A didática no Ensino Superior: uma experiência dialógica de estágio em docência

Autores

Palavras-chave:

Didática, Docência, Ensino Superior, Estágio

Resumo

O presente artigo versa sobre uma experiência didática realizada em turmas do Curso de Licenciatura em Letras -língua portuguesa e língua inglesa, francesa, alemã, espanhola, italiana e línguas clássicas- pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFC). A condução desta investigação deu-se pelos pesquisadores discentes a nível de doutoramento, pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFC, assim como também, pelo professor orientador dos pós-graduandos, também pertencente ao PPGE/UFC. No aspecto metodológico, tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, orientada pela pesquisa participante como mote de interação com o lócus da investigação e coleta de dados. Com tudo, concluiu-se que é possível sair de um aspecto didático mais enrijecido, buscando construir um percurso didático experiencial que trabalhe a amorosidade, a tomada de consciência crítica diante da realidade e busque a construção do ser mais em sua inteireza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Bruno Areal Barra, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Renata Lopes de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação pela UFC e graduanda em Pedagogia pela UECE. Mestra em Educação e Licenciada em História ambos pela UFC. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

João Batista de Albuquerque Figueiredo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, professor associado do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da UFC.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. STRECK, Danilo R. Pesquisa Participante: A Partilha do Saber. Aparecida-SP: Idéias & Letras, 2006.

CANDAU, Vera. Maria. A Didática em Questão. 12. ed. Petrópolis: vozes, 2014.

FIGUEIREDO, J. B. A.; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Pedagogia Eco-Relacional e Formação Docente: Possibilidade para superação de Processos Educativos Subalternizantes. In: 19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2009, João Pessoa - Pb. Anais.. do 19 EPENN. João Pessoa, PB: Editora Universitária da UFPB, 2009. v. 1. p. 1-14.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LAROSSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre Experiências. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez. 2006.

RABELO, F. S.; LIMA, M. S. L. A relação teoria-prática pela pesquisa na formação inicial do pedagogo. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5608. Acesso em: 6 ago. 2021.

ROLDÃO, M. C. Conhecimento, Didática e Compromisso: O Triângulo Virtuoso de uma Profissionalidade em Risco. Cad. Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1134-49, 2017.

SCHON, D. Educating the Reflective Practitioner. San Francisco: Jossey-Bass, 1987.

SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth. Educ. Res., Washington, vol. 15, n. 2 , p. 4-14, feb. 1986.

SHULMAN, L. S. The Wisdom of Practice: Essays on Teaching Learning, and learning to teach. São Francisco: Jossey- Bass, 2004.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Barra, T. B. A. ., Oliveira, R. L. de ., & Figueiredo, J. B. de A. . (2021). A didática no Ensino Superior: uma experiência dialógica de estágio em docência . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5989

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)