História da Educação de Tabuleiro: aspectos regionais da educação cearense
Palavras-chave:
Tabuleiro do Norte, História da Educação, Educação regional, Ditadura militarResumo
A pesquisa traz contribuições a pesquisa regional com ênfase na educação. O objeto é a história da educação do município de Tabuleiro do Norte. A perspectiva é a análise do desenvolvimento da educação e seus desdobramentos no âmbito local. Pesquisando sobre a educação tabuleirense, enquanto amostra do contexto cearense, posso afirmar que esta foi desenvolvida por pessoas que, longe de se deixarem abater pelos determinantes de uma época, reverteram a situação, buscando em meio a tantas dificuldades, o saber necessário a uma outra leitura de mundo diferente da árdua labuta do trabalho com a terra. Homens e mulheres que deixavam suas casas, que percorriam quilômetros a pé ou de bicicleta, a fim de acompanhar o desenvolvimento deste bem cultural que tanto preservavam: a educação.
Downloads
Referências
AMADO, J.; FERREIRA, M. M. Apresentação. Usos e abusos da história oral. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001.
BONAZZI, C. T. Arquivos: propostas metodológicas. In: AMADO, J.; FERREIRA, M.
M. (Coords.). Usos e abusos da história oral. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001.
BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças dos velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CAVALCANTE, M. J. M. Escola, reforma e modernidade: por onde tem andado e o que tem achado a história educacional no Ceará. In: . História e Memória da Educação no Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2002.
CUNHA, L. A. (Org.). Escola Pública, Escola Particular e a Democratização do Ensino. São Paulo: Cortez, 1991. (Coleção Educação Contemporânea).
FAZENDA, I. (Org). Metodologia da Pesquisa Educacional. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
MOURA, M. L; MACHADO, C. J. S; BEZERRA, J. E. B. A frágil democracia brasileira: reflexões a partir da biografia de Valter Pinheiro. Revista HISTEDBR On line. Campinas, SP, v. 21, p. 1 -24, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8658447. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8658447. Acesso em: 01 jun. 2021.
MOURA, M. L. Memórias de quem tem muito a contar: os protagonistas e a história da educação do Tabuleiro do Norte-Ce. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.
PORTELLI, A. O que faz a história oral diferente. Projeto História. São Paulo, 1997.
SARMENTO, M. J. A Vez e a Voz dos Professores: contributo para o estudo da cultura organizacional da escola primária. Porto: Porto Editora, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Lenúcia de Moura, Ênio José Gondim Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.