v. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades

					Visualizar v. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
Publicado: 2024-01-29

Artigos

  • Integração curricular da extensão no ensino superior: dinâmica pedagógica curricularizada

    Marisa Daniella Oliveira Garcia, Sonia Cristina Ferreira Maia (Autor)
    e10784
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10784
  • Explorando o potencial da ferramenta Plickers para o ensino de Ciências: uma análise da avaliação de conceitos relacionados à água

    Luan Daniel Silva Ferreira, Dábila Carla de Almeida Sobrinho (Autor)
    e11878
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11878
  • Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática

    Luan Oliveira dos Santos, José Newton Pires Reis, Ivan de Oliveira Holanda Filho , Marcos Paulo Mesquita da Cruz, Medna N’dami (Autor)
    e10848
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10848
  • Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde em introdução alimentar do lactente: um relato de experiência

    Giovana Fernandes Pinto Barra, Adilson Pereira (Autor)
    e12237
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12237
  • Os impactos psicológicos do bullying na rede escolar de ensino médio em alunos LGBT+

    Wagner Grizorti, Marcia da Luz Leal, Thiago Benitez Melo (Autor)
    e10977
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10977
  • Anistia Internacional no Brasil e Portugal: educação em Direitos humanos, engajamento e corporeidade na internet

    Israel Marques Campos, Maria Cecilia de Paula Silva (Autor)
    e12447
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12447
  • Uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como metodologia complementar no ambiente acadêmico

    Clodoaldo Dias Fernandes, Carine Almeida Miranda Bezerra, Silmara Cristina Silva de Aquino, Diego Carvalho Viana (Autor)
    e11078
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11078
  • O Ensino Médio Integrado: concepções, práticas e possibilidades de formação omnilateral

    Cássia de Sousa Fonseca Meireles , Flávio Manoel Borges Coelho Cardoso , Marcos de Moraes Sousa (Autor)
    e12557
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12557
  • N’rondo (N’sondo) e escola: espaços de salvaguarda de direitos das meninas moçambicanas!?

    Sónia André, Lúcia Isabel da Conceição Silva (Autor)
    e11190
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11190
  • Cultura de paz: uma experiência na Educação Básica no nordeste paraense

    Aldilene Ferreira Simões Brito, Maria Eliana Soares Soares, Niclécia Maria Neves Amorim Lopes (Autor)
    e12625
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12625
  • O perfil dos (as) docentes de Educação Física que atuam na educação infantil e anos iniciais no litoral sul da Bahia

    Luciana Pereira Souza, Darlan Pacheco Silva, Mayllena Joanne Fernandes de Carvalho, Cristiano de Sant’anna Bahia (Autor)
    e11585
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11585
  • Ensino de cuidados básicos sobre saúde animal em escolas municipais de Imperatriz, Maranhão, Brasil

    Elizabeth Fernandes de Sousa Pereira, Nancy Cristina Moraes da Silva, Matheus Bilio Alves, Matheus Ventorin Conceição, Marcos Vinícius da Silva, Diego Carvalho Viana (Autor)
    e13128
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13128
  • Novo Ensino Médio e o projeto de vida: articulações e sentidos na atuação docente

    Clara Wesllyane Morais da Silva, Jean Mac Cole Tavares Santos (Autor)
    e11840
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11840
  • Saberes ancestrales - ecosofía: re-ligajes decoloniales planetario

    Milagros Elena Rodriguez (Autor)
    e10821
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10821
  • Narrativa sobre a criação da Escola Estadual Indígena Presidente Kennedy na Comunidade do Caju-Uiramutã-RR

    Denize Pereira da Silva, Karla Colares Vasconcelos, Sérgio Luiz Lopes (Autor)
    e12163
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12163
  • Estratégias docentes mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação: uma revisão sistemática de Dossiês Pandêmicos

    Joselia de Jesus da Fonseca, Ana Valéria Figueiredo da Costa (Autor)
    e10973
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10973
  • Da folha em branco à defesa: os desafios da elaboração do TCC na Graduação

    Bruno Mello Souza, Lucianne Carvalho Correia Duque (Autor)
    e12356
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12356
  • O contexto histórico-filosófico e o dualismo transcendental kantiano superado na razão ontológica hegeliana

    Sidney Soares Filho, Luís Távora, Leszek Cichobłaziński (Autor)
    e11052
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11052
  • A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura

