A didática no Ensino Superior: uma experiência dialógica de estágio em docência
Palavras-chave:
Didática, Docência, Ensino Superior, EstágioResumo
O presente artigo versa sobre uma experiência didática realizada em turmas do Curso de Licenciatura em Letras -língua portuguesa e língua inglesa, francesa, alemã, espanhola, italiana e línguas clássicas- pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFC). A condução desta investigação deu-se pelos pesquisadores discentes a nível de doutoramento, pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFC, assim como também, pelo professor orientador dos pós-graduandos, também pertencente ao PPGE/UFC. No aspecto metodológico, tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, orientada pela pesquisa participante como mote de interação com o lócus da investigação e coleta de dados. Com tudo, concluiu-se que é possível sair de um aspecto didático mais enrijecido, buscando construir um percurso didático experiencial que trabalhe a amorosidade, a tomada de consciência crítica diante da realidade e busque a construção do ser mais em sua inteireza.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. STRECK, Danilo R. Pesquisa Participante: A Partilha do Saber. Aparecida-SP: Idéias & Letras, 2006.
CANDAU, Vera. Maria. A Didática em Questão. 12. ed. Petrópolis: vozes, 2014.
FIGUEIREDO, J. B. A.; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Pedagogia Eco-Relacional e Formação Docente: Possibilidade para superação de Processos Educativos Subalternizantes. In: 19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2009, João Pessoa - Pb. Anais.. do 19 EPENN. João Pessoa, PB: Editora Universitária da UFPB, 2009. v. 1. p. 1-14.
FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
LAROSSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre Experiências. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez. 2006.
RABELO, F. S.; LIMA, M. S. L. A relação teoria-prática pela pesquisa na formação inicial do pedagogo. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5608. Acesso em: 6 ago. 2021.
ROLDÃO, M. C. Conhecimento, Didática e Compromisso: O Triângulo Virtuoso de uma Profissionalidade em Risco. Cad. Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1134-49, 2017.
SCHON, D. Educating the Reflective Practitioner. San Francisco: Jossey-Bass, 1987.
SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth. Educ. Res., Washington, vol. 15, n. 2 , p. 4-14, feb. 1986.
SHULMAN, L. S. The Wisdom of Practice: Essays on Teaching Learning, and learning to teach. São Francisco: Jossey- Bass, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tiago Bruno Areal Barra, Renata Lopes de Oliveira, João Batista de Albuquerque Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.