v. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades

					Visualizar v. 6 (2024): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
Publicado: 2024-01-29

Artigos

  • Educação Profissional Inclusiva: Proposta de Formação para Estudantes Bolsistas do Campus Apodi do IFRN

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10959
    Jordana Tavares de Lira, José Araújo Amaral, Fábio Alexandre Araújo dos Santos (Autor)
    e10959
  • Narrativa sobre a criação da Escola Estadual Indígena Presidente Kennedy na Comunidade do Caju-Uiramutã-RR

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12163
    Denize Pereira da Silva, Karla Colares Vasconcelos, Sérgio Luiz Lopes (Autor)
    e12163
  • Niveles de estrés percibidos por profesionales de salud de una residencia multiprofesional en Ceará

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13075
    Claudio Lucas da Silva Farias , Ana Luisa Batista Santos, Joel de Almeida Siqueira Júnior , Edwin Alexander Canon-Buitrago (Autor)
    e13075
  • Meio ambiente e tecnologias: uma sequência didática desenvolvida com práticas docentes para o Ensino Médio Integral

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13814
    Mariana de Jesus Monteiro, Leila Telma Lopes Sodré (Autor)
    e13814
  • Os impactos psicológicos do bullying na rede escolar de ensino médio em alunos LGBT+

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10977
    Wagner Grizorti, Marcia da Luz Leal, Thiago Benitez Melo (Autor)
    e10977
  • Da folha em branco à defesa: os desafios da elaboração do TCC na Graduação

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12356
    Bruno Mello Souza, Lucianne Carvalho Correia Duque (Autor)
    e12356
  • Residência Pedagógica em Biologia: uma experiência no ensino médio em uma escola pública de Picuí-PB

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13163
    Richard Tarcísio de Lima Alves, Daniela Sotério de Souza, Raiane Azevedo de Oliveira, Nildislene Vitória da Sila Santos, Ludmilla Cavalcanti Antunes Lucena, Márcio Frazão Chaves (Autor)
    e13163
  • Difusão e democratização de conhecimento em tempos de produtivismo acadêmico-científico

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14260
    Aline de Carvalho Moura, Fabiana de Oliveira dos Santos, Joyce da Costa Lima (Autor)
    e14260
  • Reforma do Estado e da Educação Profissional nos anos 1990: alinhamento do CEFET-RN às imposições neoliberais

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11075
    Francisco das Chagas Silva Souza, Ana Paula Marinho de Lima, Leonardo Leônidas de Brito (Autor)
    e11075
  • Avaliação educacional: ressignificação e reconstrução da prática

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12529
    Géssika Mendes Vieira, Vania Maria de Oliveira Vieira (Autor)
    e12529
  • Esporte e família relacionados ao desempenho acadêmico: uma revisão integrativa

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13286
    Mariana Trindade Rosa de Souza, Murilo Gasperin, Vanessa Melina Cotrim Rojas, Gislaine Cristina Vagetti, Valdomiro de Oliveira (Autor)
    e13286
  • Libros informacionales y epitextos virtuales: propuestas para el aula

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14265
    Blanca Florido Zarazaga, Salvador Gutiérrez Molero, Carmen Romero Claudio (Autor)
    e14265
  • Estratégias de educação em saúde para promoção do autocuidado com um grupo de usuários hipertensos

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11138
    Wagner Pereira dos Santos, Olivia Morais de Medeiros Neta, Erico Gurgel Amorim (Autor)
    e11138
  • Tornar-se docente em meio aos percursos traçados

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12561
    Edmerson dos Santos Reis (Autor)
    e12561
  • Psicopedagogia aplicada ao ensino de geografia: superando barreiras de aprendizagem overcoming learning barriers

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13398
    Ana Gláucia Seccatto (Autor)
    e13398
  • A produção acadêmica sobre Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11499
    Airton Fernandes Guimarães Filho, Rosa Maria de Jesus Brito, Erika do Reis Gusmão Andrade (Autor)
    e11499
  • Sequência Didática para elaboração de Projetos Tecnopedagógicos

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12613
    Leizer Fernandes Moraes, Rita Rodrigues de Souza (Autor)
    e12613
  • Identidade, Representatividade e Ancestralidade na obra Amoras de Emicida

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13494
    Flávio Penteado de Souza (Autor)
    e13494
  • Educar pela pesquisa: ensaio sobre a articulação das atividades práticas desenvolvidas no laboratório de ciências

