O ensino inclusivo na escola pública: estratégias pedagógico-curriculares em narrativas (auto)biográficas de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13357

Palavras-chave:

Ensino Inclusivo, Educação Especial, Escola Pública

Resumo

Este estudo aborda o ensino inclusivo na escola pública e tem como objetivo central identificar quais estratégias pedagógico-curriculares a escola pública promove para o ensino inclusivo de alunos com deficiência. A pesquisa utiliza como referência narrativas (auto)biográficas de quatro docentes de duas escolas (uma municipal e outra estadual) no município de Caraúbas – RN. Em termos metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e do método (auto)biográfico em educação. Como técnica de produção de dados, recorreu-se a entrevista reflexiva. Como conclusão, demarca-se que como estratégia pedagógico-curricular principal promovida nas escolas que visa a inclusão está o trabalho conjunto entre o profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o professor da sala de aula regular. A partir disso, são construídos materiais didáticos e metodologias específicas para os conteúdos curriculares que exigem maior esforço de compreensão.

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Biografia do Autor

Larissa Mirelle de Souza Paiva, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino. Professora de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Membro de Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente (GEFOR/UFERSA).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente (GEFOR/UFERSA).

Simone Maria da Rocha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)biográficas em Educação (GEPNAE/UFERSA).

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Publicado

2024-09-15

Como Citar

PAIVA, L. M. de S.; MEDEIROS, E. A. de; ROCHA, S. M. da. O ensino inclusivo na escola pública: estratégias pedagógico-curriculares em narrativas (auto)biográficas de professores. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13357, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13357. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13357. Acesso em: 9 nov. 2024.