Privatizar é preciso: o ataque neoliberal à educação pública brasileira
Palavras-chave:
Privatização, Neoliberalismo, Educação, Educação públicaResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de privatização da educação pública brasileira a partir da adoção de políticas neoliberais que estão em vigor no país desde a década de 1990. Assim realizam-se um percurso e uma caracterização de tais políticas e das estratégias por meio das quais se materializa a inserção do privado no âmbito do público, mais especificamente no setor educacional. Para realizar a discussão proposta adotamos como metodologia a revisão bibliográfica com base no dossiê Privatização da e na Educação da Revista Retratos da Escola, que é um periódico científico da Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. No caso em questão, os textos que serviram de base para este trabalho foram publicados em 2017 e tratam do avanço das políticas neoliberais e de como estas integram um projeto societário que visa à privatização dos serviços públicos, sobretudo da educação pública brasileira.
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Referências
ADRIÃO, Thereza; GARCIA, Teise. Educação a domicílio: o mercado bate a sua porta. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 433-446, jul./dez, 2017.
BELTRÃO, José Arlen; TAFARELL, Celí. A ofensiva dos reformadores empresariais e a resistência de quem defende a educação pública. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 587-601, jul./dez, 2017.
CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. A educação básica brasileira e as novas relações entre o Estado e os empresários. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 525-541, jul./dez, 2017.
PERONI, Vera; CAETANO, Maria Raquel; LIMA; Paula de. Reformas educacionais de hoje: implicações para a democracia. Revista Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 415-432, jul./dez. 2017.
PERONI, Vera; SCHEIBER, Leda. Privatização da e na educação: projetos societários em disputa. Revista Retratos da Escola. v. 11, n. 21, p. 387-392, jul./dez, 2017.
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