Museu Escolar: uma experiência de educação patrimonial realizada em Cariacica/ES

Autores

Palavras-chave:

Museu Escolar, Educação Patrimonial, Interdisciplinaridade, História e Memória

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de Educação Patrimonial desenvolvida no Museu Escolar de História e Memória Mara Regina Miranda Martins, localizado na Escola e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira no Município de Cariacica-ES, nas perspectivas da Educação Patrimonial Crítica defendida por Carvalho (2014). A organização das exposições dispõe de um acervo de doações e contam a importância histórica de alguns objetos, revelando a história e a memória das populações tradicionais. A mediação realizada nas exposições é realizada pelos estudantes da referida escola sob assessoria de professores regentes das disciplinas de Ciências, História, Arte e Ensino Religioso, com proposta interativa tanto em relação aos objetos das exposições, quanto na participação dos visitantes em oficinas. A experiência permitiu uma conexão entre as disciplinas envolvidas, rompendo os paradigmas da educação tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Pires Decottignies, Instituto Federal do Espírito Santo

Instituto Federal do Espírito Santo. Prefeitura Municipal de Cariacica/ES. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Professora de Ciências na Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, no Município de Cariacica - ES.

Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo. Instituto Federal do Espírito Santo. Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Referências

BRASIL. Portaria nº 137, de 28 de abril de 2016. Estabelece diretrizes de Educação Patrimonial no âmbito do Iphan e das Casas do Patrimônio. Brasília: DOU Diário Oficial da União. Publicado no D.O.U de 29 de abril de 2016.

CARVALHO, Michele Pires. Educação patrimonial crítica: “explorando” as potencialidades educativas da cidade de Vila Velha/ES. Michele Pires Carvalho, Eduardo Augusto Moscon Oliveira. – Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2014.

FALK, Josilene Werneck Erlacher Machado. A parceria educativa entre museu e escola na articulação da educação científica: uma proposta para Domingos Martins/ES, Eduardo Augusto Moscon Oliveira. – Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2014.

SALES, F. de L.; GASTAL, S. O patrimônio cultural sob a ótica da indústria cultural e da educação patrimonial. In: Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, 3., 2005. Caxias do Sul. Anais eletrônicos...Caxias do Sul: UCS, 2005. Disponível em: http://www.ucs.br/site/midia/arquivos/gt5-o-patrimonio.pdf. Acesso em: 01 jul. 2021.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 41. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. (coleção Polêmica do nosso tempo, 5).

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção educação contemporânea).

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 2007.

Publicado

2021-08-17

Como Citar

Decottignies , . M. P. ., & Oliveira, E. A. M. (2021). Museu Escolar: uma experiência de educação patrimonial realizada em Cariacica/ES . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6748