Práticas educativas: uma análise do conto "As Corujas" de Moreira Campos, uma produção textual

Autores

Palavras-chave:

Artigo de opinião, Conto, Letramento digital

Resumo

A proposta do artigo consiste em abordar a prática de uma produção textual, a partir de uma obra literária. Buscou-se desenvolver uma metodologia na produção de um artigo de opinião, sobre o conto As Corujas, de Moreira Campos por meio do processo de Letramento Digital, na busca do conhecimento do aluno, na leitura e escrita. Para a concretude deste trabalho, realizamos um recorte do livro didático sobre a definição e compreensão do artigo de opinião na produção textual para que os alunos compreendessem o gênero textual e pudessem produzi-lo. Os resultados alcançados revelaram que a leitura do conto, a apresentação vídeo sobre o autor permitiu um estímulo para a reflexão e a produção textual dos artigos de opiniões dos alunos. Concluímos, que os alunos se sentiram motivados com a leitura, interpretação do conto pra argumentar sobre o assunto fundamentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Maria Aragão Pontes, Absoulute Christian University

Mestra em Ciências da Educação - Absoulute Christian University e doutoranda em Ciências da Educação - ACU. Professora Diretora, Secretaria Estadual de Educação do Ceará. Graduada em Letras na UECE.

Referências

AZEVEDO, Rafael Sânzio de. Moreira Campos e a arte do conto. Revista de Letras, Fortaleza, v. 7, n. 1/2, p. 43-52, 1984. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3334/1/1984_Art_SAzevedo.pdf. Acesso em: 09 jul. 2021.

CAMPOS, Moreira. Dizem que os cães vêem coisas. Prefácio de Raquel de Queiroz, 3º ed. São Paulo, Editora Maltese, 1995.

CAMPOS, Moreira. Porta de Academia. CAVALCANTE, Neuma Cavalcante (Org.); LIMA, Isabel Gouveia Ferreira (Notas). Fortaleza, Edições UFC, 2013.

CARVALHO, Francisco Geraldo Freitas. Introdução à Metodologia do Estudo e do Trabalho Científico. 2º Edição Revisada e Ampliada. Fortaleza. Expressão Gráfica e Editora, 2013.

MONTEIRO, José Lemos. O discurso literário de Moreira Campos. Fortaleza, Edições, UFC, 1980.

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?format=pdf&lang=ptAcesso em: 08 jul. 2021.

Publicado

2021-08-12

Como Citar

Pontes, L. M. A. . (2021). Práticas educativas: uma análise do conto "As Corujas" de Moreira Campos, uma produção textual. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6650