A perspectiva do monitor atuando na inovação pedagógica universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13155

Palavras-chave:

Monitoria, Ensino superior, Educação

Resumo

O trabalho apresenta o ponto de vista dos alunos monitores em relação às ações desempenhadas durante o Projeto de Inovação Pedagógica. A experiência ocorreu em um curso da área de engenharia e teve duração de dois semestres. Como principais atividades, os monitores de inovação pedagógica realizavam monitoria em disciplinas, faziam atividades de nivelamento no início do semestre, além de organizar e ministrar oficinas acadêmicas, com temas relacionados à prática discente cotidiana. O presente estudo mostra que o Projeto de Inovação Pedagógica ajuda no processo ensino-aprendizagem, proporcionando crescimento pessoal e profissional aos monitores. O principal desafio foi a baixa adesão dos discentes às atividades da monitoria. Ainda assim, acreditamos que a monitoria promove o processo de aprender, pois faz o acompanhamento dos estudantes no seu próprio tempo, ritmo e avanço, de acordo com a individualidade do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elainy Cristina Alves Martins Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Tem Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia. É professor associado na Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Gurupi, atuando como orientadora de alunos monitores (PIP), no PIBIC e no mestrado em Agroenergia. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Atuou como coordenadora no Projeto de Inovação Pedagógica (PIP).

Referências

ANDRADE, E.G.R; RODRIGUES, I.L.A; NOGUEIRA, L.M.V.; SOUZA, D.F. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de ensino-aprendizagem na graduação de Enfermagem. Revista brasileira de Enfermagem [periódico online] 2018. 10(2).

ASSIS, F.D, et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Revista Enfermagem UERj, 2006; jul.-set;14(3):391-397.

BASSO, C., GRAF, L. P., LIMA, F. C., SCHMIDT, B., BARDAGI, M. P. (2013). Organização de tempo e métodos de estudo: Oficinas com estudantes universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 14(2), 277-282.

BATISTA, M. S. L.; BARRETO, A.C. (2019). Monitoria acadêmica: uma proposta para futuros docentes. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), 5(1).

BRAUN, M. S. de A.; MELO, S. S. de. A monitoria no processo de aprender a empreender. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Ver. Pemo, v. 2, n. 2, p. 1-17, 2020.

CASAGRANDE, M. V., FELICHAK, A. G., MORENO, M. H., DE SOUZA NETO, S. C. B., & RETUCI, V. (2023). A monitoria acadêmica como atividade de ensino e impulsionadora do aprendizado. SEPE-Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS, 12.

DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista brasileira Estudos Pedagogicos. Brasília, v. 95, n. 241, p. 567-589, set-dez, 2014.

FARIA, P. A. (2010). Psicopedagogia e ensino superior: O múltiplo e as possibilidades de aprender e ensinar. Construção Psicopedagógica, 18(16), 79-93.

FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Coordenação Marina Baird Ferreira, Margarida dos Anjos. 5 ed. Curitiba. Positivo. 2000. 2272 p.

GARCIA, L. T. S.; FILHO, L. G. S.; SILVA, M. V. G. Monitoria e avaliação formativa em nível universitário: desafios e conquistas. Perspectiva, Florianópolis. v. 31, n.3, p.973- 1003, set./dez., 2013.

LIMA, C.C.; OLIVEIRA, M.C. Docência a vista: as contribuições no exercício de monitoria acadêmica. Encontro de Extensão, docência e iniciação científica - EEDIC. Anais do I Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC). 2019; Quixadá, Ceará. P 32-34.

MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista Científica da Escola da Saúde, Potiguar, a.3, n. 2, p. 77-83. Abr-set, 2014.

MEDEIROS, M. R., TAVORA, R. C. D. O., BARRETO, R. A. R., DE LIRA, J. M., & SOARES, A. D. A. (2020). Papel da monitoria na formação acadêmica em tempos de covid-19: relato de experiência: Relato de Experiência. Revista Extensão & Sociedade, 12(1).

PINHEIRO, D. P.; REBOUÇAS, J. A. (2018). A importância da avaliação diagnóstica no projeto de nivelamento matemático com discentes do ensino médio integrado. In V Congresso Nacional de Educação. Brazil.

SANTOS, G. M.; BATISTA, S. H. S. S. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículum interprofissional em saúde. ABCS Heath Sci, v.40, n.3, p.203-207, 2015.

SENRA, R. L. S.; RODRIGUES, V. A. (2014). O ensino de enfermagem na formação de novos educadores: relato de experiência em monitoria. Revista Rede de Cuidados em Saúde, 8(2).

SILVA, C.C.; NEVES, R.R.; SANTANA, V.K. et al. Monitoria acadêmica em Enfermagem em doenças infecciosas e parasitárias: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde [periódico online] 2019 jul.

Publicado

2024-09-15

Como Citar

OLIVEIRA, E. C. A. M. A perspectiva do monitor atuando na inovação pedagógica universitária . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13155, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13155. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13155. Acesso em: 14 out. 2024.