Festejos e luta: dia do Professor e associativismo docente (1946-1958)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14258

Palavras-chave:

Associativismo docente, Celebração, Profissão docente, História da Educação

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre o Dia do Professor e o associativismo docente no Brasil. As fontes analisadas foram jornais do período destacado (1946-1951), para isso o método de pesquisa foi paradigma indiciário. Fundamentamos nossa pesquisa a partir dos ensinamentos de António Nóvoa (1991) para compreensão do estatuto socioprofissional da profissão docente; e do conceito de configuração do Sociólogo alemão Norbert Elias. Como resultado deste estudo podemos observar as forças de poder que configuram o Dia do Professor, por meio do protagonismo dado nas notícias, que ora exalta o governo, ora reforça determinada reivindicação, ficando exposta a força das ações do magistério e do poder estatal na sua interação com a imprensa e sociedade. Compreendemos, portanto, que os professores do nosso recorte passaram gradativamente a tomar consciência do poder que possuíam ao se reconhecerem a partir dos “nós”, na ação conjunta, fortalecendo o associativismo docente brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Silva Pessoa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrante do grupo de pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero da UFRN. Bolsista CAPES.

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e de Pós Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pesquisadora da área de História da Educação.

Referências

A TARDE, Paraná, 15 de outubro de 1955. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=797596&pesq=%22dia%20do%20professor%22&pasta=ano%20195&hf=memoria.bn.br&pagfis=9336 Acesso

em: 17 de abril de 2024.

BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, villas e logares mais populosos do Império. Rio de Janeiro, 1827.

BRASIL, Decreto Federal No 52.682, 14 de outubro de 1963. Declara feriado escolar o dia do professor. Brasília, 14 de outubro de 1963.

CORREIO PAULISTANO, São Paulo, 28 de outubro de 1948. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=090972_09&pesq=%22dia%20do%20professor%22&pasta=ano%20194&hf=memoria.bn.br&pagfis=39757. Acesso em: 11 de abril de 2024.

CORREIO PAULISTANO, São Paulo, 16 de outubro de 1951. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=090972_10&pesq=%22dia%20do%20professor%22&pasta=ano%20195&hf=memoria.bn.br&pagfis=8268 Acesso em: 15 de abril de 2024.

DAL ROSSO, Sadi. Associativismo e sindicalismo em educação:organização e lutas. Brasília, Paralelo 15, 2011.

DIÁRIO DA NOITE, São Paulo, 20 de julho de 1946 Disponível em : http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=093351&pesq=%22dia%20do%20professor%22&pasta=ano%20194&hf=memoria.bn.br&pagfis=5349 . Acesso em: 12 de abril de 2024.

DIÁRIO DA TARDE, Paraná, 17 de outubro 1951. Disponível em : https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=800074&pesq=%22dia%20do%20professor%22&pasta=ano%20195&hf=memoria.bn.br&pagfis=80626 Acesso em: 16 de abril de 2024.

ELIAS, Norbert (2008) [1970], Introdução à Sociologia, Lisboa, Edições 70.

ELIAS, Norbert (1994) [1987], A Sociedade dos Indivíduos, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.

ESPIG, Márcia Janete. O uso da fonte jornalística no trabalho historiográfico: o caso do Contestado. Estudos Ibero-Americanos . Porto Alegre: EDIPUCRS, v.24 , n. 2, 1998.

ELIAS, Norbert. A sociedade da corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

GAZETA DE NOTÍCIAS, Rio de Janeiro, 22 de outubro de 1949. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=103730_07&pesq=%22dia%20do%20professor%22&pasta=ano%20194&hf=memoria.bn.br&pagfis=45532. Acesso em: 12 de abril de 2024.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução: Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Hemeroteca Digital Brasileira -BNDigital- Biblioteca Nacional (2024). Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990. 476 p.

LEMOS, Daniel Cavalcanti Albuquerque. Professores em movimento: a emergência do associativismo docente na corte imperial. 2011. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

MEDEIROS NETA, O. M. de; PESSOA, L. S. Nestor Lima e a instituição do Dia do Professor no Brasil. Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 22, n. Contínua, p. e214, 2023. DOI: 10.14393/che-v22-2023-214. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/69788. Acesso em: 27 jun. 2024 .

NÓVOA, Antônio. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria e Educação nº 4, Porto Alegre: Pannonica, 1991, pp.109-119.

PESSOA, Lígia Silva. Dia do professor no Brasil: por uma história da institucionalização da data. Orientadora: Dra. Olívia Morais de Medeiros Neta. 2023. 130f. Dissertação (Mestrado Em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

TRIBUNA DA IMPRENSA, Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1951. Disponível em : https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=154083_01&pesq=%22dia%20do%20professor%22&pasta=ano%20195&hf=memoria.bn.br&pagfis=6465 Acesso em: 11 de abril de 2024.

ULTIMA HORA, Rio de janeiro, 10 de outubro de 1959. Disponivel em :

https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=386030&pesq=%22dia%20do%20professor%22&pasta=ano%20195&hf=memoria.bn.br&pagfis=51807 Acesso em: 14 de abril de 2024.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário S. G. Associativismo docente no Brasil: configurações e estratégias de legitimação do final do século XIX à década de 1970. In. DAL ROSSO, Sadi. (Org.) Associativismo e sindicalismo em educação. Brasília: Paralelo, 2011.

VICENTINI, Paula Perin e LUGLI, Rosario Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa . São Paulo, SP: Cortez, 2009.

XAVIER, Libânia Nacif. Associativismo docente e construção democrática: Brasil-Portugal (1950-1980). Rio de Janeiro: EDUERJ; FAPERJ, 2013.

XAVIER, Libânia. Associativismo docente e transição política no Brasil e em Portugal (1970-1980) In: ASSOCIATIVISMO E SINDICALISMO DOCENTE NO BRASIL - SEMINÁRIO PARA DISCUSSÃO DE PESQUISAS E CONSTITUIÇÃO DE REDE DE PESQUISADORES, 2009, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: IUPERJ/UFRJ/UnB, 2009. p. 1-11. Disponível em: https://redeaste.irice-conicet.gov.ar/sites/default/files/Xavier.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2023.

ZICMAN, Renée Barata. História através da imprensa: algumas considerações metodológicas. Projeto História: revista do programa de estudos pós-graduados de história, v. 4, 1985.

Publicado

2024-10-19

Como Citar

PESSOA, L. S.; MEDEIROS NETA, O. M. de. Festejos e luta: dia do Professor e associativismo docente (1946-1958). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e14258, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e14258. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14258. Acesso em: 21 nov. 2024.