Narrativas de vida-formação-profissão em sala de aula multisseriada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14261

Palavras-chave:

Prática docente, Sala multisseriada, Narrativas (auto)biográficas

Resumo

Refletimos sobre processos de formação e (auto)formação vivenciados nos últimos anos, com o objetivo de narrar experiências de vida-formação e prática docente em uma sala de aula rural multisseriada. Para tal, discutimos aspectos da vida pessoal e profissional, a partir de ponderações teóricas construídas no doutoramento em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A tessitura do trabalho assenta numa abordagem (auto)biográfica, com apoio em diário de pesquisa e nas narrativas das crianças. É pertinente esclarecer que as experiências aqui analisadas foram vivenciadas pela primeira autora do texto, no entanto a escrita e a construção do trabalho realizou-se a quatro mãos. Essas experiências nos conduzem ao debate sobre o árduo e contínuo processo de (auto)formação como gente, professores, investigadores. Como resultados e discussões apontamos o poder formativo e (auto)transformador da reflexividade narrativa, seja nas narrativas de adultos – professores em formação, seja na narrativa de crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Renata Clemente Rodrigues, Universidade do estado da Bahia (UNEB)

Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB. Membro do GRAFHO, investigando, atualmente, narrativas (auto)biográficas de crianças em escola rural no interior do RN. 

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Coordenador do CA-ED/CNPq. Membro do CA-ED/CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B CA-ED/CNPq. Secretário Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB). Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia.

Referências

ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos. CPDOC/FGV. 1998. pp. 9-34.

BARBOSA, Joaquim Gonçalves; HESS, Remi. O diário de pesquisa: o estudante universitário e o seu processo formativo. Brasília: Liberlivro, 2010.

DE CONTI, Luciane. Narrativas de crianças sobre suas experiências na escola. In: Pesquisa auto (biográfica) em educação: infâncias e adolescências em espaços escolares e não-escolares/ organizadores Maria da Conceição Passeggi... [et.al.]. – Natal, RN: EDUFRN, 2018. p. 697-712

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, set.-dez, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5JPSdp5W75LB3cZW9C3Bk9c/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 out. 2023.

KRISHNAMURTI, J. A educação e o significado da vida. Tradução de Hugo Veloso. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1993.

KORCSAK, Janus. O direito da criança ao respeito. Tradução: Yan Michlski. In: DALLARI, Dalmo; Korczak, Janus. O direito da criança ao respeito. 2. Ed. São Paulo: Summus, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FURLANETTO, Ecleide Cunico; PASSEGGI, Maria da Conceição; BIASOLI, Karina Alves. Infâncias, crianças e narrativas da escola. Curitiba: CRV, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

HESS, Remi. A teoria dos momentos contada aos estudantes. In: Revista da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo. Multirreferencialidade e educação. Educação & Linguagem, ano 7, nº 9, p. 26-44, jan-jun, 2004.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, jul./dez., 2011.

LUFT, Lya. Perdas & ganhos. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MOSSORÓ. Lei n° 3677, de 30 de novembro de 2018. Institui a Política Municipal de Educação do Campo no âmbito da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências. Jornal Oficial de Mossoró, Rio Grande do Norte, 30 nov. 2018. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.prefeiturademossoro.com.br/jom/jom487.pdf. Acesso em: 05 ago. 2022.

PASSEGGI, Maria da Conceição et al. Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica. Revista Educação, UFSM, v. 39, n. 1, p. 85-104, jan./abr. 2014.

PASSEGGI, Maria da Conceição et al. Desafios epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica com crianças. In: Pesquisa auto (biográfica) em educação: infâncias e adolescências em espaços escolares e não-escolares/ organizadores Maria da Conceição Passeggi... [et.al.]. – Natal, RN: EDUFRN, 2018. p. 45-72.

PASSEGGI, Maria da Conceição (org). Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Práxis educacional (ONLINE), v. 17, p. 1-21, 2021.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. Revista Investigación Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.23935/2016/01032. Acesso em: 05 ago. 2022.

PORTA, Luis Gabriel; FLORES, Graciela Nelida. Narratividad e interpretación: nexos entre la investigación narrativa y la hermenéutica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica, Salvador, v. 2, n. 6, p. 683-697, set/dez 2017.

RODRIGUES, Érica Renata Clemente. Diário pessoal. Mossoró: [s.I.], 2016-2024.

RODRIGUES, Érica Renata Clemente. Escrita de si: teorizando o vivido. In: V (IN)FORMACCE - Colóquio de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação, 2018, Salvador/BA. Disponível em: <http://www.informacce.faced.ufba.br/modulos/submissao/Upload-429/106648.pdf> Acesso em 09/09/2024.

RODRIGUES, Érica Renata Clemente. Prática docente em sala multisseriada: compartilhando vivências acontecimentais. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais...Salvador(BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/419167-PRATICA-DOCENTE-EM-SALA-MULTISSERIADA--COMPARTILHANDO-VIVENCIAS-ACONTECIMENTAIS. Acesso em: 11/09/2024

RODRIGUES, Érica Renata Clemente. Teorizando o vivido: escrita de si e autorização. In VI Simpósio de Pós-Graduação em Educação e V Semana de Arte Educação. Mossoró/RN, 2019. Anais (do VI Simpósio de Pós-graduação em Educação e V Semana de Arte - Pesquisa em educação: processos criativos em tempo de reinvenção. Anais, 2020. Disponível em: . Acesso em: 09/09/2024.

SOUZA, E. C. de. Investigación (auto)biográfica como acontecimiento: diálogos epistémico-metodológicos. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 16–33, 2020. DOI: 10.24310/mgnmar.v1i3.9613. Disponível em: https://revistas.uma.es/index.php/mgn/article/view/9613. Acesso em: 21 mar. 2024.

Publicado

2024-10-19

Como Citar

RODRIGUES, Érica R. C.; SOUZA, E. C. de. Narrativas de vida-formação-profissão em sala de aula multisseriada . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e14261, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e14261. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14261. Acesso em: 21 dez. 2024.