Rompendo os ecos do pensamento crítico: reflexões e conexões inesperadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14263

Palavras-chave:

Pensamento crítico, Imaginação, Criatividade, Triangulação conceitual

Resumo

Este estudo qualitativo investiga a formação do pensamento crítico através de uma pesquisa bibliográfica que triangula as teorias de Lev Vigotski, bell hooks e Donald Winnicott. A análise foca na imaginação e criatividade como abordagens oferece uma visão interdisciplinar sobre como o pensamento se desenvolve e se consolida, evidenciando seu potencial criativo e seu protagonismo na inventividade. A metodologia inclui revisão de literatura e análise de conteúdo, buscando compreender como as diferentes perspectivas teóricas interagem e contribuem para o entendimento mais amplo do pensamento crítico. Este estudo destaca o contexto social a partir do tema e a importância da educação transformadora no desenvolvimento de uma consciência crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Salles Ricardo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faz parte do grupo de pesquisa "Criar e Brincar: O lúdico no processo de ensino-aprendizagem”, coordenado pela Profª Drª Maria Vitória Campos Mamede Maia, onde é bolsista PIBIC-CNPq desde 2022.

Maria Vitória Campos Mamede Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Doutora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação, Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenadora do Grupo de pesquisa LUPEA. Pós-doutora em Design Pedagógico (PUC-RJ), Doutora em Psicologia ((PUC-RJ), Mestre em Literatura Brasileira (PUC-RJ), atua como psicóloga,psicanalista e psicopedagoga.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, R. P. de; HENRIQUES, R.; MENDONÇA, R. Desigualdade e pobreza no Brasil: retrato de uma estabilidade inaceitável. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 15, n. 42, p. 123–142, fev. 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 72. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 87. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HOOKS, b. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução de B. Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.

VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criatividade na infância. Ensaio de Psicologia. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. 3. reimpr. São Paulo: Ubu Editora, 2019.

WINNICOTT, D. W. Tudo começa em casa. 1. reimpr. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

Publicado

2024-10-18

Como Citar

SALLES RICARDO, M. L.; MAIA, M. V. C. M. Rompendo os ecos do pensamento crítico: reflexões e conexões inesperadas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e14263, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e14263. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14263. Acesso em: 21 nov. 2024.