Estratégias docentes mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação: uma revisão sistemática de Dossiês Pandêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10973

Palavras-chave:

Revisão Sistemática, Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), Ensino Remoto Emergencial (ERE), COVID-19

Resumo

Este artigo foi gerado a partir da dissertação Estratégias docentes mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação: uma Revisão Sistemática de Dossiês Pandêmicos, que analisou pesquisas educativas realizadas durante a pandemia de COVID-19, quando docentes e discentes precisaram recorrer ao Ensino Remoto Emergencial para continuarem os estudos. Assim, o estudo identificou e analisou estratégias docentes mediadas pelas TIC. Foram utilizados dossiês temáticos para a investigação, com suporte teórico em autores da área. A metodologia constou de Revisão Sistemática para explorar os dados gerados, sistematizados em categorias, baseada em Bardin. Os resultados e discussões levaram à conclusão de que as TIC são importantes para o ensino-aprendizagem como ferramentas auxiliares e não um fim em si mesmas.

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Biografia do Autor

Joselia de Jesus da Fonseca, Universidade Estácio de Sá

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá na Linha de Pesquisa Tecnologias de Educação e Processos Educacionais - TICPE, Orientadora Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Ana Valéria Figueiredo da Costa, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências Humanas-Educação (PUC-Rio), Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá na Linha de Pesquisa Tecnologias de Educação e Processos Educacionais - TICPE

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Publicado

2024-06-16

Como Citar

FONSECA, J. de J. da; COSTA, A. V. F. da. Estratégias docentes mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação: uma revisão sistemática de Dossiês Pandêmicos. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e10973, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10973. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10973. Acesso em: 13 jul. 2024.