A EJA e o ensino remoto emergencial: um olhar discente

Autores

Palavras-chave:

EJA, Ensino Remoto, Discência

Resumo

Esse artigo objetivou refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto das aulas remotas emergenciais, durante a pandemia Covid-19, partindo da visão de estudantes dessa modalidade. Para tanto, escolhemos a pesquisa qualitativa, já que a mesma nos permite decifrar os fenômenos relacionados à realidade educacional de forma mais direta. Assim, partindo das falas de três participantes, analisamos como estas têm percebido o ensino da EJA em tempos de ensino remoto. Apoiamo-nos teoricamente em: Freire (2001), dentre outros autores, além de documentos oficiais. Foi possível compreender que o ensino remoto emergencial tem levado não só os/as docentes a modificar suas práticas, mas também tem desafiado os/as alunos/as a encarar as metodologias digitais com disciplina e determinação para darem continuidade aos estudos, algo que é ainda mais delicado para estudantes da EJA, que já têm que lidar historicamente com inúmeras dificuldades para se manterem estudando.

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Biografia do Autor

Camilla Rocha da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora o Departamento Teoria e Prática do Ensino (DTPE) da Faculdade de Educação (FACED/UFC), atuando no curso de Pedagogia e nos cursos de Licenciatura. Doutora em Educação (2017), Mestra em Educação (2013) e Graduada em Pedagogia (2009) pela UFC.

Ana Célia Sousa Freitas, Secretaria Municipal de Fortaleza

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Fortaleza (FLATED). Professora da rede pública municipal de Fortaleza.

Nadja Rinelle Oliveira de Almeida, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutora e Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2021-08-15

Como Citar

Silva, C. R. da ., Freitas, A. C. S. ., & Almeida, N. R. O. de . (2021). A EJA e o ensino remoto emergencial: um olhar discente. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6626

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