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10760
    Francisco Karisson Chagas Lima, Josefa Lúcia Morais Silva , Gerardo Xavier de Lima Junior (Autor)
    e10760
  • Educação de um povo: ruralismo e novas possibilidades de educação

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11764
    Teresa Maria Siqueira Nascimento Arrais, Diogo Pereira Bezerra (Autor)
    e11764
  • Estratégias de inclusão na Educação Básica e a aplicação de uma oficina de Letramento Visual

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12864
    Adriane de Melo Ramos, Hilda Rosa de Moraes Freitas Rosário (Autor)
    e12864
  • Residência pedagógica e o ensino de Biologia durante a pandemia da Covid-19 no município de Salvaterra, Marajó, Pará

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13651
    Alesson Guedes Costa, Raynon Joel Monteiro-Alves, Luiz Alberto da Silva, Alcindo da Silva Martins-Júnior (Autor)
    e13651
  • Fundamentos epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar inclusiva

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10825
    Tamires Yoshimi Maekawa Yamamoto, Luan Gonçalves Jucá, Daniel Teixeira Maldonado (Autor)
    e10825
  • Educação médica: produto educacional para melhorar a gestão da lombalgia nos alunos de medicina

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13073
    Mauricio Morita Sugiyama, Marcela Charantola Rodrigues, Leandro Bueno Lima (Autor)
    e13073
  • Estratégias docentes mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação: uma revisão sistemática de Dossiês Pandêmicos

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10973
    Joselia de Jesus da Fonseca, Ana Valéria Figueiredo da Costa (Autor)
    e10973
  • Comparing synonymous adjectives in Vietnamese and English

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12277
    Phuong Vo (Autor)
    e12277
  • Equipamentos de memórias para democracia no território urbano: Buenos Aires e São Paulo em 2024

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13153
    Otávio Dias de Souza Ferreira (Autor)
    e13153
  • A extensão universitária no Brasil: concepções e influências

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14257
    Adrielle Nara Serra Bezerra, Anselmo Alencar Colares (Autor)
    e14257
  • Impactos do uso excessivo de tecnologias na Educação

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12455
    Claudia Bianchi Progetti, Luís Fernando Ferreira de Araújo, Gabriela Progetti Zanuzzo (Autor)
    e12455
  • A condição da disciplina de Filosofia com a Implementação do Novo Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13178
    Gustavo Rodrigues Jordão, Alex Sander da Silva (Autor)
    e13178
  • Rompendo os ecos do pensamento crítico: reflexões e conexões inesperadas

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14263
    Maria Luiza Salles Ricardo, Maria Vitória Campos Mamede Maia (Autor)
    e14263
  • Formação inicial de professores que ensinam matemática: ampliando o processo formativo para além do “ligue os pontos”

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11102
    Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais, Paula Tamirys Moya, Edilson de Araújo dos Santos (Autor)
    e11102
  • Práticas inovadoras em educação: cultura pop e possibilidades didáticas

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12554
    Fernanda Castilho Santana, Clarice Greco Alves (Autor)
    e12554
  • Letramento matemático na perspectiva do ensino por investigação: construindo mapas em um Clube de Ciências

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13372
    Caio Therry Ferreira Alves Alves, Jennifer de Andrade Nunes, Márcia Cristina Palheta Albuquerque, Isabela dos Santos Carvalho, João Manoel da Silva Malheiro (Autor)
    e13372
  • Experiência discente com o ensino remoto na pandemia por SARS-COV-2 em um centro universitário

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11464
    Gabriel Stanziola de Moraes, Camila Mugnai Vieira, Bianca Pereira Rodrigues Yonemotu, Edinilson Donisete Machado, Ieda Francischetti (Autor)
    e11464
  • Vozes silenciadas: impacto das ditaduras no continente asiático sobre a comunidade LGBT+

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12583
    Kelvi da Silva Oliveira (Autor)
    e12583
  • Formação Docente na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13443
    Simone de Fátima Soltes, Luiz Alberto Pilatti, Sani de Carvalho Rutz da Silva (Autor)
    e13443
  • Ensino de fı́sica na percepção dos alunos do ensino médio: um estudo de caso

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11723
    Nilson Lopes Santos, José Moreira de Sousa, Ana Paula Monteiro de Moura (Autor)
    e11723
  • Integração de conhecimentos: experimentos científicos em Ciências Naturais em uma escola pública de Altamira-PA

