Formação inicial de docentes de biologia

limites e possibilidades do Estágio Supervisionado no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3668

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ciências Biológicas, UNILAB

Resumo

O Estágio Supervisionado em cursos de licenciatura é considerado elemento essencial na promoção ao estagiário de espaços-tempos de aproximação com a realidade da educação básica, bem como a compreensão do todo fazer pedagógico, por meio da inserção em escolas públicas e a vivência com professores da rede. Nesse âmbito, o presente estudo objetiva compreender os limites e as possibilidades do Estágio Curricular Supervisionado para a formação inicial de Professores de Biologia. A pesquisa possui abordagem qualitativa e utilizou a entrevista como estratégia de aproximação com a realidade. O conjunto de dados coletados demonstra a importância do Estágio Supervisionado na formação de licenciandos e as parcerias estabelecidas entre a Universidade e as escolas por meio do Estágio.

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Biografia do Autor

Luana Mateus de Sousa, Universidade Federal de Ceará

Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais (UFC); Mestra em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS - UNILAB); Especialista em Gestão Escolar e em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos.

Sira Indjai, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Graduanda em Ciências Biológicas (UNILAB); Experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal.

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Pós-Doutor em Educação (FEUSP); Doutor em Educação (UFC); Professor na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Brasil; Vinculado aos Mestrados: Profissional em Ensino e Formação Docente; Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis.

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Publicado

2020-08-15

Como Citar

SOUSA, L. M. de; INDJAI, S.; MARTINS, E. S. Formação inicial de docentes de biologia: limites e possibilidades do Estágio Supervisionado no ensino médio. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–12, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3668. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3668. Acesso em: 21 dez. 2024.