Intervenção pedagógica antirracista à Educação Escolar Quilombola: uma proposta teórica para o ensino de Geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11013

Palavras-chave:

Intervenção Pedagógica Antirracista, Pedagogia Engajada, Etnomatemática, Geometria

Resumo

Este trabalho teve por objetivo construir uma proposta teórica de intervenção pedagógica antirracista para comunidades de escolas com currículo voltado para Educação Escolar Quilombola. Baseando-se na Pedagogia Engajada de Bell Hooks e na Etnomatemática de Ubiraran D’Ambrosio como referencial teórico, a proposta ficou organizada em dois ciclos. No primeiro, a reflexão foi sobre as implicações das comunidades quilombolas na formação do povo brasileiro, bem como no reconhecimento e no respeito das pessoas quilombolas como sujeitos históricos e culturais que devem ser valorizados. No segundo ciclo, apresentamos uma proposta de formação continuada para professores que ensinam Matemática com foco no combate ao racismo. Entre os resultados, destaca-se a proposição de cinco tarefas matemáticas que articulam Geometria e Antirracismo. Conclui-se que esta proposta promoverá entre a comunidade escolar uma redução das atitudes e comportamentos racistas na escola, em que a diversidade é um elemento de constituição do povo brasileiro.

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Biografia do Autor

André Pereira da Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela UFOB. Licenciado em Ciências - Matemática pela UFCG, Licenciado em Pedagogia pela UNINASSAU; Tecnólogo em Automação Industrial pelo IFPB. Mestre e Doutor em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Professor na Universidade Federal do Oeste da Bahia.

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

COSTA, A. P. da. Intervenção pedagógica antirracista à Educação Escolar Quilombola: uma proposta teórica para o ensino de Geometria. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e11013, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11013. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11013. Acesso em: 24 jul. 2024.