Do planejado ao vivido: imprevisibilidades nas travessias de educadores (1911-1930)

Autores

Palavras-chave:

Viagens, Nestor dos Santos Lima, Francisco Lins, Adolphe Ferrière, História da Educação

Resumo

Discutir circunstâncias e incertezas que permearam as viagens de três educadores, Francisco Lins, Nestor dos Santos Lima e Adolphe Ferrière, é o objetivo deste artigo. A historiografia da educação tem se debruçado sobre estudos de viagens, compreendendo essas enquanto estratégia de circulação de modelos e ideias educativas, entre o final do século XIX e início do XX. Estes estudos apontam as razões, os percursos e os desdobramentos das experiências com a finalidade de compreendê-las. Contudo, as investigações têm evidenciado também que, apesar de planejadas de antemão, essas viagens foram cercadas de imprevistos que fizeram com que o rumo dos educadores mudasse de maneira significativa. Isto pode ser compreendido pelo diálogo com a historiografia que trata questões relativas à complexidade do passado, entendendo que aos historiadores cabe enfocar tanto as homogeneidades e permanências, quanto às circunstâncias heterogêneas, transitórias e inesperadas, que interferiram no modo como os sujeitos estabeleceram interações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Raphaela Machado de Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPED/UERJ.

Daise Silva dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda e Mestre em Educação pelo PROPED/UERJ. Graduada em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Raquel Lopes Pires, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Graduanda em Docência pelo Instituto Federal de Minas Gerais. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

AMORIM, Sara Raphaela Machado de. Viagem como missão: intercâmbio pedagógico do educador Nestor dos Santos Lima (1913-1923). Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://www.proped.pro.br/#. Acesso em 29 jun. 2021.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. À bordo do navio, lendo notícias do Brasil: o relato de viagem de Adolpho Ferrière. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; GONDRA, José Gonçalves (Org.). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007, p. 277-293.

FERRIÈRE, Adolphe. L’Éducation Nouvelle au Brésil. Pour l’Ère Nouvelle, n. 67, p. 85-90, 1931. Disponível em: https://www.unicaen.fr/recherche/mrsh/sites/all/modules/ereNouvelle/pdf/1931-67.pdf. Acesso em: 27 jun. 2021.

Francisco Lins na Europa. Jornal do Comércio, 24/05/1912, p. 1. Biblioteca Municipal Murilo Mendes.

LIMA, Nestor dos Santos. Da organização do ensino normal, profissional e primário no sul do Brasil e no Rio da Prata. Natal: Typ. D’A República, 1923.

LINS, Francisco [Correspondência]. Destinatário: Édouard Claparède. Juiz de Fora, 28 dez. 1929. Arquivo Municipal de Genebra.

LINS, Francisco [Correspondência]. Destinatário: Édouard Claparède. Paris, 7 jun. 1930. Arquivo Municipal de Genebra.

LINS, Francisco. A minha volta – Um poeta brasileiro em Paris – O teatro a bordo – A troupe “Rose-Marie” – Um banho de sereias num mar de prata – Como a viagem de Ulysses. Minas Geraes, 29/06/1930, p. 7.

HOBSBAWM, Eric (Org.). Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. Tradução: Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MIGNOT, Ana Chrystina. Entre cartas e cartões postais: uma inspiradora travessia. In: MIGNOT, Ana Chrystina; GONDRA, José Gonçalves (Org.). Viagens Pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007, p. 246-276.

MIGNOT, Ana Chrystina. Narrativas (auto)biográficas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, vol. 2, n. 5, p. 263-267, 2017. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3966. Acesso em: 22 jun 2021.

SILVA, José Cláudio Sooma; LEMOS, Daniel Cavalcanti de Albuquerque. A História da Educação e os desafios de investigar outros presentes: algumas aproximações. In: FERREIRA, Marcia Serra; XAVIER, Libania; CARVALHO, Fábio Garcez de. História do Currículo e História da Educação: Interfaces e Diálogos. Rio de Janeiro: Quarter / FAPERJ, 2013, p. 61-85.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Amorim, S. R. M. de, Santos, D. S. dos, & Pires, R. L. . (2021). Do planejado ao vivido: imprevisibilidades nas travessias de educadores (1911-1930): . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6042