Privatizar é preciso: o ataque neoliberal à educação pública brasileira

Autores

Palavras-chave:

Privatização, Neoliberalismo, Educação, Educação pública

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de privatização da educação pública brasileira a partir da adoção de políticas neoliberais que estão em vigor no país desde a década de 1990. Assim realizam-se um percurso e uma caracterização de tais políticas e das estratégias por meio das quais se materializa a inserção do privado no âmbito do público, mais especificamente no setor educacional. Para realizar a discussão proposta adotamos como metodologia a revisão bibliográfica com base no dossiê Privatização da e na Educação da Revista Retratos da Escola, que é um periódico científico da Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. No caso em questão, os textos que serviram de base para este trabalho foram publicados em 2017 e tratam do avanço das políticas neoliberais e de como estas integram um projeto societário que visa à privatização dos serviços públicos, sobretudo  da educação pública brasileira.

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Biografia do Autor

Sônia Maria Soares de Oliveira, Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará

Mestra em Educação (UECE). Especialista em Ensino de História (UECE). Licenciada em História (UECE). Professora da Rede de Ensino Estadual (SEDUC-CE).

Carlos Diogo Mendonça da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Filosofia (UFC). Mestre em Filosofia (UFC). Bacharel em Psicologia e Licenciatura em Filosofia, Psicólogo – CRP 11/10412. Experiência em políticas públicas de saúde mental, assistência social e clínica junguiana.

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Gabriela Gomes Freitas Benigno, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Especialista em Psicopedagogia (UECE). Bacharel em Psicologia (UFC). Psicóloga - CRP 11/10473. Realização acompanhamento Psicológico individual, no ambulatório Serviço transdisciplinar de atenção às pessoas Transgênero (SERTRANS).

Referências

ADRIÃO, Thereza; GARCIA, Teise. Educação a domicílio: o mercado bate a sua porta. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 433-446, jul./dez, 2017.

BELTRÃO, José Arlen; TAFARELL, Celí. A ofensiva dos reformadores empresariais e a resistência de quem defende a educação pública. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 587-601, jul./dez, 2017.

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. A educação básica brasileira e as novas relações entre o Estado e os empresários. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 525-541, jul./dez, 2017.

PERONI, Vera; CAETANO, Maria Raquel; LIMA; Paula de. Reformas educacionais de hoje: implicações para a democracia. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 415-432, jul./dez. 2017.

PERONI, Vera; SCHEIBER, Leda. Privatização da e na educação: projetos societários em disputa. Revista Retratos da Escola. v. 11, n. 21, p. 387-392, jul./dez, 2017.

ADRIÃO, Thereza; GARCIA, Teise. Educação a domicílio: o mercado bate a sua porta. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 433-446, jul./dez, 2017.

BELTRÃO, José Arlen; TAFARELL, Celí. A ofensiva dos reformadores empresariais e a resistência de quem defende a educação pública. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 587-601, jul./dez, 2017.

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. A educação básica brasileira e as novas relações entre o Estado e os empresários. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 525-541, jul./dez, 2017.

PERONI, Vera; CAETANO, Maria Raquel; LIMA; Paula de. Reformas educacionais de hoje: implicações para a democracia. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 415-432, jul./dez. 2017.

PERONI, Vera; SCHEIBER, Leda. Privatização da e na educação: projetos societários em disputa. Revista Retratos da Escola. v. 11, n. 21, p. 387-392, jul./dez, 2017.

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Oliveira, S. M. S. de ., Silva, C. D. M. da ., & Benigno, G. G. F. . (2021). Privatizar é preciso: o ataque neoliberal à educação pública brasileira. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6662

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