O Ensino Médio Integrado: concepções, práticas e possibilidades de formação omnilateral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12557

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Práticas Pedagógicas, Formação Omnilateral

Resumo

Este texto discute o Ensino Médio Integrado enquanto modalidade de ensino que busca proporcionar uma formação omnilateral aos estudantes. Trata-se de uma revisão da literatura sobre a concepção do Ensino Médio Integrado, Práticas Pedagógicas integradoras e a possibilidade de Formação Omnilateral. A seleção foi realizada em quatro plataformas (Scielo, ScienceDirect, Scopus e Periódicos Capes), compreendendo o período de 2013 a 2023. Após os critérios de exclusão, foram selecionados 28 artigos científicos. Os resultados apontam que há uma compreensão acadêmica sobre a concepção de Ensino Médio Integrado, porém sua implementação prática ainda é incipiente, fato que aponta uma lacuna de pesquisa sobre o posicionamento de Instituições Educacionais na busca pela superação desse problema. Acerca de práticas pedagógicas integradoras, percebeu-se que essas não são prioridade. o que fortalece a tradição da disciplinaridade e mantém a pouca integração entre os eixos trabalho, ciência e cultura. Destarte, a formação omnilateral no EMI apresentou-se como uma possibilidade, porém no horizonte.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia de Sousa Fonseca Meireles , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Especialista em Literatura Brasileira e Planejamento Educacional, Graduada em Licenciatura Plena em Letras. Professora efetiva da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás.

Flávio Manoel Borges Coelho Cardoso , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília - UNB / Universidad Jaume I - UJI - Espanha. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Docente permanente credenciado junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.

Marcos de Moraes Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutor em Administração pela UnB. Pós-doutorado na Universidade de Berna. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração PPGADM-UFG. Professor permanente no Programa Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT-IF Goiano Campus Ceres.

Referências

ARAUJO, R. M. L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015.

BACZINSKI, A. V. M. Educação escolar brasileira e suas possibilidades latentes de contribuição à educação omnilateral. Filosofia e Educação (RFE), Campinas, v. 8, n. 2, p. 219-253, jun./set. 2016.

BACZINSKI, A. V. M.; COMAR, S. R. A educação brasileira: Perspectivas para a formação omnilateral em tempos de capitalismo. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v.16, n. 2, p. 79-92, abr./jun. 2019.

BIZERRO, J. M. C.; MOURA, D. H. O deslocamento da concepção de Ensino Médio Integrado: caso do estado do Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-

Rev. Pemo, Fortaleza, v. 5, e510439-e510439. 2023.

CARMO, A. C. R.; GONÇALVES, J. A. M. T. R. Para o trabalho ou pelo trabalho? Considerações sobre currículo no ensino médio integrado. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 16, e9076. 2021.

CASTAMAN, A. S.; VIEIRA, J. A.; PASQUALLI, R. Inovações na sala de aula da educação profissional e tecnológica: revendo posições e tendências. IN: Organizadores SOUZA, F. C. S.; NUNES, A. O. Temas em Educação Profissional e Tecnológica. Campos dos Goyatacazes /RJ: Essentia, 2019. p. 99-114.

CASTRO, A. S.; DUARTE NETO, J. H. D. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: a relação entre o currículo integrado e a prática pedagógica docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 20, e11088, jan. 2021.

CAVALCANTI, R. J. S.; SANTOS, G. C. O ensino médio integrado na Base Nacional Comum Curricular: reflexões acerca de uma formação omnilateral e decolonial de Língua Espanhola. Revista Vértices, Campo dos Goyatacazes/RJ, v. 24, n. 2, p. 350-370, maio/ago. 2022.

CHISTÉ, P. S.; FONTE, S. S. D. Formação Humana e Arte: contribuições para o debate sobre Educação Profissional. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 16, e10148. 2021.

CIAVATTA, M. O Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral. Por que Lutamos?/The integrated education, the polytechnic and the omnilateral education. Why do we fight? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, jan./abr. 2014.

FRANCO, M. A. R. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.

FRANKLIN, B. ET AL. Contribuição da educação alimentar e nutricional para uma formação omnilateral no Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 20, p. e9874, fev. 2021.

GOMES, M. A. O.; RODRIGUES, A. P. A.; VASCONCELO, M. Apontamentos para uma educação omnilateral em Marx e Engels. Revista Práxis Educacional, Bahia, v. 18, n. 49, p. e9034, out. 2022.

LIMA, G. S. N.; COLARES, MA. L. I. S. Pedagogia histórico-crítica e educação integral: reflexões sobre a formação humana emancipatória. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 45, e60501, jan. 2023.

