Educação médica: produto educacional para melhorar a gestão da lombalgia nos alunos de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13073

Palavras-chave:

Lombalgia, Ortopedia, Capacitação, Ensino Superior

Resumo

A lombalgia ganha relevância epidemiológica. Apesar disso, a formação médica generalista enfrenta desafios na abordagem inicial. Este estudo buscou validar um produto educacional sobre a dor lombar crônica pelo público-alvo. Tratou-se de um estudo metodológico de validação de conteúdo pelo público-alvo por um instrumento de validação. Utilizou-se um questionário de validação de conteúdo educacional que possui 18 itens, subdivididos em 3 domínios. Para a análise quantitativa, foi usada a escala Likert, com pontuação de 0 a 2. O escore do índice deve ser ≥ 80%. Foram realizados três eventos para validar a videoaula “Dor Lombar crônica: capacitando médicos para melhores práticas e tratamentos”, com a participação de 28 discentes e docentes. O questionário apresentou um índice de validação de conteúdo de 96%. Concluiu-se que o produto desenvolvido pode ser uma ferramenta para discentes e médicos generalistas.

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Biografia do Autor

Mauricio Morita Sugiyama, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Médico pela Faculdade de Medicina do ABC - SP (2006). Tem experiência ortopédica, atuando principalmente em: fratura, bezoar, cabeça de fêmur e estudo clínico. Mestrando do programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Marcela Charantola Rodrigues, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Dentista, Mestre em Ciências Odontológicas aplicadas à Dentística, Doutorado em Ciências odontológicas aplicadas à Biomateriais e Biologia Oral, Pós-Doutorado em Biomateriais, Docente Programa de Mestrado Profissional Inovação no Ensino Superior em Saúde da USCS.

Leandro Bueno Lima, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Fisioterapeuta, com Pós-doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); Mestrado e Doutorado em Ciências USP; Professor Doutor da Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Matérias de graduação: Anatomia Cabeça e Pescoço (Odontologia), Anatomia Humana;

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

SUGIYAMA, M. M.; RODRIGUES, M. C.; LIMA, L. B. Educação médica: produto educacional para melhorar a gestão da lombalgia nos alunos de medicina. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13073, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13073. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13073. Acesso em: 7 dez. 2024.