3Cs: A construção de uma metodologia de fortalecimento da gestão democrática escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13164

Palavras-chave:

Gestão, Conselho escolar, Participação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor um projeto de intervenção focado na capacitação de conselheiros escolares, buscando fortalecer a gestão democrática escolar pela efetiva participação. Com a gestão do ensino público assumindo uma natureza democrática, a participação tornou-se elemento indispensável à sua implementação, capaz de promover uma co-responsabilização da gestão escolar com a comunidade. Diante disso, questiona-se: como construir uma metodologia para implementar junto ao conselho escolar (CE) a efetiva participação dos conselheiros nas decisões, fortalecendo os princípios da gestão democrática? Iniciando o debate pela conceituação do CE e pela participação como mecanismo de gestão democrática escolar, com base nas competências e atribuições previstas nos instrumentos legais e nas teorias existentes sobre a temática. Com isso, este projeto de intervenção tem o intuito de contribuir para consolidar uma consciência a respeito do entendimento do que é a participação para maior eficiência das ações do CE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícera Isaany Chaves Batista, Faculdade Vale do Cricaré

Mestranda do programa em Educação, Ciência e Tecnologia da Faculdade Vale do Cricaré. Pedagoga Efetiva da Rede Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo. Professora da Educação básica.

Referências

BARBOSA, Salma Alves; VIEIRA, Sandra Gaspar. Formação de conselheiros da alimentação escolar: efetivação e fortalecimento do Programa Nacional De Alimentação Escolar no Estado do Tocantins. 31f. Artigo (Graduação). Curso de Nutrição. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2022.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Os Conselhos de Educação e a Gestão dos Sistemas. In: FERREIRA. Naura Syria. AGUIAR, Márcia Angela da Silva. (orgs). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos.4. ed. São Paulo:Cortez,2004.

FERREIRA, Dulcinéia de Fátima; CORROCHANO, Maria Carla; LEITE, Kelen Christina. Gestão escolar e conselho de escola, que relação é esta? Um estudo em busca de novas formas de cooperação entre escola-comunidade na Região de Sorocaba–SP. EccoS–Revista Científica, nº 38, p. 173-188, 2015.

GOHN, Maria da Glória. Conselhos gestores e a participação sociopolítica. 4 ed. São Paulo: Cortez. 2011.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estrutura colegiada nas escolas. Ensaio. Aval. Pol. Públ. Educ. Rio de janeiro. v.14. nº 50. p. 27-38. Jan/mar. 2006.

GOMES, Ronaldo Martins; LUIZ, Maria Cecília; SILVA, Eduardo Luiz Correa. Conselho Escolar e gestão democrática: reflexões sobre a importância da participação na escola. In: LEMOS, Éden Ernesto Silva; PINHEIRO, Rossana Kess Brito de Souza; Júnior Walter Pinheiro Barbosa (Org.). Gestão Democrática e Conselho Escolar. Natal: Caule de Papiro, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola. In. LIBÂNEO, J.C. Organização e a gestão da escola: teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa. 2001.

LIMA, Caroliny Santos et al. O papel da internet no uso do WhatsApp como recurso educacional: uma revisão sistemática da literatura no contexto da educação. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 11, p. e3112165-e3112165, 2022.

PAZ, Rosângela. Os conselhos como forma de gestão das políticas públicas. In. SCHEINVAR, Estela. ALGEBAILE, Eveline. (Orgs.) Conselhos participativos e escolas. Rio de janeiro: DP&A editora LTDA. 2005.

PERINI, Cleide Maria Fratantonio. Conselho de escola: limites e possibilidades da gestão democrática. 2007. 245 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/90337. Acesso em: 10 ago. 2023.

SILVA DE CASTRO, Hudson Augusto et al. DESAFIOS À ATUAÇÃO DOS CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade (AOS), v. 9, n. 2, 2020.

SILVA, Juliana Dias da. Constituição de conselhos escolares na rede estadual do Espírito Santo: desafios enfrentados para efetivação de suas atribuições. 2023. Disponível em: <https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3789>. Acesso em: 23 mar. 2024.

SILVESTRINI, Paula Medeiros Prado. Conselho de escola: espaço de limites e possibilidades na construção da gestão democrática. 2006. 254 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/90158. Acesso em: 10 ago. 2023.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Conselho de Escola: funções, problemas e perspectivas na gestão escolar democrática. Perspectiva [online]. 2009, vol. 27, nº. 01, pp. 273-294. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0102-54732009000100014&script=sci_abstract. Acesso em: 24 mar. 2024.

SOUZA, Ana Paula de. Conselho da Escola Municipal Adele de Oliveira em CearáMirim/RN: análise de uma experiência de participação na Gestão Escolar Pública. 2019. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

Publicado

2024-08-08

Como Citar

BATISTA, C. I. C. 3Cs: A construção de uma metodologia de fortalecimento da gestão democrática escolar . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13164, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13164. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13164. Acesso em: 21 nov. 2024.