Análise da escrita: um estudo de caso fundamentado na psicogênese

Autores

Palavras-chave:

Psicogênese da língua escrita, Teste de nível, Aquisição da escrita

Resumo

Visto que cada sujeito desenvolve suas próprias aptidões e/ou dificuldades, compreender o processo de aquisição da escrita possibilita definir a melhor metodologia de ensino de acordo com a situação. Logo, este trabalho objetiva analisar o nível da escrita de uma criança de sete anos, apontando o teste da psicogênese enquanto recurso válido para identificar as dificuldades do indivíduo. Caracterizando-se como estudo de caso, trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada em revisão bibliográfica, utilizando os seguintes autores: Ferreiro (1985); Ferreiro e Teberosky (1999); Campelo (2015), entre outros. Conforme os resultados obtidos no decorrer da pesquisa, concluímos que a aplicação do teste serve como instrumento de auxílio ao professor no processo de identificação das particularidades existentes no desenvolvimento da escrita dos seus alunos. Portanto, as noções da psicogênese são uma boa alternativa para nortear os educadores quanto a otimização das suas metodologias em virtude dos objetivos desejados.

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Biografia do Autor

Willame Anderson Simões Rebouças, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação (FE) da UERN. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia.

Maria Luiza da Silva Leite, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação (FE) da UERN. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia.

Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação (FE) da UERN. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia.

Referências

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Publicado

2021-08-17

Como Citar

Rebouças, W. A. S. ., Leite, M. L. da S. ., & Silva, Y. R. C. da . (2021). Análise da escrita: um estudo de caso fundamentado na psicogênese. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6693

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