Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10848Palavras-chave:
Educação, Eficiência, CearáResumo
A educação é fundamental para o progresso individual e coletivo, proporcionando oportunidades de crescimento e mobilidade social, além de influenciar diretamente a economia de um país através dos investimentos em seus cidadãos. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a eficiência das escolas urbanas e rurais no ensino fundamental no estado do Ceará. Ao analisar os resultados, observa-se que poucos municípios alcançaram o máximo nível de eficiência em cada modelo especificado, representando uma pequena porcentagem das localidades estudadas. Foi constatada uma diferença na eficiência entre as zonas rural e urbana, com o ambiente rural apresentando geralmente menor eficiência, contudo, os anos finais apresentam os maiores valores médios de eficiência, tanto na zona rural quanto urbana.
Downloads
Referências
AFONSO, António; SCHUKNECHT, Ludger; TANZI, Vito. Public sector efficiency: evidence for new EU member states and emerging markets. European. Central Bank working paper series, n. 581, 2006. Disponível em: < https://www.ecb.europa.eu/pub/pdf/scpwps/ecbwp581.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2020.
ARAÚJO JUNIOR, Josué Nunes de; JUSTO, Wellington Ribeiro; ROCHA, Roberta de Moraes; GOMES, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira. Eficiência técnica das escolas públicas dos estados do nordeste: Uma abordagem em dois estágios. Banco do Nordeste, 2016 Disponível em: <https://www.bnb.gov.br/documents/160445/960913/EFICIENCIA
_TECNICA_DAS_ESCOLAS_PUBLICAS_DOS_ESTADOS_DO_NORDESTE.pdf/8fbe61ee-7986-4a49-8f55-40cf28eb9dad>. Acesso em: 10 jul. 2020.
BARROS, Ricardo Paes de; HENRIQUES, Ricardo; MENDONÇA, Rosane. Pelo fim das décadas perdidas: educação e desenvolvimento sustentado no Brasil. Texto para Discussão, IPEA, Rio de Janeiro, n. 857, 2002. Disponível em: < https://www.ipea.gov.br/portal/images
/stories/PDFs/TDs/td_0857.pdf >. Acesso em: 8 jul. 2020.
BRASIL. Lei Nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 09 jan. 2001. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm#
:~:text=LEI%20No%2010.172%2C%20DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202001.&text=Aprova%20o%20Plano%20Nacional%20de,eu%20sanciono%20a%20seguinte%20Lei%3A&text=1o%20Fica%20aprovado%20o,com%20dura%C3%A7%C3%A3o%20de%20dez%20anos>. Acesso em: 02 fev. 2021.
CARVALHO, Luciana Duarte Bhering de; SOUSA, Maria da Conceição Sampaio de. Eficiência das escolas públicas urbanas das regiões nordeste e sudeste do Brasil: uma abordagem em três estágios. Estud. Econ., São Paulo, v. 44, n. 4, p. 649-684, dez. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0101-416 12 014 000400001>. Acesso em: 07 jul. 2020.
CASTRO, Marilia de Souza; SOUSA, Eliane Pinheiro de. Eficiência dos gastos públicos da rede de ensino municipal cearense. Gestão & Regionalidade. v. 34, n. 100, p. 92-109, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.13037/gr.vol34n100.2596>. Acesso em: 14 jul. 2020.
CHARNES, A.; COOPER, W. W.; RHODES, E. Measuring the efficiency of decision making units. European Journal of Operational Research, v. 2, n. 6, p. 429-444, 1978. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/0377-2217(78)90138-8>.Acesso em 20 jan. 2021.
DANTAS, Fabiano da Costa; COSTA, Edward Martins; SILVA, Jorge Luiz Mariano da. Eficiência nos gastos públicos em educação fundamental nos municípios do Rio Grande do Norte. Fortaleza: Revista Econômica do Nordeste, v. 46, n.1, p. 27-40. 2015. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14233>. Acesso em: 06 mai. 2020
DELGADO, Victor Maia Senna; MACHADO, Ana Flávia. Eficiência das escolas públicas estaduais de Minas Gerais. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 37, n. 3, 2007. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3665/1/PPE_v37n03_
Eficiencia.pdf>. Acesso em: 06 mai. 2020.
FARRELL, Michael J. The Measurement of Productive Efficiency. Journal of the Royal Statistical Society. Series A (General), v. 120, n. 3, p. 253-290, 1957. Disponível em: <https://doi.org/10.2307/2343100>. Acesso em: 20 jan. 2021.
FLORES, Isabel. Modelling efficiency in education: how are European countries spending their budgets and what relation between money and performance. Sociologia, Problemas e Práticas, n. 83, p. 157-170, 2016. Disponível em: <https://journals.openedition.org/spp/2764>. Acesso em: 06 nov. 2020.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico, 2010. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: < https://censo 2010.ibge.gov.br/>. Acesso em: 01 fev. 2021.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica Estadual 2019 [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo93_tecnico_do_estado_do_ceara_censo_da_educacao_basica_2019.pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.
KAVESKI, S, D, I; MARTINS, S, A, J; S, E, J. A eficiência dos gastos públicos com o ensino médio regular nas instituições estaduais brasileiras. Enfoque: Reflexão Contábil 2015, 34(1)
LOURENÇO, Rosemery Loureiro; ANGOTTI, Marcello; NASCIMENTO, João Carlos Hipólito Bernardes do; SAUERBRONN, Fernanda Filgueiras. Eficiência do gasto público com ensino fundamental: uma análise dos 250 maiores municípios brasileiros. Contabilidade Vista & Revista, v. 28, n. 1, p. 89-116, 2017. Disponível em:
<https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/3406>. Acesso em: 08 jul. 2020.
