O papel social da escola na construção da cultura de paz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48677

Palavras-chave:

Papel Social da Escola, Cultura de Paz, Práticas Educacionais

Resumo

A escola é um dos mais importantes espaços de promoção à cultura, à autonomia, à diversidade, à educação formal, composta por sujeitos e pelas relações estabelecidas entre eles. O objetivo da pesquisa foi analisar a concepção dos profissionais da educação sobre o papel social da escola na construção da cultura de paz, tendo, como ponto de partida, a discussão sobre as práticas de construção de cultura de paz no contexto escolar. A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa e na pesquisa exploratória. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, por meio do Google Forms, contando com sete participantes. Os principais resultados apontaram que a escola exerce papel importante no processo de construção da cultura de paz, pois ela é a protagonista na formação intelectual, social, política e ética dos indivíduos, responsável por todos os elementos educativos presentes em seu contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magdala Costa Borba, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió- Alagoas. Membro do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL/CNPq).

Thayná da Silva Sales, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió- Alagoas. Membro do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL/CNPq).

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió-Alagoas. Membro do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL/CNPq).

Referências

ATAÍDE, Y. D. B. A educação e a cultura de paz. Revista da FAEEBA, Salvador, n. 14, p. 11-18, jul./dez., 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.

DUPRET, L. Cultura de paz e ações sócio-educativas: desafios para a escola contemporânea. In: FACCI, M. G. D.; SILVA, S. M. C.; ANACHE, A. A. Psicologia escolar e educacional. São Paulo, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572002000100013

DUSI, M. L. H. M. A construção da cultura de paz no contexto da instituição escolar. Tese (Dissertação) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília – DF, 2006.

RABBANI, M. J. Educação para a paz: desenvolvimento histórico, objetivos e metodologia. IN: MILANI, F.i M.; JESUS, R. de C. D. P. (Org.). Cultura de paz: estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003, p. 63-94.

Publicado

2022-11-05

Como Citar

BORBA, M. C.; SALES, T. da S.; SILVA, G. da. O papel social da escola na construção da cultura de paz. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48677, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48677. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8677. Acesso em: 18 abr. 2024.