3Cs: A construção de uma metodologia de fortalecimento da gestão democrática escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13164

Palavras-chave:

Gestão, Conselho escolar, Participação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor um projeto de intervenção focado na capacitação de conselheiros escolares, buscando fortalecer a gestão democrática escolar pela efetiva participação. Com a gestão do ensino público assumindo uma natureza democrática, a participação tornou-se elemento indispensável à sua implementação, capaz de promover uma co-responsabilização da gestão escolar com a comunidade. Diante disso, questiona-se: como construir uma metodologia para implementar junto ao conselho escolar (CE) a efetiva participação dos conselheiros nas decisões, fortalecendo os princípios da gestão democrática? Iniciando o debate pela conceituação do CE e pela participação como mecanismo de gestão democrática escolar, com base nas competências e atribuições previstas nos instrumentos legais e nas teorias existentes sobre a temática. Com isso, este projeto de intervenção tem o intuito de contribuir para consolidar uma consciência a respeito do entendimento do que é a participação para maior eficiência das ações do CE.

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Biografia do Autor

Cícera Isaany Chaves Batista, Faculdade Vale do Cricaré

Mestranda do programa em Educação, Ciência e Tecnologia da Faculdade Vale do Cricaré. Pedagoga Efetiva da Rede Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo. Professora da Educação básica.

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

BATISTA, C. I. C. 3Cs: A construção de uma metodologia de fortalecimento da gestão democrática escolar . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13164, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13164. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13164. Acesso em: 3 nov. 2024.