Experiência discente com o ensino remoto na pandemia por SARS-COV-2 em um centro universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11464

Palavras-chave:

Distanciamento social, Ensino superior, Tecnologias digitais.

Resumo

A pandemia de COVID-19 promoveu a necessidade de distanciamento social, que, por sua vez, obrigou as instituições de ensino a adotarem tecnologias que permitiram a continuação dos estudos presenciais de maneira mais segura, na modalidade remota. A adaptação para esse formato precisou ser rápida. Assim, este estudo visou compreender a percepção de estudantes de um centro universitário do interior paulista nesse novo cenário de aprendizagem. Os participantes foram convidados por e-mail a responder um questionário autoaplicável on-line sobre a experiência vivida durante a adoção desta medida emergencial pela instituição. Esse formulário contou com perguntas objetivas envolvendo, por exemplo, a percepção sobre suas habilidades no uso das plataformas virtuais e o impacto na saúde mental e desempenho acadêmico. Ademais, de forma qualitativa, interrogou-se sobre benefícios e desafios da implementação do ensino remoto. Encontraram-se percepções variadas, indicando que houve benefícios na implementação da modalidade virtual, mas também que houve pontos a serem melhorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Stanziola de Moraes, Faculdade de Medicina de Marília

Graduando em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Camila Mugnai Vieira, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Marília. Doutora e Pós-doutora em Educação pela UNESP – Câmpus de Marília.

Bianca Pereira Rodrigues Yonemotu, Centro Universitário Eurípides de Marília

Graduada em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro, especialista em Educação Especial pela Universidade do Sagrado Coração, mestre em Ensino e Saúde pela Famema e doutoranda em Educação pela UNESP. Docente de LIBRAS na Faculdade João Paulo II.

Edinilson Donisete Machado, Centro Universitário Eurípides de Marília

Doutor em Direito pela PUC-SP. Professor titular da Universidade Estadual do Norte do Paraná, na graduação e pós-graduação do UNIVEM. Experiência na gestão acadêmica e na docência superior na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional.

Ieda Francischetti, Faculdade de Medicina de Marília

Médica, cirurgiã geral e torácica pela Famema. Mestrado e doutorado em Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP). Pós-doutorado em Educação Médica na Charité- Universitätsmedizin Berlin. Docente e Chefe de Gabinete na Famema.

Referências

ARAÚJO L. F. F.; PROGETTI C. B.; SANTOS R. A. O processo de ensino-aprendizagem: desafios em tempo de isolamento social. Rev. Pemo, Fortaleza, v.3, n.3, e334992, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.4992

ARRUDA, J. S.; SIQUEIRA, L. M. R. C.; Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e os Artefatos Digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Rev. Pemo, Fortaleza, v.3, n.1, e314292, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4292

BATISTA, A. M. D.; FRANCISCHETTI, I.; VIEIRA, C. M.; PARPINELI, V. L. F. O uso do discurso do sujeito coletivo para a análise de dados qualitativos no campo da educação. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.36, 2021. Disponível em:

https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4273

BECKER, A. S et al. O impacto na saúde mental de estudantes universitários submetidos ao ensino digital durante o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19: um revisão sistemática. Revista da AMRIGS, Porto Alegre, 65(1): 2-11, 2021. Disponível em: https://meriva.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/25163/2/O_impacto_na_sade_mental_de_estudantes_universitrios_submetidos_ao_ensino_digital_remoto_durante_o_isolamento_social.pdf

BELO, P. A. P.; OLIVEIRA, R. M.; SILVA, R. C. Reflexos da relação professor-aluno para a aprendizagem no contexto formal de ensino. Rev. Pemo, Fortaleza, v.3, n.2, e323880, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.3880

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Diretoria de Estatísticas Educacionais. Censo da Educação Superior 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf Acesso em 09/06/2024.

COSTA, M.; ZAGONEL, I. P. S.; Percepção do estudante sobre a influência do ambiente/clima educacional no processo ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa. Revista Espaço para a Saúde, 21(1):71-81, 2020. Doi 10.22421/15177130-2020v21n1p71

FARIA, D, C.; NERI FAZ, MORAES, F. D. F.; GONÇALVES, L, M, C.; Desafios dos anos iniciais do ensino fundamental no ensino remoto: experiências educativas mediadas por tecnologias digitais. Revista Docência e Cibercultura, v.6, n.5, p.89-107, edição especial 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/65691/pdf

FERMANN, I. L, et al. Uso de internet e mídias sociais por estudantes universitários: um campo de estudo emergencial. Ciências Psicológicas, v. 15, n.1, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22235/cp.v15i1.2389

FERNANDES, C, D.; BEZERRA CAM; AQUINO, S, C, S.; VIANA, D. C.; Uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como metodologia complementar no ambiente acadêmico. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 6, e11078, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11078

FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S.; Professores em meio ao ensino remoto emergencial: repercussões do isolamento social na educação formal. Educ. Pesqui., São Paulo, v.48, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248260256por

GONÇALVES, E. M. R.; BRITTO, A. L. F. M.; Ensino remoto na Educação Infantil em tempos de pandemia: reflexões acerca das novas formas de ensinar. Revista Práxis, v.12, n.1 (Sup.), 2020. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3505/2702

LIMA, F. K. C.; SILVA, J. L, M.; A percepção de um grupo de alunos sobre o contexto da educação remota. Rev. Pemo, Fortaleza, v.4, e47088, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7088

LIMA, M. S. N. O. F.; SILVA, C. M. L.; Prática docente de alunos com deficiências no ensino remoto. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.2, n.4, p.1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6621

LIMA, P. V.; NOVATO, T. S.; CARVALHO, M. P.; Desafios e medidas de enfrentamento na educação dos surdos e deficientes auditivos em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Especial, Corumbá, v.28, e0055, p.597-618, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0055

MATIAS, A. B.; et al. A pandemia da COVID-19 e o trabalho docente: percepções de professores de uma universidade pública no estado de São Paulo, Brasil. Ciênc. Saúde coletiva 28(2)2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232023282.11972022

MEDEIROS, J. C.; Possibilidades de educação em tempos de COVID-19. Rev. Pemo, Fortaleza, v.3, n.3, e335198, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5198

MODESTO, J. G.; FONSECA, G. A.; SOUSA G. P.; O uso da tecnologia e nomofobia em estudantes universitários. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, a.14, v.2, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.25112/rco.v2.3025

MORAES, G. S.; et al. Vivências de docentes de um centro universitário durante pandemia de Covid-19. In: Cavalcante P, Ozório FJDG, Muniz QHMA. Formação e trabalho docente em tempos de pandemia: Desafios e possibilidades. 1ed. Belo Horizonte: Poisson, 2022, p.88-93. Disponível em: http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-185-6.CAP.10

NASCIMENTO, W. R. D.; SALVIATO-SILVA A. C.; DELL’AGLI, B. A. V.; O desempenho em tecnologias digitais para aprendizagem: um estudo com universitários. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, v.21, n.1, p.182-201, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651482

NEVES, V. N. S.; ASSIS, V. D. A.; SABINO, R. N.; Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Rev. Pemo, Fortaleza, v.3, n.2, e325271, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5271

NUNES, R. C. Um olhar sobre a evasão de estudantes universitários durante os estudos remotos provocados pela pandemia do COVID-19. Research, Society and Development, v.10, n.3, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13022

OLIVEIRA, M. A.; PONTES, V. M. A.; O letramento digital e o ensino remoto: a percepção dos estudantes sobre a aprendizagem. Rev. Pemo, Fortaleza, v.4, e47212, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7212

PEREIRA, G. B. F.; AARÃO, T. L. S.; FURLANETO, I. P.; Percepção de estudantes de Medicina sobre as habilidades de autogestão adquiridas durante a vigência do ensino remoto. Revista Brasileira de Educação Médica, 46(4):e136, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20220052

PEREIRA, R. M. S, et al. Vivência de estudantes universitários em tempos de pandemia do covid-19. Revista Práxis, v.12, n.1 (sup.), 2020. Disponível em: https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3458

PINHEIRO, D. C.; SABINO, G. F. T.; Ensino “(ter)remoto”? Reflexões a partir do desempenho de estudantes universitários no período pandêmico. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.9, n.26, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6742

SECATTO, A. G.; SECATTO, C. P.; Pesquisa e autoria: experiências no ensino remoto. Rev. Pemo, Fortaleza, v.3, n.3, e335580, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5580

SOUZA, M. F.; FERRÃO, N. S. D.; CHERMONT, N. M. S.F.; Os desafios dos professores do Ensino Médio no Ensino Remoto em tempos de pandemia. Rev. Pemo, Fortaleza, v.3, n.1, e316366, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6366

Universidade Aberta do SUS. Rede UNA-SUS em números. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/numeros/arouca Acesso em 09/06/2024.

VASCONCELOS, C. M. R, et al. Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem. Revista de Saúde Pública do Paraná. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.32811/25954482-2021v4n3p145

Publicado

2024-07-20

Como Citar

STANZIOLA DE MORAES, G.; MUGNAI VIEIRA, C.; PEREIRA RODRIGUES YONEMOTU, B.; DONISETE MACHADO, E.; FRANCISCHETTI, I. Experiência discente com o ensino remoto na pandemia por SARS-COV-2 em um centro universitário. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e11464, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11464. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11464. Acesso em: 21 nov. 2024.