    Luana Cristina Cavalcante Torres, Maria Danielle Araújo Mota, Paulo Meireles Barguil (Autor)
    e12549
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12549
  • História da Obra Plataforma e do Grupo de Pesquisa de Recursos Didáticos e Produtos Educacionais

    Gabriela Pereira Souza, Lana Priscila Souza, José Gleison Gomes Capistrano, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida da Silva (Autor)
    e11111
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11111
  • Sequência Didática para elaboração de Projetos Tecnopedagógicos

    Leizer Fernandes Moraes, Rita Rodrigues de Souza (Autor)
    e12613
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12613
  • Constituição histórica do Curso de Pedagogia da UFPI, em Teresina (1973-1984)

    Francisco Gomes Vilanova , José Henrique Plácido dos Santos (Autor)
    e11482
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11482
  • Bionarrativas e valores civilizatórios de matriz africana na educação em Joinville/SC

    Denisia Martins Borba, João Carlos Ferreira de Melo Júnior (Autor)
    e12889
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12889
  • Narrativa de si: a escola do campo enquanto lugar de pertencimento e autoformação de uma professora

    Narla Laurinda Chaves Aquino, Simone Cabral Marinho dos Santos , Iandra Fernandes Caldas (Autor)
    e11757
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11757
  • Apropriação do conhecimento científico do aluno surdo no ensino superior durante a pandemia da covid-19

    Elisiane Alves Dias, George Pimentel Fernandes, Arlane Markely dos Santos Freire (Autor)
    e10814
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10814
  • Reflexões sobre cibercultura e subjetividade na sociedade tecnológica e na formação de meninas: as contribuições de Deleuze e Guattari

    Maria Janete Lima (Autor)
    e11934
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11934
  • Educação Profissional Inclusiva: Proposta de Formação para Estudantes Bolsistas do Campus Apodi do IFRN

    Jordana Tavares de Lira, José Araújo Amaral, Fábio Alexandre Araújo dos Santos (Autor)
    e10959
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10959
  • Comparing synonymous adjectives in Vietnamese and English

    Phuong Vo (Autor)
    e12277
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12277
  • Alfabetização geográfica na Educação Infantil: ausências na BNCC e suas interferências na aprendizagem da geografia

    Cláudia Pinheiro Nascimento, Francisco Thiago Silva (Autor)
    e10985
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10985
  • Impactos do uso excessivo de tecnologias na Educação

    Claudia Bianchi Progetti, Luís Fernando Ferreira de Araújo, Gabriela Progetti Zanuzzo (Autor)
    e12455
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12455
  • Afetividade, ensino e esporte: um ensaio teórico

    Arthur William Santos Pinheiro, Lucas Leonardo, Alcides José Scaglia (Autor)
    e11089
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11089
  • Tornar-se docente em meio aos percursos traçados

    Edmerson dos Santos Reis (Autor)
    e12561
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12561
  • Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora

    Alexandre Ferraz da Conceição, Isabel Aparecida Bilhão (Autor)
    e11246
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11246
  • Integração de conhecimentos: experimentos científicos em Ciências Naturais em uma escola pública de Altamira-PA

    Ronaldo dos Santos Leonel, Andréia de Oliveira Castro , Antônio dos Santos Leonel (Autor)
    e12634
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12634
  • Procrastinação acadêmica: a compreensão de graduandos de pedagogia acerca do adiamento de suas atividades Academic procrastination: the understanding of pedagogy undergraduates about postponing their activities

    Giovanna Barroca de Moura, Maria das Graças de Almeida Baptista (Autor)
    e11650
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11650
  • Educar pela pesquisa: ensaio sobre a articulação das atividades práticas desenvolvidas no laboratório de ciências

    Francisco Karisson Chagas Lima, Josefa Lúcia Morais Silva , Gerardo Xavier de Lima Junior (Autor)
    e10760
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10760
  • Transição do 5º ao 6º Ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético

    Mara Cristina Tavares, Cláudia Tavares Amaral (Autor)
    e11857
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11857
  • Fundamentos epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar inclusiva

    Tamires Yoshimi Maekawa Yamamoto, Luan Gonçalves Jucá, Daniel Teixeira Maldonado (Autor)
    e10825
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10825
  • Teoria do conhecimento de Paulo Freire: Aplicação de uma Sequência Didática no Ensino de Ciências