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12634
    Ronaldo dos Santos Leonel, Andréia de Oliveira Castro , Antônio dos Santos Leonel (Autor)
    e12634
  • Análise do ensino remoto e presencial envolvendo a satisfação dos estudantes de medicina

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13525
    Polyana Maria Cruz Collaço, André Petraglia Sassi (Autor)
    e13525
  • A Formação didático-pedagógica do docente de matemática

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10819
    Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos (Autor)
    e10819
  • Explorando o potencial da ferramenta Plickers para o ensino de Ciências: uma análise da avaliação de conceitos relacionados à água

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11878
    Luan Daniel Silva Ferreira, Dábila Carla de Almeida Sobrinho (Autor)
    e11878
  • Rastros e alcance da memória social através da história oral: pós-memória da hanseníase – Pará/Ceará

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13013
    Gisafran Nazareno Mota Juca (Autor)
    e13013
  • Letramento do professor a partir da Linguística Sistêmico-Funcional: um estudo sobre a escrita acadêmica

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13694
    Bruno Gomes Pereira, Diego Moreira (Autor)
    e13694
  • Práticas de acolhimento pedagógico e emocional desenvolvidas na Educação Infantil com crianças em processo de luto

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10966
    Brenna Lígia da Rocha Moura, Jeriane da Silva Rabelo, Isis Malheiro, Ada Raquel Teixeira Mourão (Autor)
    e10966
  • Teoria do conhecimento de Paulo Freire: Aplicação de uma Sequência Didática no Ensino de Ciências

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12218
    Andeson de Oliveira Almeida, Natália Parente de Lima Valente, Maria do Socorro Cardoso de Abreu (Autor)
    e12218
  • Ensino de cuidados básicos sobre saúde animal em escolas municipais de Imperatriz, Maranhão, Brasil

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13128
    Elizabeth Fernandes de Sousa Pereira, Nancy Cristina Moraes da Silva, Matheus Bilio Alves, Matheus Ventorin Conceição, Marcos Vinícius da Silva, Diego Carvalho Viana (Autor)
    e13128
  • Ecofeminismo e a formação do sujeito ecológico: revisão da bibliografia recente (2013 a 2023)

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13834
    Karoline Moura Alves, Valéria Ghisloti Iared (Autor)
    e13834
  • Arte, memória e acervo cultural

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10980
    Francisco das Chagas Amorim de Carvalho (Autor)
    e10980
  • Conhecimento materno sobre aleitamento: aplicação de questionário piloto elaborado para Unidade de Terapia Neonatal (UTIN)

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12396
    Eliesia de Figueredo Paiva, Júlio César Soares Aragão, Ana Paula Cunha Pereira (Autor)
    e12396
  • 3Cs: A construção de uma metodologia de fortalecimento da gestão democrática escolar

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13164
    Cícera Isaany Chaves Batista (Autor)
    e13164
  • Narrativas de vida-formação-profissão em sala de aula multisseriada

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14261
    Érica Renata Clemente Rodrigues, Elizeu Clementino de Souza (Autor)
    e14261
  • Uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como metodologia complementar no ambiente acadêmico

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11078
    Clodoaldo Dias Fernandes, Carine Almeida Miranda Bezerra, Silmara Cristina Silva de Aquino, Diego Carvalho Viana (Autor)
    e11078
  • Educação Popular e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: as pesquisas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12541
    Renata Nunes Duarte Dias, Adenilson Souza Cunha Junior (Autor)
    e12541
  • Práticas docentes de educação de jovens e adultos: as licenciaturas da Universidade Estadual do Maranhão

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13350
    Diego Rodrigo Pereira, Alexandre Viana Verde, Francisca das Chagas Silva Lima (Autor)
    e13350
  • Instituições educativas de tempo integral: revisão de literatura

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14266
    Aparecida Karina Martins Augusto, Alessandra Cristina Furtado (Autor)
    e14266
  • N’rondo (N’sondo) e escola: espaços de salvaguarda de direitos das meninas moçambicanas!?

