Rompendo os ecos do pensamento crítico: reflexões e conexões inesperadas
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14263Palavras-chave:
Pensamento crítico, Imaginação, Criatividade, Triangulação conceitualResumo
Este estudo qualitativo investiga a formação do pensamento crítico através de uma pesquisa bibliográfica que triangula as teorias de Lev Vigotski, bell hooks e Donald Winnicott. A análise foca na imaginação e criatividade como abordagens oferece uma visão interdisciplinar sobre como o pensamento se desenvolve e se consolida, evidenciando seu potencial criativo e seu protagonismo na inventividade. A metodologia inclui revisão de literatura e análise de conteúdo, buscando compreender como as diferentes perspectivas teóricas interagem e contribuem para o entendimento mais amplo do pensamento crítico. Este estudo destaca o contexto social a partir do tema e a importância da educação transformadora no desenvolvimento de uma consciência crítica.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROS, R. P. de; HENRIQUES, R.; MENDONÇA, R. Desigualdade e pobreza no Brasil: retrato de uma estabilidade inaceitável. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 15, n. 42, p. 123–142, fev. 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 72. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 87. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HOOKS, b. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução de B. Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.
VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criatividade na infância. Ensaio de Psicologia. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. 3. reimpr. São Paulo: Ubu Editora, 2019.
WINNICOTT, D. W. Tudo começa em casa. 1. reimpr. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Luiza Salles Ricardo, Maria Vitória Campos Mamede Maia (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.