Educação profissional e tecnológica sob os circuitos do capital: demarcações analíticas das contribuições dos governos federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13174

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Mercado de trabalho, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um tema que se desenha como uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/1996, com a principal finalidade de preparar os sujeitos para o exercício das profissões, colaborando para que eles possam ser inseridos na vida em sociedade e atuar no mercado de trabalho. Nesses termos, o presente estudo tem como objetivo realizar o apontamento das contribuições da EPT para a formação omnilateral dos sujeitos, conhecendo suas lacunas e propondo alternativas para a superação do estado atual. Concernente à metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto aos resultados da pesquisa, sustentamos que, contemporaneamente, as implicações do neoliberalismo atravessam as políticas públicas adotadas na EPT, resultando na adoção de uma agenda que conduz, sobretudo, ao mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Ailton Batista de Albuquerque Junior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Educação (UFU). Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica  (IFES/IFCE). Mestre  Políticas Públicas (UFC). Graduação em Pedagogia (UECE), Serviço Social (UNOPAR), Ciências Sociais (UFPB), Letras Português/Inglês (FGD), Letras Português/Espanhol (FGD) e Ciências Biológicas (Faveni). Bolsista CAPES/UNILAB. Participa do Grupo de Pesquisa em Formação Docente Digital e Cultura Maker (GP/FDDCM/UFC) e do Laboratório de Análise de Políticas e Gestão da Educação (LAPGE). E-mail: pedagogo.uece@hotmail.com

Maria Célia Borges, Universidade Federal Fluminense

Professora da graduação e da pós-graduação (Linha Estado, Políticas e Gestão em Educação) na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia.  Pedagoga. Mestre (UFU) e Doutora  (PUCSP) em Educação.  Pós doutora em Educação (FEUSP). Participa do Laboratório de Análise de Políticas e Gestão da Educação (LAPGE). E-mmail: marcelbor@gmail.com

Ana Claudia Uchoa Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Graduação em Pedagogia (UFC)); Mestrado em Educação (UFC). Doutorado em Educação, (UFC).   Pós-Doutorado em Educação (UFC)  Pedagoga do Instituto Federal do Ceará, atuando como Pró-Reitora de Extensão, desde março de 2021. Participa do Grupo de Pesquisa em Formação Docente Digital e Cultura Maker (GP/FDDCM/UFC).

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

ALBUQUERQUE JUNIOR, A. B. de; BORGES, M. C.; ARAÚJO, A. C. U. Educação profissional e tecnológica sob os circuitos do capital: demarcações analíticas das contribuições dos governos federais . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13174, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13174. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13174. Acesso em: 7 nov. 2024.