Intervenção pedagógica antirracista à Educação Escolar Quilombola: uma proposta teórica para o ensino de Geometria
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11013Palavras-chave:
Intervenção Pedagógica Antirracista, Pedagogia Engajada, Etnomatemática, GeometriaResumo
Este trabalho teve por objetivo construir uma proposta teórica de intervenção pedagógica antirracista para comunidades de escolas com currículo voltado para Educação Escolar Quilombola. Baseando-se na Pedagogia Engajada de Bell Hooks e na Etnomatemática de Ubiraran D’Ambrosio como referencial teórico, a proposta ficou organizada em dois ciclos. No primeiro, a reflexão foi sobre as implicações das comunidades quilombolas na formação do povo brasileiro, bem como no reconhecimento e no respeito das pessoas quilombolas como sujeitos históricos e culturais que devem ser valorizados. No segundo ciclo, apresentamos uma proposta de formação continuada para professores que ensinam Matemática com foco no combate ao racismo. Entre os resultados, destaca-se a proposição de cinco tarefas matemáticas que articulam Geometria e Antirracismo. Conclui-se que esta proposta promoverá entre a comunidade escolar uma redução das atitudes e comportamentos racistas na escola, em que a diversidade é um elemento de constituição do povo brasileiro.
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