    Andeson de Oliveira Almeida, Natália Parente de Lima Valente, Maria do Socorro Cardoso de Abreu (Autor)
    e12218
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12218
  • Estado da práxis em artigos sobre educação: ensaio sobre o idealismo

    Marcos Dias Mathies, Josimar de Aparecido Vieira (Autor)
    e10975
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10975
  • Conhecimento materno sobre aleitamento: aplicação de questionário piloto elaborado para Unidade de Terapia Neonatal (UTIN)

    Eliesia de Figueredo Paiva, Júlio César Soares Aragão, Ana Paula Cunha Pereira (Autor)
    e12396
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12396
  • Reforma do Estado e da Educação Profissional nos anos 1990: alinhamento do CEFET-RN às imposições neoliberais

    Francisco das Chagas Silva Souza, Ana Paula Marinho de Lima, Leonardo Leônidas de Brito (Autor)
    e11075
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11075
  • Práticas inovadoras em educação: cultura pop e possibilidades didáticas

    Fernanda Castilho Santana, Clarice Greco Alves (Autor)
    e12554
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12554
  • Estratégias de educação em saúde para promoção do autocuidado com um grupo de usuários hipertensos

    Wagner Pereira dos Santos, Olivia Morais de Medeiros Neta, Erico Gurgel Amorim (Autor)
    e11138
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11138
  • O léxico da culinária amazônica em prol do letramento da Educação de Jovens Adultos e Idosos - EJAI

    Klelma Costa Pereira, Carlene Ferreira Nunes Salvador, Cristiano Costa da Silva (Autor)
    e12623
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12623
  • A produção acadêmica sobre Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN

    Airton Fernandes Guimarães Filho, Rosa Maria de Jesus Brito, Erika do Reis Gusmão Andrade (Autor)
    e11499
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11499
  • Rastros e alcance da memória social através da história oral: pós-memória da hanseníase – Pará/Ceará

    Gisafran Nazareno Mota Juca (Autor)
    e13013
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13013
  • Educação de um povo: ruralismo e novas possibilidades de educação

    Teresa Maria Siqueira Nascimento Arrais, Diogo Pereira Bezerra (Autor)
    e11764
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11764
  • A Formação didático-pedagógica do docente de matemática

    Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos (Autor)
    e10819
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10819
  • Tecnologia Social da Memória: uma contribuição para a preservação da História da Educação Profissional e Tecnológica

    Hildo Ferreira de Almeida Junior, Maria Cristina Lobregat, Josina Maria Pontes Ribeiro (Autor)
    e12155
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12155
  • Práticas de acolhimento pedagógico e emocional desenvolvidas na Educação Infantil com crianças em processo de luto

    Brenna Lígia da Rocha Moura, Jeriane da Silva Rabelo, Isis Malheiro, Ada Raquel Teixeira Mourão (Autor)
    e10966
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10966
  • O Ensino de Arte/Dança na história da educação brasileira

    Dorgival Bezerra da Silva, María Margarita Villegas (Autor)
    e12303
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12303
  • Avaliação educacional: ressignificação e reconstrução da prática

    Géssika Mendes Vieira, Vania Maria de Oliveira Vieira (Autor)
    e12529
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12529
  • Formação inicial de professores que ensinam matemática: ampliando o processo formativo para além do “ligue os pontos”

    Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais, Paula Tamirys Moya, Edilson de Araújo dos Santos (Autor)
    e11102
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11102
  • Vozes silenciadas: impacto das ditaduras no continente asiático sobre a comunidade LGBT+

    Kelvi da Silva Oliveira (Autor)
    e12583
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12583
  • Experiência discente com o ensino remoto na pandemia por SARS-COV-2 em um centro universitário

    Gabriel Stanziola de Moraes, Camila Mugnai Vieira, Bianca Pereira Rodrigues Yonemotu, Edinilson Donisete Machado, Ieda Francischetti (Autor)
    e11464
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11464
  • Formação Omnilateral: contribuições das áreas de matemática e ciências da natureza no ensino médio integrado

    Edmar Ferreira Gomes, Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Marcos de Moraes Sousa (Autor)
    e12783
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12783
  • Ensino de fı́sica na percepção dos alunos do ensino médio: um estudo de caso

    Nilson Lopes Santos, José Moreira de Sousa, Ana Paula Monteiro de Moura (Autor)
    e11723
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11723

Produtos pedagógicos