Notícias

Convite para o XI SEPEMO

2024-06-24

Convidamos você para participar do XI SEPEMO - “Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades”, que terá como temática principal a “Produção, difusão e democratização do conhecimento”, nos dias 20 a 23/11/24. Visite o site: https://pemouece.wixsite.com/xisepemo/comercial. Todos os artigos e relatos são publicados em revistas científicas e as mesas contam com excelentes nomes internacionais e nacionais.

Saiba mais sobre Convite para o XI SEPEMO

Edição Atual

v. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
					Visualizar v. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
Publicado: 2024-01-29

Artigos

  • Fundamentos epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar inclusiva

    Tamires Yoshimi Maekawa Yamamoto, Luan Gonçalves Jucá, Daniel Teixeira Maldonado (Autor)
    e10825
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10825
  • O Ensino de Arte/Dança na história da educação brasileira

    Dorgival Bezerra da Silva, María Margarita Villegas (Autor)
    e12303
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12303
  • Estado da práxis em artigos sobre educação: ensaio sobre o idealismo

    Marcos Dias Mathies, Josimar de Aparecido Vieira (Autor)
    e10975
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10975
  • A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura

    Luana Cristina Cavalcante Torres, Maria Danielle Araújo Mota, Paulo Meireles Barguil (Autor)
    e12549
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12549
  • Uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como metodologia complementar no ambiente acadêmico

    Clodoaldo Dias Fernandes, Carine Almeida Miranda Bezerra, Silmara Cristina Silva de Aquino, Diego Carvalho Viana (Autor)
    e11078
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11078
  • O léxico da culinária amazônica em prol do letramento da Educação de Jovens Adultos e Idosos - EJAI

    Klelma Costa Pereira, Carlene Ferreira Nunes Salvador, Cristiano Costa da Silva (Autor)
    e12623
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12623
  • N’rondo (N’sondo) e escola: espaços de salvaguarda de direitos das meninas moçambicanas!?

    Sónia André, Lúcia Isabel da Conceição Silva (Autor)
    e11190
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11190
  • Procrastinação acadêmica: a compreensão de graduandos de pedagogia acerca do adiamento de suas atividades Academic procrastination: the understanding of pedagogy undergraduates about postponing their activities

    Giovanna Barroca de Moura, Maria das Graças de Almeida Baptista (Autor)
    e11650
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11650
  • Explorando o potencial da ferramenta Plickers para o ensino de Ciências: uma análise da avaliação de conceitos relacionados à água

    Luan Daniel Silva Ferreira, Dábila Carla de Almeida Sobrinho (Autor)
    e11878
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11878
  • A Formação didático-pedagógica do docente de matemática

    Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos (Autor)
    e10819
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10819
  • Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde em introdução alimentar do lactente: um relato de experiência

    Giovana Fernandes Pinto Barra, Adilson Pereira (Autor)
    e12237
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12237
  • Práticas de acolhimento pedagógico e emocional desenvolvidas na Educação Infantil com crianças em processo de luto

    Brenna Lígia da Rocha Moura, Jeriane da Silva Rabelo, Isis Malheiro, Ada Raquel Teixeira Mourão (Autor)
    e10966
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10966
  • Impactos do uso excessivo de tecnologias na Educação

    Claudia Bianchi Progetti, Luís Fernando Ferreira de Araújo, Gabriela Progetti Zanuzzo (Autor)
    e12455
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12455
  • O contexto histórico-filosófico e o dualismo transcendental kantiano superado na razão ontológica hegeliana

    Sidney Soares Filho, Luís Távora, Leszek Cichobłaziński (Autor)
    e11052
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11052
  • Vozes silenciadas: impacto das ditaduras no continente asiático sobre a comunidade LGBT+

    Kelvi da Silva Oliveira (Autor)
    e12583
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12583
  • História da Obra Plataforma e do Grupo de Pesquisa de Recursos Didáticos e Produtos Educacionais

    Gabriela Pereira Souza, Lana Priscila Souza, José Gleison Gomes Capistrano, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida da Silva (Autor)
    e11111
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11111
  • A produção acadêmica sobre Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN

    Airton Fernandes Guimarães Filho, Rosa Maria de Jesus Brito, Erika do Reis Gusmão Andrade (Autor)
    e11499
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11499
  • Educação de um povo: ruralismo e novas possibilidades de educação

    Teresa Maria Siqueira Nascimento Arrais, Diogo Pereira Bezerra (Autor)
    e11764
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11764
  • Integração curricular da extensão no ensino superior: dinâmica pedagógica curricularizada

    Marisa Daniella Oliveira Garcia, Sonia Cristina Ferreira Maia (Autor)
    e10784
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10784
  • Narrativa sobre a criação da Escola Estadual Indígena Presidente Kennedy na Comunidade do Caju-Uiramutã-RR

    Denize Pereira da Silva, Karla Colares Vasconcelos, Sérgio Luiz Lopes (Autor)
    e12163
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12163
  • Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática

    Luan Oliveira dos Santos, José Newton Pires Reis, Ivan de Oliveira Holanda Filho , Marcos Paulo Mesquita da Cruz, Medna N’dami (Autor)
    e10848
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10848
  • Da folha em branco à defesa: os desafios da elaboração do TCC na Graduação

    Bruno Mello Souza, Lucianne Carvalho Correia Duque (Autor)
    e12356
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12356
  • Os impactos psicológicos do bullying na rede escolar de ensino médio em alunos LGBT+

    Wagner Grizorti, Marcia da Luz Leal, Thiago Benitez Melo (Autor)
    e10977
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10977
  • Práticas inovadoras em educação: cultura pop e possibilidades didáticas

    Fernanda Castilho Santana, Clarice Greco Alves (Autor)
    e12554
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12554
  • Afetividade, ensino e esporte: um ensaio teórico

