A EJA no Plano Nacional de Educação

Autores

Palavras-chave:

PNE, EJA, Educaão profissional, Permanência

Resumo

O PNE (2014-2024) estabelece vinte metas para a educação que devem ser cumpridas no prazo de dez anos. Quanto a EJA, o PNE reafirma a necessidade de ampliar para 25% a oferta de matrícula no ensino fundamental e médio, na forma integrada a educação profissional. Assim, o objetivo geral desse estudo foi analisar a EJA no contexto da meta 10 do PNE. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa delimitada no estudo bibliográfico e documental. Os resultados preliminares da pesquisa indicam a EJA como estratégia para reduzir as desigualdades sociais. Para tanto, é preciso expandir a oferta de escolarização básica, oferecer cursos que atendam as especificidades da população, garantir acessibilidade e um currículo que valorize as experiências de vida. Conclui-se, que a meta 10 do PNE ainda não foi alcançada e que falta política pública que garanta o acesso e a permanência escolar de jovens e adultos.  

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Biografia do Autor

Mikaelly Maria Oliveira Melo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda do curso de licenciatura plena em Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (UECE)-Feclesc (Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central). Bolsista de Iniciação Científica (Pró-Reitora de Pós-graduação e Pesquisa-PROPGPq).

Nara Lucia Gomes de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

 Professora substituta da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Melo, M. M. O. ., & Lima, N. L. G. de. (2021). A EJA no Plano Nacional de Educação. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–3. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6594