Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10848

Palavras-chave:

Educação, Eficiência, Ceará

Resumo

A educação é fundamental para o progresso individual e coletivo, proporcionando oportunidades de crescimento e mobilidade social, além de influenciar diretamente a economia de um país através dos investimentos em seus cidadãos. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a eficiência das escolas urbanas e rurais no ensino fundamental no estado do Ceará. Ao analisar os resultados, observa-se que poucos municípios alcançaram o máximo nível de eficiência em cada modelo especificado, representando uma pequena porcentagem das localidades estudadas. Foi constatada uma diferença na eficiência entre as zonas rural e urbana, com o ambiente rural apresentando geralmente menor eficiência, contudo, os anos finais apresentam os maiores valores médios de eficiência, tanto na zona rural quanto urbana.

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Biografia do Autor

Luan Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Economia Rural (UFC/PPGER).

José Newton Pires Reis, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Economia Agrícola e do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Economia Agrária pela Universidade de São Paulo (USP).

Ivan de Oliveira Holanda Filho , Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Economia Rural (UFC/PPGER); Pós-Graduação em Ensino de Matemática (UNIATENEU) e Licenciado em Matemática (UECE).

Marcos Paulo Mesquita da Cruz, Universidade Federal do Ceará

Doutorando e Mestre em Economia Rural (UFC/PPGER); Bacharel em Ciências Contábeis (UECE) e em Engenharia Metalúrgica (UFC).

Medna N’dami, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Engenharia Agrônoma pela Universidade da Integração Internacional Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB, 2020).

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Publicado

2024-02-15

Como Citar

SANTOS, L. O. dos; REIS, J. N. P.; HOLANDA FILHO , I. de O.; CRUZ, M. P. M. da; N’DAMI, M. Eficiência técnica das escolas públicas municipais rurais e urbanas do estado do Ceará com análise das disciplinas de Português e Matemática. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e10848, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10848. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10848. Acesso em: 24 jul. 2024.