Plano decenal de educação: formação do magistério, qualidade e gestão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14262

Palavras-chave:

Teoria da Qualidade Total, Gestão, Gerencialismo, Formação Docente

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as relações entre os acordos internacionais e o Plano Decenal de Educação, publicado no Brasil em 1993, no que se refere a forma como os documentos abordam a relação entre formação docente, qualidade e gestão. A metodologia aplicada foi a análise documental, tendo como principais fontes a Declaração Mundial de Educação para Todos e o Plano Decenal de Educação para Todos. A pesquisa conclui que o plano educacional do governo brasileiro se alinhava às tendências internacionais, focando na capacitação em serviço de professores e na implementação de estratégias de gerenciamento de resultados, com participação limitada dos funcionários para atingir metas padronizadas estabelecidas pela administração pública.

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Biografia do Autor

Thiago David da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em Pedagogia pela UERJ. Estudante de mestrado pelo PPGECC.

Leandro Sartori, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutor pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Professor adjunto da UERJ no departamento de Gestão de Sistemas Educacionais. Professor permanente no PPGECC.  Editor-chefe da Revista Periferia.

Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada da UERJ no departamento de Gestão de Sistemas Educacionais. Professora permanente e coordenadora adjunta do PPGECC.

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Publicado

2024-10-19

Como Citar

SILVA, T. D. da; SARTORI, L.; BARÃO, G. de O. D. Plano decenal de educação: formação do magistério, qualidade e gestão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e14262, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e14262. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14262. Acesso em: 21 dez. 2024.