Práticas pedagógicas no TikTok: língua portuguesa e dancinhas de um minuto
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13021Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Ensino, Língua Portuguesa, TikTok.Resumo
A integração de tecnologias no ensino de línguas é fundamental, exigindo práticas pedagógicas inovadoras para envolver os alunos de forma eficaz. Este estudo investiga o papel do TikTok como ferramenta pedagógica para facilitar a interação entre professores, conteúdos e alunos. Utilizando a Análise de Dados de Vídeo (ADV), conforme os parâmetros de Nassauer e Legewie (2021), a pesquisa analisou o uso da plataforma para a criação de conteúdos educacionais que combinam elementos visuais e musicais com conceitos gramaticais e dicas de estudo. Os resultados mostram que os educadores conseguem usar recursos visuais, musicais e formatos inovadores para ensinar gramática, fornecer dicas de estudo e transmitir informações acadêmicas, capturando a atenção dos alunos e tornando a aprendizagem mais dinâmica. Este estudo enfatiza o potencial do TikTok e de outras plataformas semelhantes no ensino de línguas, enquanto defende uma integração equilibrada entre tecnologia e pedagogia, apontando para uma nova direção no domínio do ensino de línguas, principalmente na escola.
Downloads
Referências
ANDERSON, K.E. "Getting acquainted with social networks and apps: it is time to talk about TikTok". Library Hi Tech News, v. 37, n. 4, pp. 7-12, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1108/LHTN-01-2020-0001.
BARRETO, Pereira Robério. “Weblogs e as práticas internacionais de escrita: webletramentos.” Salvador, 30 de agosto de 2013.
BARRETO, Pereira Robério. De fora para dentro: memes e as práticas multimodalidades na sala de aula de língua portuguesa. in: Antropologia do visual: visão crítica da realidade sociocultural. Ponta Grossa - PR, 2022, p. 34-55.
BERGER, Jonah. Contágio. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CELADA, Maria Teresa. Aqui há língua" no processo de ressignificar as práticas de ensino (a modo prefácio). Campinas - SP: Mercado Aberto, 2013.
DIAS, C. Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas, SP: Pontes Editora, 2018.
FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, 534–551, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353.
LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 49, n. 2, p. 455–479, jul. 2010.
MORÁN, J. Mudando a Educação com metodologias ativas. Coleção Mídias
Contemporâneas. Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
MONTEIRO, J. C. S. Dá um like, se inscreve no canal e compartilha o vídeo: a atuação de professores como booktubers no YouTube. Humanidades & Inovação, v. 7, p. 276-285, 2020.
MONTEIRO, J. C. da S. Aprendizagem criativa no tiktok: novas possibilidades de ensinar e aprender durante o isolamento social. Open Minds International Journal, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 47–53, 2021. DOI: 10.47180/omij.v2i1.92. Disponível em: https://openminds.emnuvens.com.br/openminds/article/view/92. Acesso em: 27 jul. 2024.
NEWPORT, Cal. Minimalismo digital: para uma vida profunda em um mundo superficial. Rio de Janeiro: Alfa Books, 2019.
PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Campinas: Pontes, 2021.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2011.
SILVA, R. M. da. A Trajetória do Programa Telecurso e o monopólio das Organizações Globo no Âmbito do tele-ensino no Brasil. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, v. 19, n. 38, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2357. Acesso em: 15 jul. 2024.
TUFTE, T. Communication and Social Change: A Citizen Perspective (Global
Media and Communication) (1st ed.). Polity Press. 2017.
VERDUM, P. de L. Prática Pedagógica: o que é? O que envolve?. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 91–105, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/14376.
WALKER-STOKEL, Cris. TikTok boom: um aplicativo viciante e a corrida chinesa pelo domínio das redes sociais. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 William Silva de Araujo, Douglas Junior Fernandes Assumpção (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.