Alfabetização geográfica na Educação Infantil: ausências na BNCC e suas interferências na aprendizagem da geografia
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10985Palavras-chave:
Alfabetização Geográfica, Educação Infantil, BNCC.Resumo
A Geografia, bem como as demais ciências, devem ser trabalhadas desde a educação infantil, na busca da construção integral dos alunos. Dentro desta perspectiva surge a necessidade de se investigar como acontece o processo de alfabetização geográfica na educação infantil a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no intuito de responder a seguinte questão principal: as ausências na BNCC referente ao processo de alfabetização geográfica interferem no processo de ensino aprendizagem da Geografia no ensino fundamental? E para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base no estudo da BNCC que demonstrou, preliminarmente, que a mesma não preconiza nenhum processo de alfabetização de forma direta, nem tão pouco a geográfica, e que essa ausência traz consequências no processo de ensino-aprendizagem da Geografia no ensino fundamental.
Downloads
Referências
BECKER, F. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: da ação à operação. Petrópolis: Vozes, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História, Geografia. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. v. 5
BRASIL. Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender. 1.ed. – Brasília: MEC /SEB, 2016. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/files/2019/08/Caderno-1-Docencia-na-Educacao-Infantil.pdf. Acesso em 30 de janeiro de 2022
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2002, p. 183 -103.
CARNEIRO, Maristela. História da Educação. Curitiba: IESDE Brasil, 2017.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
CASTELLAR, S.; M.; V. Educação geográfica: A psicogenética e o conhecimento escolar. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 209-225, 2005.
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2019. (Coleção ideias em ação).
FERREIRO, E. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999. 102p v.2.
FERREIRA. E. Reflexões sobre alfazetização. São Paulo: Cortez, 2011.
FREITAS, L. C. Políticas de responsabilização: entre a falta de evidência e a ética. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 348-365, 2013.
MALANCHEN, J.; OLIVEIRA, A. D. de. O trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da pedagogia histórico-crítica? Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 19, p. 86-102, 2022.
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. Tese (Livre Docência). Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Rio Claro, 1978.
OLIVEIRA, Lívia de. A construção do espaço, segundo Jean Piaget. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 17, n. 33, p. 105-117, dez. 2005.
OLIVEIRA, Lívia de. Entrevista. Geosul, v.22, n.43, 2007.
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2011.
PASSINI, Elza, Yazuko. Aprendizagem significativa de gráficos no ensino de Geografia. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2011.
PASSINI, Elza, Yazuko. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de Geografia. São Paulo: Cortez, 2012.
PAULA, Alessandra Valéria.; SILVA, Francisco Thiago. O grau de adesão dos currículos subnacionais à BNCC. Revista Interfaces da Educação, v. 12, p. 686-718, 2021.
PIAGET, Jean.; INHELDER, Barbel. A representação no espaço da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
PIMENTEL, Adriana. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 179-195, novembro, 2001.
SILVA, Daiane Magalhães; CABÓ, Leonardo José Freire. As Contribuições da Geografia na Educação Infantil: Processo de Ensino e Aprendizagem Utilizando o Espaço Geográfico. Anais CINTEDI, v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.
SILVA, Francisco Thiago. O nacional e o comum no ensino médio: autonomia docente na organização do trabalho pedagógico. Revista Em Aberto, v. 33, p. 155-172, 2020.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. O mapa como meio de comunicação: implicações no ensino da Geografia do 1º grau. 1986. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1986.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia e ensino: proposta e contraponto de uma obra didática. 1997. Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Organizadora). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2011.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i1.0013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cláudia Pinheiro Nascimento, Francisco Thiago Silva (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.