MACHADO, Gabriel Santana; CROZATTI, Jaime; OLIVEIRA, Bianca de; SILVA, Carlos Eduardo de Oliveira; MAHLMEISTER, Rodrigo Sequerra; MORAIS, Vinicius de. Impactos na eficiência do gasto público na educação fundamental dos municípios paulistas por meio das categorias do elemento da despesa. XXV Congresso Brasileiro de Custos – Vitória, ES, 2018. Disponível em: <https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4498>. Acesso em: 30 mai. 2020.
MACHADO JÚNIOR, Sáris Pinto; IRFFI, Guilherme; BENEGAS, Maurício. Análise da Eficiência Técnica dos Gastos com Educação, Saúde e Assistência Social dos Municípios Cearenses. Planejamento e Políticas Públicas, n.36, p. 87-113, 2011. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/223>. Acesso em: 5 jul. 2020
MENEZES-FILHO, N. A. A evolução da educação no Brasil e seu impacto no mercado de trabalho. Fortaleza-CE: Instituto Futuro Brasil. 2001. Disponível em: < https://docpl ayer.com.br/10640641-A-evolucao-da-educacao-no-brasil-e-seu-impacto-no-mercado-detrabalho.html>. Acesso em: 10 jul. 2020.
MICLOS, Paula Vitali; CALVO, Maria Cristina Marino; COLUSSI, Claudia Flemming. Avaliação do desempenho da atenção primária em saúde através da análise envoltória de dados. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, Brasília, v. 6, n. 2, p. 1749–1763, 2015. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3009>. Acesso em: 14 fev. 2021.
MORAES, Vinicius Macedo de. Análise da Eficiência em Educação Fundamental das Municipalidades mediante a elaboração de uma Tipologia de Municípios. Dissertação (Mestrado em Análise de Políticas Públicas) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/D.100.2019.tde-27082018-151036>. Acesso em: 25 ago. 2020.
OLIVEIRA, Guilherme Resende; LIMA, Alex Felipe Rodrigues; FONSECA JÚNIOR, Sérgio Borges; ROSA, Thiago Mendes. Avaliação de Eficiência das Escolas Públicas de Ensino Médio em Goiás: Uma análise de dois estágios. Economia Aplicada, v. 21, n. 2, pp. 163-181, 2017. Disponível em :<http://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/135141/132563>. Acesso em: 08 jul. 2020.
PEREIRA, P. P. ; HOLANDA FILHO, Ivan de Oliveira ; CRUZ, M. P. M. ; GOMES, R. L. R. . A Flexibilização do Currículo e a Importância dos Projetos Educacionais no Estado do Ceará para o Enfretamento da Evasão Escolar no Período Pandêmico da COVID-19. In: Elói Martins Senhoras. (Org.). Currículo: Temas e Contextos. 1ed.Boa Vista: Editora IOLE, 2022, v. 1, p. 15-36.
RODRIGUES, Luciana de Oliveira, ARAUJO, Jair Andrade, GUEDES, João Paulo Martins, e SILVA, Maria Micheliana da Costa. Mensuração da desigualdade educacional entre os municípios nordestinos. Rev. econ. contemp., Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, e172114, jan. 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/198055272114>. Acesso em: 07 jul. 2020.
SCHETTINI, Bernardo Patta. Eficiência Técnica dos Municípios Brasileiros na Educação Pública: Escores Robustos e Fatores Determinantes.Texto para discussão/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.Brasília: Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2001.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
SCHETTINI, Bernardo Patta. Avaliação da eficiência técnica dos municípios brasileiros na educação básica. Brasília: Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 48, n. 1, 2018.Disponível em: <https://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/1720/1261>. Acesso em: 20 mar. 2020.
SCHETTINI, Bernardo Patta. Eficiência Técnica dos Municípios Brasileiros na Educação Pública: Escores Robustos e Fatores Determinantes. Texto para discussão/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2001.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2020.
SOARES, Sergei Suarez Dillon; FONTOURA, Natália de Oliveira; PINHEIRO, Luana. Tendências recentes na escolaridade e no rendimento de negros e de brancos. In: BARROS, Ricardo Paes de; FOGUEL, Miguel Nathan; ULYSSEA, Gabriel (orgs.). Desigualdade de renda no Brasil: uma análise da queda recente. Brasília: Ipea, 2007, v. II, p. 401-415. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs /livros/Cap29.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2020
TRIGO, Priscila Pacheco. Avaliação da eficiência técnica do ensino básico brasileiro. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2010. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-10122010-143856/publico/PriscilaPTrigo.pdf>. Acesso: 26 ago. 2020.
TROMPIERI NETO, Nicolino; COSTA, Leandro Oliveira; MEDEIROS, Cleyber Nascimento de; KENNEDY, Francisco. Análise da eficiência das escolas estaduais cearenses. Fortaleza: Textos para Discussão/IPECE, n. 108, 2014. Disponível em: < https://www.ipece.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/45/2014/02/TD_108.pdf>. Acesso em: 06 nov. 2020.
ZOGHBI, Ana Carolina Pereira; MATOS, Enlinson Henrique Carvalho de; ROCHA, Fabiana Fontes; e ARVATE, Paulo Roberto. Mensurando o desempenho e a eficiência dos gastos estaduais em educação fundamental e média. Estudos econômicos, São Paulo. v. 39, n. 4, p. 785-809, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0101-41612009000400004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 mai. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luan Oliveira dos Santos, José Newton Pires Reis, Ivan de Oliveira Holanda Filho , Marcos Paulo Mesquita da Cruz, Medna N’dami (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.