O ensino de ciências para Educação do Campo: analisando os documentos que regem a escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12563

Palavras-chave:

Educação do Campo, Ensino de Ciências, Análise documental.

Resumo

É perceptível que o Ensino de Ciências vem enfrentando dificuldades por parte dos alunos, principalmente quando se limita à transmissão de conceitos científicos complexos. Dentro da Educação do Campo, o grau de complexidade se torna ainda mais elevado, prejudicando cada vez mais esses sujeitos. Com base em Moura (2012) e Villela (2014), objetivamos desenvolver uma análise documental dos materiais que regem a educação, como a BNCC, as DCNs e o PPP de uma escola do campo, de modo a entender as propostas de ensino no referido contexto. Para isso, após escolha do corpus, foi realizada a análise de conteúdo (Bardin, 2011) no material. Como resultados, foi possível inferir 5 categorias: i) Finalidade Educacional; ii) Ensino de Ciências; iii) Educação Participativa; iv) Diversidade Educativa; v) Competências Didáticas. Por fim, entendemos que as problemáticas podem emergir pela falta de formação continuada dos professores e de um ensino voltado para a necessidade do aluno.

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Biografia do Autor

Aldefran Aderson da Silva Souza, Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA

Professor, Licenciado em Educação do Campo, com habilitação em Ciências Naturais pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA e Mestre pelo programa de Pós graduação em Ensino (UERN, IFRN e UFERSA).

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO). Associação entre Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e Universidade Federal Rural do Semiárido. Professor Permanente da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo IFRN.

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

SOUZA, A. A. da S.; ALVES, L. A. O ensino de ciências para Educação do Campo: analisando os documentos que regem a escola. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12563, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12563. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12563. Acesso em: 10 out. 2024.