O Ensino Médio Integrado: concepções, práticas e possibilidades de formação omnilateral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12557

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Práticas Pedagógicas, Formação Omnilateral

Resumo

Este texto discute o Ensino Médio Integrado enquanto modalidade de ensino que busca proporcionar uma formação omnilateral aos estudantes. Trata-se de uma revisão da literatura sobre a concepção do Ensino Médio Integrado, Práticas Pedagógicas integradoras e a possibilidade de Formação Omnilateral. A seleção foi realizada em quatro plataformas (Scielo, ScienceDirect, Scopus e Periódicos Capes), compreendendo o período de 2013 a 2023. Após os critérios de exclusão, foram selecionados 28 artigos científicos. Os resultados apontam que há uma compreensão acadêmica sobre a concepção de Ensino Médio Integrado, porém sua implementação prática ainda é incipiente, fato que aponta uma lacuna de pesquisa sobre o posicionamento de Instituições Educacionais na busca pela superação desse problema. Acerca de práticas pedagógicas integradoras, percebeu-se que essas não são prioridade. o que fortalece a tradição da disciplinaridade e mantém a pouca integração entre os eixos trabalho, ciência e cultura. Destarte, a formação omnilateral no EMI apresentou-se como uma possibilidade, porém no horizonte.  

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Biografia do Autor

Cássia de Sousa Fonseca Meireles , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Especialista em Literatura Brasileira e Planejamento Educacional, Graduada em Licenciatura Plena em Letras. Professora efetiva da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás.

Flávio Manoel Borges Coelho Cardoso , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília - UNB / Universidad Jaume I - UJI - Espanha. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Docente permanente credenciado junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.

Marcos de Moraes Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutor em Administração pela UnB. Pós-doutorado na Universidade de Berna. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração PPGADM-UFG. Professor permanente no Programa Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT-IF Goiano Campus Ceres.

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

MEIRELES , C. de S. F.; CARDOSO , F. M. B. C.; SOUSA, M. de M. O Ensino Médio Integrado: concepções, práticas e possibilidades de formação omnilateral. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12557, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12557. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12557. Acesso em: 24 jul. 2024.