Revisão Sistemática de Literatura acerca da produção do conhecimento na EJA
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13415Palavras-chave:
Conhecimento, Educação de Jovens e Adultos, Metodologias.Resumo
Este trabalho tem por objetivo verificar o que tem sido publicado acerca da produção do conhecimento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo descritivo que consiste em uma revisão de literatura sistemática, realizada no mês de agosto de 2023, seguindo um protocolo especifico. Foi realizada uma busca de artigos publicados em bases de dados CAFé CAPES, cujas publicações ocorreram no período de 2018 a 2023. Os descritores de pesquisa utilizadas foram: “Conhecimento” And “Educação de Jovens e Adultos”. Posteriormente, foram aplicados gradativamente os filtros correspondentes aos critérios de elegibilidade definidos. Após, foi realizada a leitura minuciosa dessas pesquisas, a fim de constatar se, de fato, correspondiam ao interesse deste estudo, sendo selecionados nesta etapa 49 artigos. Dos artigos selecionados, a maioria reitera a necessidade de dar voz aos educandos da EJA por meio da adoção de metodologias condizentes com suas peculiaridades, que venham a contribuir para a construção do conhecimento e aplicação no cotidiano.
Downloads
Referências
AQUINO, M. S. Formação dos professores no contexto das relações ambientais: contribuições de Paulo Freire. In: Valdo Barcelos; Tânia Regina Dantas. (Org.). Politicas e Praticas na Educação de Jovens e Adultos. 1 ed.Petrópolis: Editora Vozes, v. 1, p. 115-144, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 27 Jul 2023.
DANTAS, T. R.; MAIA, H. C. A.; PAZ, J. S. Quem é e o que faz o estudante da Educação de Jovens e Adultos? In: Antônio Amorim; Tânia Regina Dantas, Edite Maria da Silva de Faria. (Org.). Identidade, cultura, formação, gestão e tecnologia na Educação de Jovens e Adultos. 1 ed, Salvador: EDUFBA, v. 1, p. 115-144, 2016.
GADOTTI, Moacir. (2013) Qualidade na educação: uma nova abordagem. In: Congresso de Educação Básica: qualidade na aprendizagem. Florianópolis. Anais..., Florianópolis: Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, 2013. p. 1-18.
GOERGEN, P.(org). Educação e Diálogo. Maringá: Eduem, 2010. 274p. Textos de Pedro Goergen – Educação e Diálogo e Luiz Robert Gomes – Agir comunicativo, diálogo e educação.
SANTOS, Katiuscia da Silva; RIBEIRO, Silvar Ferreira “no prelo”. Revisão Sistemática de Literatura: do protocolo à matriz analítica em espiral.
SAUR-AMARAL, I. Revisão Sistemática da Literatura. BUBOK. Lisboa, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juarez da Silva Paz, Silvar Ferreira Ribeiro (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.