia. Especialista em Estudos Literários e Culturais. Mestra em Letras. Doutora em Educação e professora do Ensino Básico.

Luiz Botelho Albuquerque, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Música, Composição e Regência; Mestre em Educação. Doutor em Sociologia da Educação e Professor Associado 4 da Universidade Federal do Ceará.

Ana Beatriz Bezerra Gomes, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Graduada em Pedagogia, especialista em Gestão Escolar. Professora do Ensino Fundamental I da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Referências

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. [202-]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades. Acesso em: 29 jun. 2021.

CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO ESTADO. Decretos Estaduais. 2021. Disponível em: https://www.cge.ce.gov.br/decretos-estaduais/. Acesso em: 29 jun. 2021.

ESCOLA MUNICIPAL AUTRAN NUNES. Aprendizado dos alunos na escola. 2019. Disponível em: https://www.qedu.org.br/escola/61147-escola-municipal-autran-nunes/aprendizado. Acesso em: 29 jun. 2021.

ESCOLA MUNICIPAL AUTRAN NUNES. Matrículas e Infraestrutura. 2020. Censo escolar. Disponível em: https://www.qedu.org.br/escola/61147-escola-municipal-autran-nunes/censo-escolar. Acesso em: 02 fev. 2009.

FORTALEZA. Prefeitura de Fortaleza inicia entrega de chips, tablets e kits pedagógicos para alunos da Rede Municipal de Ensino. 2021. Prefeitura de Fortaleza, Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-de-fortaleza-inicia-entrega-de-chips-tablets-e-kits-pedagogicos-para-alunos-da-rede-municipal-de-ensino. Acesso em: 15 jul. 2021.

PECHI, Daniela. Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem. 2011. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/240/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos. Acesso em: 15 jul. 2021.

SOARES, Simária de Jesus et al. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensinoaprendizagem. In: Congresso Internacional Abed De Educação A Distância, 21., 2015, Montes Claros. Anais [...]. Montes Claros: Associação Brasileira de Educação A Distância, 2015. p. 1-10. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_145.pdf. Acesso em: 29 jun. 2021.

SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos E Espaços Em Educação, São Cristóvão, v. 13, n. 32, 1-19.

Publicado

2021-08-12

Como Citar

Andrade, A. M. T. ., Albuquerque, L. B. ., & Gomes, A. B. B. . (2021). Uma prática de ensino remoto na escola pública municipal Autran Nunes. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6660

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)