“Professora, tem um arco-íris no meu quintal!”: uma vivência multicolorida

Autores

Palavras-chave:

Direitos de aprendizagem, Educação Infantil, Prisma ótico

Resumo

A presente pesquisa pretende relatar uma experiência que ocorreu com crianças de três anos, em um tempo adverso de isolamento social, devido a pandemia da Covid-19,  onde desbravaram as cores do prisma ótico, assim a ação intuiu contemplar  a concepção de criança e infância  adotado  pelo Documento Referencial Curricular  do Ceará (CEARÁ, 2019), no que compete a Educação Infantil, no qual considera a criança ator e autor do processo de aprendizagem em todo seu potencial criativo e criador, buscando, através da tessitura  da vivência proposta, garantir os direitos de aprendizagem: expressar, participar, explorar, brincar, conhecer e conviver, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Desaguando em cenas repletas de estesias e sensações, promovendo aprendizagem por meio da exploração, descobertas, encontros e encantamento, que por sua vez não cabem em uma folha de papel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Dias de Castro, Prefeitura de Aquiraz

Mestranda no Curso de Ciências da Educação pela Universidad Interamericana. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Plus de Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora na Prefeitura Municipal de Aquiraz.

Maria Marly Alves, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Especialista em Educação Infantil e Especial pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Graduada em pedagogia mesma instituição. Professora da Rede Municipal de Horizonte.

Mayara Alves de Castro, Prefeitura de Fortaleza

Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Pedagoga formada pela mesma instituição. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora pedagógica atuante na Educação Infantil da Rede Municipal de Fortaleza.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n.5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília, 2009.

¬¬¬BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CEARÁ. Secretária da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Secretária da Educação do Estado do Ceará, 2019.

MALAGUZZI, L. Histórias, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Tradução. Dayse Batista. Porto Alegre: Penso, 2016.

PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Vânia M.M. Rasche. New York: 1972.

RINALDI, Carla. Los pensamientos que sustentan la acción educativa. Revista Infancia, educar de 0 a 6 años, n. 50, p. 4-18, 1998.

VYGOTSKY, L. A formação Social da Mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Publicado

2021-08-22

Como Citar

Castro, D. D. de ., Alves, M. M. ., & Castro, M. A. de. (2021). “Professora, tem um arco-íris no meu quintal!”: uma vivência multicolorida. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6625