    Arthur William Santos Pinheiro, Lucas Leonardo, Alcides José Scaglia (Autor)
    e11089
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11089
  • Cultura de paz: uma experiência na Educação Básica no nordeste paraense

    Aldilene Ferreira Simões Brito, Maria Eliana Soares Soares, Niclécia Maria Neves Amorim Lopes (Autor)
    e12625
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12625
  • Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora

    Alexandre Ferraz da Conceição, Isabel Aparecida Bilhão (Autor)
    e11246
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11246
  • Ensino de fı́sica na percepção dos alunos do ensino médio: um estudo de caso

    Nilson Lopes Santos, José Moreira de Sousa, Ana Paula Monteiro de Moura (Autor)
    e11723
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11723
  • Reflexões sobre cibercultura e subjetividade na sociedade tecnológica e na formação de meninas: as contribuições de Deleuze e Guattari

    Maria Janete Lima (Autor)
    e11934
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11934
  • Saberes ancestrales - ecosofía: re-ligajes decoloniales planetario

    Milagros Elena Rodriguez (Autor)
    e10821
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10821
  • Comparing synonymous adjectives in Vietnamese and English

    Phuong Vo (Autor)
    e12277
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12277
  • Estratégias docentes mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação: uma revisão sistemática de Dossiês Pandêmicos

    Joselia de Jesus da Fonseca, Ana Valéria Figueiredo da Costa (Autor)
    e10973
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10973
  • Avaliação educacional: ressignificação e reconstrução da prática

    Géssika Mendes Vieira, Vania Maria de Oliveira Vieira (Autor)
    e12529
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12529
  • Reforma do Estado e da Educação Profissional nos anos 1990: alinhamento do CEFET-RN às imposições neoliberais

    Francisco das Chagas Silva Souza, Ana Paula Marinho de Lima, Leonardo Leônidas de Brito (Autor)
    e11075
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11075
  • Sequência Didática para elaboração de Projetos Tecnopedagógicos

    Leizer Fernandes Moraes, Rita Rodrigues de Souza (Autor)
    e12613
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12613
  • Estratégias de educação em saúde para promoção do autocuidado com um grupo de usuários hipertensos

    Wagner Pereira dos Santos, Olivia Morais de Medeiros Neta, Erico Gurgel Amorim (Autor)
    e11138
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11138
  • O perfil dos (as) docentes de Educação Física que atuam na educação infantil e anos iniciais no litoral sul da Bahia

    Luciana Pereira Souza, Darlan Pacheco Silva, Mayllena Joanne Fernandes de Carvalho, Cristiano de Sant’anna Bahia (Autor)
    e11585
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11585
  • Transição do 5º ao 6º Ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético

    Mara Cristina Tavares, Cláudia Tavares Amaral (Autor)
    e11857
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11857
  • Apropriação do conhecimento científico do aluno surdo no ensino superior durante a pandemia da covid-19

    Elisiane Alves Dias, George Pimentel Fernandes, Arlane Markely dos Santos Freire (Autor)
    e10814
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10814
  • Teoria do conhecimento de Paulo Freire: Aplicação de uma Sequência Didática no Ensino de Ciências

    Andeson de Oliveira Almeida, Natália Parente de Lima Valente, Maria do Socorro Cardoso de Abreu (Autor)
    e12218
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12218
  • Educação Profissional Inclusiva: Proposta de Formação para Estudantes Bolsistas do Campus Apodi do IFRN

    Jordana Tavares de Lira, José Araújo Amaral, Fábio Alexandre Araújo dos Santos (Autor)
    e10959
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10959
  • Conhecimento materno sobre aleitamento: aplicação de questionário piloto elaborado para Unidade de Terapia Neonatal (UTIN)

    Eliesia de Figueredo Paiva, Júlio César Soares Aragão, Ana Paula Cunha Pereira (Autor)
    e12396
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12396
  • O Ensino Médio Integrado: concepções, práticas e possibilidades de formação omnilateral

    Cássia de Sousa Fonseca Meireles , Flávio Manoel Borges Coelho Cardoso , Marcos de Moraes Sousa (Autor)
    e12557
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12557
  • Formação inicial de professores que ensinam matemática: ampliando o processo formativo para além do “ligue os pontos”

    Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais, Paula Tamirys Moya, Edilson de Araújo dos Santos (Autor)
    e11102
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11102
  • Integração de conhecimentos: experimentos científicos em Ciências Naturais em uma escola pública de Altamira-PA

    Ronaldo dos Santos Leonel, Andréia de Oliveira Castro , Antônio dos Santos Leonel (Autor)
    e12634
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12634
  • Constituição histórica do Curso de Pedagogia da UFPI, em Teresina (1973-1984)

    Francisco Gomes Vilanova , José Henrique Plácido dos Santos (Autor)
    e11482
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11482
  • Narrativa de si: a escola do campo enquanto lugar de pertencimento e autoformação de uma professora

    Narla Laurinda Chaves Aquino, Simone Cabral Marinho dos Santos , Iandra Fernandes Caldas (Autor)
    e11757
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11757
  • Educar pela pesquisa: ensaio sobre a articulação das atividades práticas desenvolvidas no laboratório de ciências

    Francisco Karisson Chagas Lima, Josefa Lúcia Morais Silva , Gerardo Xavier de Lima Junior (Autor)
    e10760
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10760
  • Tecnologia Social da Memória: uma contribuição para a preservação da História da Educação Profissional e Tecnológica

    Hildo Ferreira de Almeida Junior, Maria Cristina Lobregat, Josina Maria Pontes Ribeiro (Autor)
    e12155
    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12155

Produtos pedagógicos

Ver Todas as Edições