História da Educação de Tabuleiro: aspectos regionais da educação cearense

Autores

Palavras-chave:

Tabuleiro do Norte, História da Educação, Educação regional, Ditadura militar

Resumo

A pesquisa traz contribuições a pesquisa regional com ênfase na educação. O objeto é a história da educação do município de Tabuleiro do Norte. A perspectiva é a análise do desenvolvimento da educação e seus desdobramentos no âmbito local. Pesquisando sobre a educação tabuleirense, enquanto amostra do contexto cearense, posso afirmar que esta foi desenvolvida por pessoas que, longe de se deixarem abater pelos determinantes de uma época, reverteram a situação, buscando em meio a tantas dificuldades, o saber necessário a uma outra leitura de mundo diferente da árdua labuta do trabalho com a terra. Homens e mulheres que deixavam suas casas, que percorriam quilômetros a pé ou de bicicleta, a fim de acompanhar o desenvolvimento deste bem cultural que tanto preservavam: a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lenúcia de Moura, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutorado na Universidade Federal da Paraíba, programa de pós-graduação em educação. Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/PPGHIS). Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, professora do curso de Pedagogia (FECLESC/UECE).

Ênio José Gondim Guimarães, Secretaria da Educação Básica (SEDUC-CE)

Professor Mestre em Ensino de Física pela Sociedade Brasileira de Física/SBF no polo da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE). Licenciado em Física pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE).

Referências

AMADO, J.; FERREIRA, M. M. Apresentação. Usos e abusos da história oral. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001.

BONAZZI, C. T. Arquivos: propostas metodológicas. In: AMADO, J.; FERREIRA, M.

M. (Coords.). Usos e abusos da história oral. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001.

BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças dos velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CAVALCANTE, M. J. M. Escola, reforma e modernidade: por onde tem andado e o que tem achado a história educacional no Ceará. In: . História e Memória da Educação no Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2002.

CUNHA, L. A. (Org.). Escola Pública, Escola Particular e a Democratização do Ensino. São Paulo: Cortez, 1991. (Coleção Educação Contemporânea).

FAZENDA, I. (Org). Metodologia da Pesquisa Educacional. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

MOURA, M. L; MACHADO, C. J. S; BEZERRA, J. E. B. A frágil democracia brasileira: reflexões a partir da biografia de Valter Pinheiro. Revista HISTEDBR On line. Campinas, SP, v. 21, p. 1 -24, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8658447. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8658447. Acesso em: 01 jun. 2021.

MOURA, M. L. Memórias de quem tem muito a contar: os protagonistas e a história da educação do Tabuleiro do Norte-Ce. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.

PORTELLI, A. O que faz a história oral diferente. Projeto História. São Paulo, 1997.

SARMENTO, M. J. A Vez e a Voz dos Professores: contributo para o estudo da cultura organizacional da escola primária. Porto: Porto Editora, 1994.

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Moura, M. L. de, & Guimarães, Ênio J. G. . (2021). História da Educação de Tabuleiro: aspectos regionais da educação cearense. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6686