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11190
    Sónia André, Lúcia Isabel da Conceição Silva (Autor)
    e11190
  • O ensino de ciências para Educação do Campo: analisando os documentos que regem a escola

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12563
    Aldefran Aderson da Silva Souza, Leonardo Alcântara Alves (Autor)
    e12563
  • Revisão Sistemática de Literatura acerca da produção do conhecimento na EJA

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13415
    Juarez da Silva Paz, Silvar Ferreira Ribeiro (Autor)
    e13415
  • O perfil dos (as) docentes de Educação Física que atuam na educação infantil e anos iniciais no litoral sul da Bahia

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11585
    Luciana Pereira Souza, Darlan Pacheco Silva, Mayllena Joanne Fernandes de Carvalho, Cristiano de Sant’anna Bahia (Autor)
    e11585
  • O léxico da culinária amazônica em prol do letramento da Educação de Jovens Adultos e Idosos - EJAI

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12623
    Klelma Costa Pereira, Carlene Ferreira Nunes Salvador, Cristiano Costa da Silva (Autor)
    e12623
  • Narrativa de escolarização de uma trans no Noroeste Paulista

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13520
    Éder Junio da Silva, Fernando Guimarães Oliveira da Silva (Autor)
    e13520
  • Integração curricular da extensão no ensino superior: dinâmica pedagógica curricularizada

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10784
    Marisa Daniella Oliveira Garcia, Sonia Cristina Ferreira Maia (Autor)
    e10784
  • Novo Ensino Médio e o projeto de vida: articulações e sentidos na atuação docente

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11840
    Clara Wesllyane Morais da Silva, Jean Mac Cole Tavares Santos (Autor)
    e11840
  • Bionarrativas e valores civilizatórios de matriz africana na educação em Joinville/SC

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12889
    Denisia Martins Borba, João Carlos Ferreira de Melo Júnior (Autor)
    e12889
  • Percepções dos estudantes do ensino médio sobre a experimentação digital de Química

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13662
    Douglas Lopes de Lira, Bruno Silva Leite (Autor)
    e13662
  • Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10848
    Luan Oliveira dos Santos, José Newton Pires Reis, Ivan de Oliveira Holanda Filho , Marcos Paulo Mesquita da Cruz, Medna N’dami (Autor)
    e10848
  • Tecnologia Social da Memória: uma contribuição para a preservação da História da Educação Profissional e Tecnológica

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12155
    Hildo Ferreira de Almeida Junior, Maria Cristina Lobregat, Josina Maria Pontes Ribeiro (Autor)
    e12155
  • O uso da arte na Indústria Cultural à luz de Adorno

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13074
    Diego de Oliveira da Cunha, Ely Severiano Júnior, Davi José de Souza da Silva (Autor)
    e13074
  • Letramento Científico: análise da proficiência de estudantes de uma escola pública cearense

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13781
    Francisca Valkiria Gomes de Medeiros, Luciana Medeiros Bertini (Autor)
    e13781
  • Estado da práxis em artigos sobre educação: ensaio sobre o idealismo

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10975
    Marcos Dias Mathies, Josimar de Aparecido Vieira (Autor)
    e10975
  • O Ensino de Arte/Dança na história da educação brasileira

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12303
    Dorgival Bezerra da Silva, María Margarita Villegas (Autor)
    e12303
  • A perspectiva do monitor atuando na inovação pedagógica universitária

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13155
    Elainy Cristina Alves Martins Oliveira (Autor)
    e13155
  • Festejos e luta: dia do Professor e associativismo docente (1946-1958)

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14258
    Lígia Silva Pessoa, Olívia Morais de Medeiros Neta (Autor)
    e14258
  • O contexto histórico-filosófico e o dualismo transcendental kantiano superado na razão ontológica hegeliana

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11052
    Sidney Soares Filho, Luís Távora, Leszek Cichobłaziński (Autor)
    e11052
  • Como escrever um relato de experiência de forma sistematizada? Contribuições metodológicas

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12517
    Jeferson Antunes, Cicero Magerbio Gomes Torres, Francione Charapa Alves, Zuleide Fenandes de Queiroz (Autor)
    e12517
  • O brincar compreendido e percebido por professoras da Educação Infantil no retorno das atividades presenciais

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13243
    Lucas Vargas Bozzato, Kizzy Fernandes Antualpa, Lauryn Nunes de Quadros, Andrize Ramires Costa (Autor)
    e13243
  • Maria Salete Van Der Poel: formação e atuação na Educação Popular

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14264
    Luziel Augusto da Silva, Jean Carlo de Carvalho Costa (Autor)
    e14264
  • História da Obra Plataforma e do Grupo de Pesquisa de Recursos Didáticos e Produtos Educacionais

