Experiência discente com o ensino remoto na pandemia por SARS-COV-2 em um centro universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11464

Palavras-chave:

Distanciamento social, Ensino superior, Tecnologias digitais.

Resumo

A pandemia de COVID-19 promoveu a necessidade de distanciamento social, que, por sua vez, obrigou as instituições de ensino a adotarem tecnologias que permitiram a continuação dos estudos presenciais de maneira mais segura, na modalidade remota. A adaptação para esse formato precisou ser rápida. Assim, este estudo visou compreender a percepção de estudantes de um centro universitário do interior paulista nesse novo cenário de aprendizagem. Os participantes foram convidados por e-mail a responder um questionário autoaplicável on-line sobre a experiência vivida durante a adoção desta medida emergencial pela instituição. Esse formulário contou com perguntas objetivas envolvendo, por exemplo, a percepção sobre suas habilidades no uso das plataformas virtuais e o impacto na saúde mental e desempenho acadêmico. Ademais, de forma qualitativa, interrogou-se sobre benefícios e desafios da implementação do ensino remoto. Encontraram-se percepções variadas, indicando que houve benefícios na implementação da modalidade virtual, mas também que houve pontos a serem melhorados.

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Biografia do Autor

Gabriel Stanziola de Moraes, Faculdade de Medicina de Marília

Graduando em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Camila Mugnai Vieira, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Marília. Doutora e Pós-doutora em Educação pela UNESP – Câmpus de Marília.

Bianca Pereira Rodrigues Yonemotu, Centro Universitário Eurípides de Marília

Graduada em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro, especialista em Educação Especial pela Universidade do Sagrado Coração, mestre em Ensino e Saúde pela Famema e doutoranda em Educação pela UNESP. Docente de LIBRAS na Faculdade João Paulo II.

Edinilson Donisete Machado, Centro Universitário Eurípides de Marília

Doutor em Direito pela PUC-SP. Professor titular da Universidade Estadual do Norte do Paraná, na graduação e pós-graduação do UNIVEM. Experiência na gestão acadêmica e na docência superior na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional.

Ieda Francischetti, Faculdade de Medicina de Marília

Médica, cirurgiã geral e torácica pela Famema. Mestrado e doutorado em Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP). Pós-doutorado em Educação Médica na Charité- Universitätsmedizin Berlin. Docente e Chefe de Gabinete na Famema.

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Publicado

2024-07-20

Como Citar

STANZIOLA DE MORAES, G.; MUGNAI VIEIRA, C.; PEREIRA RODRIGUES YONEMOTU, B.; DONISETE MACHADO, E.; FRANCISCHETTI, I. Experiência discente com o ensino remoto na pandemia por SARS-COV-2 em um centro universitário. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e11464, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11464. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11464. Acesso em: 10 out. 2024.