Teoria do conhecimento de Paulo Freire: Aplicação de uma Sequência Didática no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12218Palavras-chave:
Paulo Freire, Teoria do Conhecimento;, Sequência didática; , Ensino de Química; , Ensino Fundamental.Resumo
Essa pesquisa configura-se como um estudo de caso que tem como objetivo desenvolver e analisar a aplicação de uma sequência didática fundamentada na teoria de conhecimento de Paulo Freire na disciplina de Ciências em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública situada em Fortaleza/Ceará. Os dados foram obtidos por meio da análise de questionários semiestruturados, aplicados de forma online, de modo que os alunos apresentassem seus conhecimentos sobre a importância e os impactos da química na sociedade e em suas vidas, e os conceitos de propriedades e transformações da matéria. Os resultados apontam que a sequência didática desenvolvida proporcionou um ambiente de reflexões críticas do contexto social do aluno, contribuindo para a sua formação e estimulando o pensamento crítico sobre a papel da Química para o desenvolvimento da sociedade.
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