Teoria do conhecimento de Paulo Freire: Aplicação de uma Sequência Didática no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12218Palavras-chave:
Paulo Freire, Teoria do Conhecimento;, Sequência didática; , Ensino de Química; , Ensino Fundamental.Resumo
Essa pesquisa configura-se como um estudo de caso que tem como objetivo desenvolver e analisar a aplicação de uma sequência didática fundamentada na teoria de conhecimento de Paulo Freire na disciplina de Ciências em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública situada em Fortaleza/Ceará. Os dados foram obtidos por meio da análise de questionários semiestruturados, aplicados de forma online, de modo que os alunos apresentassem seus conhecimentos sobre a importância e os impactos da química na sociedade e em suas vidas, e os conceitos de propriedades e transformações da matéria. Os resultados apontam que a sequência didática desenvolvida proporcionou um ambiente de reflexões críticas do contexto social do aluno, contribuindo para a sua formação e estimulando o pensamento crítico sobre a papel da Química para o desenvolvimento da sociedade.
Downloads
Referências
ARAÚJO, V. H. D.; TRISTÃO, J. C.; SANTOS, L. J. dos. O ensino de ciências por investigação: uma proposta de sequência didática para auxiliar no desenvolvimento de conteúdos de química para alunos do sexto ano. Pesquisa e Debate em Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–23, e31604, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31604. Acesso em: 25 abr. 2023
BARBOSA, Y.L.N.; et al. Dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem acerca dos temas introdutórios de química por alunos de nono ano do ensino fundamental. Discursos, Práticas, Ideias e Subjetividades na Educação 2, [S.L.], p. 126-131, 2021. Atena Editora. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/dificuldades-enfrentadas-no-processo-de-ensino-aprendizagem-acerca-dos-temas-introdutorios-de-quimica-por-alunos-de-nono-ano-do-ensino-fundamental. Acesso em: 28 mar. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023
CARNIATTO, I.; FOCHEZATTO, A. A problematização da realidade vivida: educar para a emancipação diante da cultura dos agrotóxicos. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 350–365, 2023. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25015. Acesso em: 3 jun. 2023
CARVALHO, M. A. de. Sequência didática no ensino de Química: uma análise sobre os modelos atômicos a partir de uma revisão de literatura. 2022, 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Picos, 2022. Disponível em: http://bia.ifpi.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1190. Acesso em: 20 out. 2023
CARVALHO, M. A. B.; ESTRADA, A. A.; ALVES, F. L.; SOLIGO, V. Paulo Freire e o ensino fundamental: Reflexões sobre uma formação crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1514–1531, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16834. Acesso em: 28 mai. 2023.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
DUBEUX, M.H.S.; SOUZA, I. P. Organização do trabalho pedagógico por sequências didáticas. In: BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento: projetos didáticos e sequências didáticas. Ano 01, unidade 06. Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 27-37. Disponível em: https://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/43.pdf. Acesso em 25 jun. 2023
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 4.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 75.ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FREITAS, K. E. da S. Experimentação problematizadora: propostas e reflexões para o Ensino de Química. 2022, 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/1397. Acesso em: 28 abr. 2023
GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire - Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo: Editora Scipione, 2004. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/2778 Acesso em: 29 mai. 2023
GOMES, C. S. F.; GUERRA, M. das G. G. V. Educação dialógica: a perspectiva de Paulo Freire para o mundo da educação. Revista de Educação Popular, Uberlândia, MG, v.19, n.3, p.4–15, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-52847. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52847. Acesso em: 1 abr. 2023
GONÇALVES, A. P. O ensino de transformações químicas por investigação: uma abordagem com alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2022. 59 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/8757. Acesso em: 25 abr. 2023
GUIMARÃES, L.; FARIA, F. F. Química no Ensino Fundamental: estabelecendo conceitos por meio do estudo dos perfumes em uma formação continuada. Revista Insignare Scientia-RIS, Chapecó, SC, v. 2, n. 2, p. 255-265, 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10906. Acesso em: 14 abr. 2023
LEHN, J. M. Química: a ciência e a arte da matéria. In: O Correio da UNESCO, A Química e a vida, França, Jan-Mar. p.7-9, 2011. Disponível em: https://es.unesco.org/courier/yanvar-mart-2011-g/quimica-ciencia-y-arte-materia Acesso em: 20 mar. 2023
LOPES, R. de C. S. A relação professor- aluno e o processo ensino- aprendizagem. Obtido a, Paraná, v. 9, n. 1, p. 1-28, 2011. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf. Acesso em: 28 mai. 2023
NEGRI, L. C. et al. A educação para além da escola: considerações sobre o ato de educar à luz de Paulo Freire. Revista Educar Mais, v. 6, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2627. Acesso em: 15 mai. 2023
ROSA, M. I. F. P. S.; SCHNETZLER, R. P. Sobre a importância do conceito transformação química no processo de aquisição do conhecimento químico. Química Nova na Escolas, São Paulo, n. 5, p. 31-35, 1998. Disponível em: https://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/comunicacao/femcitec_sobreoconceitodatransformacao09.pdf. Acesso em: 27 set. 2023
SANTOS, W. L. P. dos. Química e a formação para a cidadania. Educación Química, México, v. 22, n. 4, p. 300-305, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0187893X18301496 Acesso em: 23 mai. 2023
SANTOS, WLP dos; SCHNETZLER, R. P. Função social: o que significa ensino de química para formar o cidadão. Química nova na escola, São Paulo, v. 4, n. 4, p. 28-34, 1996. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/pesquisa.pdf Acesso em: 25 abr. 2023
SILVA, A. C.; SOUZA, N. dos S.; COSTA, F. A. G. da. A dialogicidade freiriana e o ensino de ciências: revisitando Paulo Freire. Dialogia, n. 42, p. 23167, 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23167. Acesso: 23 mai. 2023
SOUZA, A. G. L. de; CARDOSO, S. P. Ensino, aprendizagem e o ambiente escolar na abordagem de conceitos de química. Research, Society and Development, São Paulo, v. 8, n. 11, p.1-16, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560662202003/560662202003.pdf acesso em: 23 mai. 2023
ZANON, L. B.; PALHARINI, E. M. A química no ensino fundamental de ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 2, p. 15-18, 1995. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/relatos.pdf Acesso em: 28 mai. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andeson de Oliveira Almeida, Natália Parente de Lima Valente, Maria do Socorro Cardoso de Abreu (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.