O lugar da avaliação educacional nos projetos pedagógicos de licenciatura em Química do IFSP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13522

Palavras-chave:

Avaliação, Projeto político-pedagógico, Formação de professores, Licenciatura

Resumo

Estudos indicam que, na formação de professores e professoras, a avaliação educacional tem espaço reduzido e contribui para a reprodução de práticas classificatórias. Este artigo destina-se à análise do lugar da avaliação educacional nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das licenciaturas em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Foram analisados os PPCs a partir da técnica de análise de conteúdo. Os dados indicam que esses PPCs destinam pouco espaço à avaliação em seus três níveis, a saber: a avaliação da aprendizagem em sala de aula, a avaliação externa em larga escala e a avaliação institucional. Em sua maioria, ela é abordada como tópico de componentes curriculares, sendo a avaliação da aprendizagem em sala de aula o nível mais citado em detrimento dos demais. Ao longo dos PPCs, observa-se padronização na escrita e na caracterização da avaliação, que pouco evidencia o contexto de desenvolvimento dos processos avaliativos.

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Biografia do Autor

Luana Ferrarotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Pedagoga pela UNICAMP (2005), com Mestrado (2011) e Doutorado em Educação (2018) pela mesma universidade. Atuou como professora nas redes municipais de Amparo e de Campinas. Na rede municipal de Amparo atuou, ainda, como diretora de escola. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Bragança Paulista. É pesquisadora do Ares (Avaliação e Relações Escolares) do IFSP-Bra. Desenvolve pesquisas sobre avaliação educacional em seus três níveis: avaliação em sala de aula, avaliação externa em larga escala e avaliação institucional.

Jean Douglas Zeferino Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação – Unicamp. Professor do IFSP, Campinas.

Rodrigo Luis de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Estudante de Licenciatura em Matemática – IFSP, Bragança Paulista.

Rafaela de Souza Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Estudante de Licenciatura em Química – IFSP, Catanduva.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

FERRAROTTO, L.; RODRIGUES, J. D. Z.; OLIVEIRA, R. L. de; BARBOSA, R. de S. O lugar da avaliação educacional nos projetos pedagógicos de licenciatura em Química do IFSP. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13522, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13522. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13522. Acesso em: 21 jan. 2025.