Educação Profissional Inclusiva: Proposta de Formação para Estudantes Bolsistas do Campus Apodi do IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10959

Palavras-chave:

Educação Profissional, Educação Inclusiva, Acessibilidade, Formação Integral, Produto Educacional

Resumo

Este estudo objetivou avaliar as contribuições pedagógicas de um curso de formação para estudantes bolsistas vinculados a programas institucionais do Campus Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com vistas à melhoria do processo inclusivo de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O referido curso, descrito por Lira e Amaral (2023), enquadra-se na categoria de produto educacional. A abordagem metodológica configurou-se como qualitativa, de natureza aplicada, adotando a intervenção pedagógica como método, fundamentado em Damiani et al (2013). Verificamos que o curso contribuiu com a disseminação de conhecimentos atitudinais a partir do fortalecimento de valores que promoveram uma reflexão crítica acerca das normas que regem as relações sociais. Concluímos que a educação profissional, na sua concepção de formação integral, cumpre com duplo papel de preparar os indivíduos com e sem NEE para a inserção na vida produtiva e para construção de uma sociedade inclusiva.

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Biografia do Autor

Jordana Tavares de Lira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Ciências Biológicas e em Pedagogia (UFRN), Especialista em Educação Inclusiva (IFRN) e em Neuropsicopedagogia (UFRN). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT (IFRN), atua como Técnica em Assuntos Educacionais no IFRN.

José Araújo Amaral, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e Mestre em Biotecnologia (ICB-USP/Instituto Butantan). Biólogo pelo IB/USP. Professor do IFRN, campus Mossoró. Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional ProfEPT/IFRN-polo Mossoró e Especialização em Educação e Contemporaneidade (IFRN/Mossoró).

Fábio Alexandre Araújo dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e Mestre em Educação. Pedagogo. Professor do IFRN. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional ProfEPT/IFRN.

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

LIRA, J. T. de; AMARAL, J. A.; SANTOS, F. A. A. dos. Educação Profissional Inclusiva: Proposta de Formação para Estudantes Bolsistas do Campus Apodi do IFRN. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e10959, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10959. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10959. Acesso em: 25 jul. 2024.