Práticas pedagógicas no TikTok: língua portuguesa e dancinhas de um minuto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13021

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Ensino, Língua Portuguesa, TikTok.

Resumo

A integração de tecnologias no ensino de línguas é fundamental, exigindo práticas pedagógicas inovadoras para envolver os alunos de forma eficaz. Este estudo investiga o papel do TikTok como ferramenta pedagógica para facilitar a interação entre professores, conteúdos e alunos. Utilizando a Análise de Dados de Vídeo (ADV), conforme os parâmetros de Nassauer e Legewie (2021), a pesquisa analisou o uso da plataforma para a criação de conteúdos educacionais que combinam elementos visuais e musicais com conceitos gramaticais e dicas de estudo. Os resultados mostram que os educadores conseguem usar recursos visuais, musicais e formatos inovadores para ensinar gramática, fornecer dicas de estudo e transmitir informações acadêmicas, capturando a atenção dos alunos e tornando a aprendizagem mais dinâmica. Este estudo enfatiza o potencial do TikTok e de outras plataformas semelhantes no ensino de línguas, enquanto defende uma integração equilibrada entre tecnologia e pedagogia, apontando para uma nova direção no domínio do ensino de línguas, principalmente na escola.

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Biografia do Autor

William Silva de Araujo, Universidade da Amazônia

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Literatura e Artes pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC / UNAMA).

Douglas Junior Fernandes Assumpção, Universidade da Amazônia

Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCOM/UTP).   Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC / UNAMA) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD/UNAMA).

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

ARAUJO, W. S. . de; ASSUMPÇÃO, D. J. F. Práticas pedagógicas no TikTok: língua portuguesa e dancinhas de um minuto. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13021, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13021. Acesso em: 21 dez. 2024.