Educar pela pesquisa: ensaio sobre a articulação das atividades práticas desenvolvidas no laboratório de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10760

Palavras-chave:

Prática de ensino, Educação cientifica, Tecnologia

Resumo

A produção apresenta um breve ensaio da experiência da utilização das habilidades de pesquisa e a importância das práticas científicas no contexto das atividades pedagógicas e de aprendizagens utilizadas na EEMTI Josefa Alves Bezerra e em especial nas atividades adotadas no Laboratório educacional de ciências. Para a construção do relato, foram utilizadas as ferramentas de pesquisa acadêmica adequadas aos objetivos do trabalho. O objetivo é estudar como o ensino pela pesquisa se reflete na prática educativa da EEMTI Josefa Alves Bezerra. O estudo se construiu por meio de uma investigação do estado da arte sobre a prática pedagógica buscando refletir acerca da sua importância como método de aprendizagem. Para a apresentação dos resultados, utilizou-se da pesquisa qualitativa por meio da investigação da qualidade dos resultados observados e da construção da trajetória cientifica dos alunos nas produções desenvolvidas na escola e apresentadas nos eventos científicos. A partir das constatações é possível refletir sobre as necessidades de fortalecimento das práticas investigativas com apoio financeiro e de pessoal, produzir conhecimento científico para debater o ensino-aprendizagem, fortalecer a prática e o conhecimento tecnológico, além de reconhecer habilidades e competências já desenvolvidas e que justificam a presença da pesquisa cientifica na vida escolar da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Karisson Chagas Lima, EEMTI Josefa Alves Bezerra

Licenciado em Química (IFCE), especialista em Educação Profissional e Tecnológica (IFCE), professor da EEMTI Josefa Alves Bezerra (SEDUC/CE).

Josefa Lúcia Morais Silva , Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Josefa Alves Bezerra

Licenciatura em História (UVA); graduanda Bacharel em Serviço Social (IFCE) – Campus Iguatu – CE, “Lato Sensu” em História e Cultura Africana e Afro-brasileira, professora da EEMTI Josefa Alves Bezerra (SEDUC/CE).

Gerardo Xavier de Lima Junior, Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Josefa Alves Bezerra

Licenciatura em Matemática (UECE), “Lato Sensu” em Gestão e coordenação escolar, professor da EEMTI Josefa Alves Bezerra (SEDUC/CE).

Referências

BORGES, Antônio Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.; Documento Final. Brasília, DF: MEC, 2010.

BUENO, Lígia et al. O ensino de química por meio de atividades experimentais: a realidade do ensino nas escolas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, p. 34, 2008.

Demo, P. Educação Científica: desafios e perspectivas. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 36, n.1, p. 15-25, jan./abr. 2010.

FONSECA, R. C. V. da. Metodologia do trabalho científico / Regina Célia Veiga da Fonseca. - 1. ed., rev. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012.

LIMA, Francisco Karisson Chagas; SILVA, Josefa Lúcia Morais. A percepção de um grupo de alunos sobre o contexto da educação remota. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 4, p. e47088-e47088, 2022.

LIMA, Francisco Karisson Chagas; DE SOUSA MOURA, Francisco Nunes; DA SILVA, Wanderson Diogo Andrade. A iniciação à docência na formação de professores de Química: um olhar sobre o PIBID a partir de alunos bolsistas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e314046-e314046, 2021.

NASÁRIO, R. G. Análise acerca do enfoque de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na base nacional comum curricular. Jaraguá do Sul - SC. 2018.

SIPAVICIUS, B. K. de A.; SILVA SESSA, P. A Base Nacional Comum Curricular e a área de Ciências da Natureza: tecendo relações e críticas. Atas de Ciências da Saúde, São Paulo, v. 7, p. 3, jun. 2019.

SOUZA, Samir Cristino; DOURADO, Luís Gonzaga Pereira. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. 2015.

Publicado

2024-03-16

Como Citar

LIMA, F. K. C.; SILVA , J. L. M.; LIMA JUNIOR, G. X. de. Educar pela pesquisa: ensaio sobre a articulação das atividades práticas desenvolvidas no laboratório de ciências. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e10760, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10760. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10760. Acesso em: 27 abr. 2024.