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11111
    Gabriela Pereira Souza, Lana Priscila Souza, José Gleison Gomes Capistrano, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida da Silva (Autor)
    e11111
  • O Ensino Médio Integrado: concepções, práticas e possibilidades de formação omnilateral

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12557
    Cássia de Sousa Fonseca Meireles , Flávio Manoel Borges Coelho Cardoso , Marcos de Moraes Sousa (Autor)
    e12557
  • Palco de batalha: formação e intervenção profissional em Educação Física nas décadas 1980 e 1990

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13387
    Júlio César Apolinário Maia, Rodrigo Roncato Marques Anes (Autor)
    e13387
  • Constituição histórica do Curso de Pedagogia da UFPI, em Teresina (1973-1984)

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11482
    Francisco Gomes Vilanova , José Henrique Plácido dos Santos (Autor)
    e11482
  • Formação docente e inclusão: o papel essencial da educação contínua no ensino de Física para surdos

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12602
    Luciane Vieira Malcher, Emilia Xavier Medeiros, Cássio da Cruz Nogueira, Isabela dos Santos Carvalho, Yuri Alves Mendes, Alcides Inácio Sousa Simião (Autor)
    e12602
  • A relação de estudantes na graduação com a prática de escrita no gênero Artigo Científico

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13465
    Maria do Carmo Carvalho Madureiro , Larissa Naiara Souza de Almeida, Esequias Rodrigues da Silva, Messias Dieb (Autor)
    e13465
  • Narrativa de si: a escola do campo enquanto lugar de pertencimento e autoformação de uma professora

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11757
    Narla Laurinda Chaves Aquino, Simone Cabral Marinho dos Santos , Iandra Fernandes Caldas (Autor)
    e11757
  • Formação Omnilateral: contribuições das áreas de matemática e ciências da natureza no ensino médio integrado

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12783
    Edmar Ferreira Gomes, Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Marcos de Moraes Sousa (Autor)
    e12783
  • Diversidade e direitos humanos no exercício do magistério: percepções do professor da educação básica

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13584
    Thiago Luiz Sartori, Cláudia Rosa Acevedo de Abreu Campanário (Autor)
    e13584
  • Saberes ancestrales - ecosofía: re-ligajes decoloniales planetario

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10821
    Milagros Elena Rodriguez (Autor)
    e10821
  • Reflexões sobre cibercultura e subjetividade na sociedade tecnológica e na formação de meninas: as contribuições de Deleuze e Guattari

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11934
    Maria Janete Lima (Autor)
    e11934
  • Práticas pedagógicas no TikTok: língua portuguesa e dancinhas de um minuto

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13021
    William Silva de Araujo, Douglas Junior Fernandes Assumpção (Autor)
    e13021
  • FormAÇÃO de professores com foco no ensino por investigação: relatos de prática pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13701
    Isabela dos Santos Carvalho, João Manoel da Silva Malheiro, Márcia Cristina Palheta Albuquerque, Deyse Danielle Souza da Costa (Autor)
    e13701
  • Atuação de nutricionistas no PNAE-CE: análise de relatórios elaborados pelo CECANE/UFC

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10972
    Tiago Sampaio Bastos, José Arimatéa Barros Bezerra, Francisco Nunes de Sousa Moura (Autor)
    e10972
  • Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde em introdução alimentar do lactente: um relato de experiência

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12237
    Giovana Fernandes Pinto Barra, Adilson Pereira (Autor)
    e12237
  • A percepção de professoras experientes sobre o ensino de dança nas aulas de educação física

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13140
    Kayssa Brunielly Braga de Souza Targino, George Almeida Lima, Diego Luz Moura (Autor)
    e13140
  • Concepções de formação continuada de professores alfabetizadores presentes nas dissertações dos programas de pós-graduação profissional do Brasil (2013/2023)

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14066
    Petrônio Cavalcante, Danielle Mendonça Sousa Ferreira (Autor)
    e14066
  • Alfabetização geográfica na Educação Infantil: ausências na BNCC e suas interferências na aprendizagem da geografia

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10985
    Cláudia Pinheiro Nascimento, Francisco Thiago Silva (Autor)
    e10985
  • Anistia Internacional no Brasil e Portugal: educação em Direitos humanos, engajamento e corporeidade na internet

