Cultura de paz: uma experiência na Educação Básica no nordeste paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12625

Palavras-chave:

Reeducação, Relações interpessoais, Cultura de paz.

Resumo

Com a finalidade da propagação de ideias e valores que sustentam as relações humanas, sob influência da realidade do contexto pós-pandêmico permeado de conflitos, indagou-se: que ações podem refletir positivamente nas relações interpessoais no ambiente escolar? A proposta objetivou promover uma aproximação mais harmônica entre professores, estudantes e direção escolar em um contexto escolar de violência e de conflitos pessoais presentes em instituições de ensino de alguns municípios do nordeste paraense. Trata-se de uma pesquisa explicativa, de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de palestras e dinâmicas sobre temáticas reflexivas a respeito de divergências ocorridas no dia a dia escolar, tomando como base López (2007), Reeve (2019), Diskin e Roizman (2021), dentre outros, que conduzem a reflexão sobre o tema. Para a coleta de informações utilizou-se vídeos, slides, dinâmicas, músicas e relatos. Como reflexo das ações, destacaram-se o autorreconhecimento, mudança de atitude, aceitação das diferenças, diálogo e melhorias na convivência.

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Biografia do Autor

Aldilene Ferreira Simões Brito, Diretoria Regional de Ensino – DRE Castanha/PA

Especialista em Educação; Especialista em Formação Docente na Amazônia; Especialista em Políticas de Igualdade Racial da Escola (III Saberes Africanos e Afro-brasileiros na Amazônia – Implementação da Lei 10639-03); Docente no Instituto Teológico Quadrangular; Docente de Ensino Superior em regime privado.

Maria Eliana Soares Soares, Secretaria de Educação do Pará

Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas; Mestrado em Docência em Ciências e Matemáticas; Especialização em Educação Especial e Inclusiva; Especialização em Dependência Química; Especialização em Educação Para relações Étnico-Raciais; Especialização em Gestão Escolar; Licenciatura Plena em Pedagogia.

Niclécia Maria Neves Amorim Lopes, Diretoria Regional de Ensino – DRE Castanha/PA

Especialista em Gestão Educacional; Mentora de Mulheres; Coaching Integral Sistêmico; Especialista em Psicologia Educacional; Licenciatura em Pedagogia.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

BRITO, A. F. S.; SOARES, M. E. S.; LOPES, N. M. N. A. Cultura de paz: uma experiência na Educação Básica no nordeste paraense. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12625, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12625. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12625. Acesso em: 22 jul. 2024.