MINUZZI, E. D.; BACCIN, B. A.; COUTINHO, R. X. Prática profissional integrada (PPI)–dos princípios à ação no Ensino Médio Integrado. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 5, n. 12, p. 250-273, dez. 2019.

MORAES, C. A. S. G.; ET AL. A integração disciplinar na concepção dos discentes do ensino médio integrado. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 26, e260089. 2021.

MOTTA, V. C.; FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do Ensino Médio? Medida Provisória No 754/2016 (LEI No 13.415/2017. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, abr./jun. 2017.

MOURA, D. H. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 03, p. 705-720, jul./set. 2013.

MOURA, D. H. A Educação Profissional e Tecnológica: contexto, desafios e perspectivas. São Paulo: Editora Senac, 2015.

MOURA, D. H.; ET AL. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p. 1057-1080, out./dez. 2015.

OLIVEIRA, R. Ensino médio integrado: desafios para os que lutam por uma escola emancipatória. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 23, p. 1-17, e14688, jun. 2023.

PAULA, J. L.; SÁ, L. T. F.; ANDRADE, M. A. F. J. Concepções docentes: práticas pedagógicas integradoras e seus desafios no IFRN. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica - RBEPT, Palmas/TO, v. 1, n. 12, p. 140-156. 2017.

PENA, G. A. C. Prática docente na educação profissional e tecnológica: os conhecimentos que subsidiam os professores decursos técnicos. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 8, n. 15, p. 79-94, ago./dez. 2016

RAMOS, M. N. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, Espírito Santo, v. 1, n.

, p. 27-49. 2017.

RAMOS, M. N. O ensino médio e técnico na conjuntura do avanço de políticas ultraconservadoras: desafios teóricos e políticos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 23, p. 1-14, e15279, jun. 2023.

RITTER, E. S. Z.; DUARTE, Z. S. O trabalho como princípio educativo na perspectiva de uma formação humana omnilateral: uma análise sobre a área de ciências humanas e sociais aplicadas proposta pela base nacional comum curricular (bncc) para o ensino médio. Revista Prociênci@s, Pelotas, v. 2, n. 1, p. 30-46, jul. 2019.

SANTOS, L. S.; SANTOS, L. S. A educação em Marx: algumas considerações acerca da formação omnilateral. In: Organizadores NOVAES, M. A. B.; SILVA, D. G. O.; BRITO, L. H. A Crítica da Educação na Sociedade do Capital. 1ª ed. Fortaleza/CE: EdUECU, 2020. p. 62-74.

SILVA, J. G.; ARANTES, F. F. P. A qualidade do Ensino Médio Integrado frente à reforma pela Lei 13.415/17. Vértices, Campos dos Goitacazes/RJ, v. 24, n. 1, p. 156-167, jan./abr. 2022.

SILVA, K. N. P. RAMOS, M. O ensino médio integrado no contexto da avaliação por resultados. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 144, p. 567-583, jul./set. 2018.

SILVA, C. M. B. Educação, Trabalho e Formação Humana no Ensino Médio Integrado: uma análise dos planos pedagógicos dos cursos do IFPB/campus Guarabira e campus Sousa. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 20, p. e10527, fev. 2021.

SILVEIRA, S. S. S.; MARTINS, S. N. Currículo integrado e práticas pedagógicas nos IFs: mapeamento de pesquisas em bases de dados. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Rio Grande do Sul, v. 8, n. 2. 2019.

SOUSA, J. R.; MACIEL, E. M. Planejamento de práticas pedagógicas integradoras para a educação profissional e tecnológica. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 39, e36869. 2023.

VIEIRA, J. A.; VIEIRA, M. M. M. Ensino médio integrado à educação profissional: por que insistir nesta forma de ensino? Revista Cocar, Belém/PA, v. 13, n. 26, p. 478-496, maio/ago. 2019.

VIEIRA; M. C. C.; GOUVEIA, R. C.; DIAS, A. L. Interdisciplinary Teaching Activities for High School Integrated to Vocational Education Promoting Reflections on Industry 4.0 Technologies and Their Implication in Society. Journal of Technical Education and Training. Malaysia, v. 14, n. 1, p. 75-89, June. 2022.

Publicado

2024-04-16

Como Citar

MEIRELES , C. de S. F.; CARDOSO , F. M. B. C.; SOUSA, M. de M. O Ensino Médio Integrado: concepções, práticas e possibilidades de formação omnilateral. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12557, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12557. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12557. Acesso em: 30 abr. 2024.