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12447
    Israel Marques Campos, Maria Cecilia de Paula Silva (Autor)
    e12447
  • Educação profissional e tecnológica sob os circuitos do capital: demarcações analíticas das contribuições dos governos federais

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13174
    Ailton Batista de Albuquerque Junior, Maria Célia Borges (Autor); Ana Claudia Uchoa Araújo
    e13174
  • Plano decenal de educação: formação do magistério, qualidade e gestão

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14262
    Thiago David da Silva, Leandro Sartori, Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão (Autor)
    e14262
  • Afetividade, ensino e esporte: um ensaio teórico

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11089
    Arthur William Santos Pinheiro, Lucas Leonardo, Alcides José Scaglia (Autor)
    e11089
  • A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12549
    Luana Cristina Cavalcante Torres, Maria Danielle Araújo Mota, Paulo Meireles Barguil (Autor)
    e12549
  • O ensino inclusivo na escola pública: estratégias pedagógico-curriculares em narrativas (auto)biográficas de professores

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13357
    Larissa Mirelle de Souza Paiva, Emerson Augusto de Medeiros, Simone Maria da Rocha (Autor)
    e13357
  • A elaboração de objetos de aprendizagem em história da arte no Ceará como proposta de ensino em artes visuais

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14267
    Marcos Paulo Alves, José Albio Moreira de Sales (Autor)
    e14267
  • Das construções identitárias à cultura escolar: reflexões sobre as concepções pedagógicas de uma professora

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11246
    Alexandre Ferraz da Conceição, Isabel Aparecida Bilhão (Autor)
    e11246
  • A docência do Ensino Superior no curso de bacharelado em Ciências Contábeis

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12565
    Ieda Cristina Lima Feitosa Gutierres (Autor); Eliéte Zanelato
    e12565
  • Procrastinação acadêmica: a compreensão de graduandos de pedagogia acerca do adiamento de suas atividades Academic procrastination: the understanding of pedagogy undergraduates about postponing their activities

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11650
    Giovanna Barroca de Moura, Maria das Graças de Almeida Baptista (Autor)
    e11650
  • Cultura de paz: uma experiência na Educação Básica no nordeste paraense

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12625
    Aldilene Ferreira Simões Brito, Maria Eliana Soares Soares, Niclécia Maria Neves Amorim Lopes (Autor)
    e12625
  • O lugar da avaliação educacional nos projetos pedagógicos de licenciatura em Química do IFSP

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13522
    Luana Ferrarotto, Jean Douglas Zeferino Rodrigues, Rodrigo Luis de Oliveira, Rafaela de Souza Barbosa (Autor)
    e13522
  • Apropriação do conhecimento científico do aluno surdo no ensino superior durante a pandemia da covid-19

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10814
    Elisiane Alves Dias, George Pimentel Fernandes, Arlane Markely dos Santos Freire (Autor)
    e10814
  • Transição do 5º ao 6º Ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11857
    Mara Cristina Tavares, Cláudia Tavares Amaral (Autor)
    e11857
  • Indícios do Desenho Universal para Aprendizagem em uma Proposta Didática na Educação Matemática sobre Bullying

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12980
    José Ricardo Dolenga Coelho, Diovana Bzunek, Anderson Roges Teixeira Góes, Tania Teresinha Bruns Zimer, Sérgio Camargo (Autor)
    e12980
  • Metodologias ativas e a Educação de Jovens e Adultos: um estudo do ensino de ciências e biologia

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13671
    Jade Camila de Oliveira Assunção, Sarah Figueiredo da Cruz, Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro (Autor)
    e13671

Produtos pedagógicos

  • Sequência didática à luz da Didática da Pedagogia Histórico-Crítica

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11953
    Fabrícia Cristiane Guckert, Alaim Souza Neto (Autor)
    e11953
  • Lições da monitoria em anatomia vegetal e botânica: desafios na mediação presencial e remota

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13736
    Jandson José do Vale Guimarães, Louise Ferreira Rosal (Autor)
    e13736
  • Intervenção pedagógica antirracista à Educação Escolar Quilombola: uma proposta teórica para o ensino de Geometria

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11013
    André Pereira da Costa (Autor)
    e11013
  • Etnobotânica e o Ensino de Ciências: valorização das comunidades tradicionais em tempos de crise

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13428
    Divalnia Maria da Silva Oliveira, Ana Carolina Gomes Miranda (Autor)
    e13428