A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12549

Palavras-chave:

Natureza da Biologia, Ensino de Biologia, Estágio Supervisionado, Formação Inicial de Professores de Biologia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira os professores em formação inicial têm utilizado os recursos didáticos, as práticas científicas e enfrentado os desafios na perspectiva da Natureza da Biologia no âmbito do Estágio Supervisionado. Para alcançar tal intento, aplicamos a Revisão Sistemática de Literatura nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e do Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Os resultados obtidos apontam que os trabalhos analisados têm tratado o Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia de forma geral, sem considerar a Natureza da Biologia durante as atividades de regência. Esse aspecto contribui com a concepção de ensino memorístico, descontextualizado e conteudista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Cristina Cavalcante Torres, Universidade Federal de Alagas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas.

Maria Danielle Araújo Mota, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunta III da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Coordena o Laboratório de Estudo e Pesquisa em Educação Científica em Biologia (LAPECBio). Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas.

Paulo Meireles Barguil, Universidade Federal do Ceará

Professor Associado IV da Universidade Federal do Ceará – UFC, lotado na Faculdade de Educação. Coordena o Laboratório de Educação Matemática – LEDUM (www.ledum.ufc.br). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, no Eixo Temático Aprendiz, Docência e Escola.

Referências

ABREU, Larisse Silva; FREIRE, Ana Caroline; SOUZA, Alday de Oliveira. O uso de dinâmicas: os desafios frente à indisciplina. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 8.; Encontro de Ensino de Biologia da Região Nordeste, 8.; Simpósio Cearense de Ensino de Biologia, 2., 2021, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2021, p. 2.337-2.344. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74767. Acesso em: 11 jul. 2023.

AGUIAR, Camila Maria Araújo de; PAULO, Brena Almeida de; SILVEIRA, Andréa Pereira. Potencialidades do dicionário biológico como ferramenta pedagógica no Ensino de Biologia. In: In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 8.; Encontro de Ensino de Biologia da Região Nordeste, 8.; Simpósio Cearense de Ensino de Biologia, 2. 2021, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2021, p. 104-113. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74808. Acesso em: 11 jul. 2023.

ANDRÉ, Joana Weck; GOMES, Marina Lopes e. Genética: passado, presente e futuro(s) – relato de uma prática docente. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 7.; Encontro Regional de Ensino de Biologia da Região Norte, 1., 2018, Belém. Anais [...]. Belém: IEMCI, 2018, p. 4.698-4.705. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VII_Enebio/VII_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

AZEVEDO, Hugo José Coelho Corrêa de et al. O uso de coleções zoológicas como ferramenta didática no ensino superior: um relato de caso. Revista Práxis, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p. 43-48, jan. 2012. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/548/512. Acesso em: 11 jul. 2023.

AZEVEDO, Nathália Helena; SCARPA, Daniela Lopes. Decisões envolvidas na elaboração e validação de um questionário contextualizado sobre concepções de natureza da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 57-82, ago., 2017. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/449/pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

AZEVEDO, Renato; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. Natureza da Biologia e a teoria da evolução biológica: implicações para o ensino. In: Congreso Internacional sobre Investigación em Didática de las Ciencias, 9., 2013, Girona. Anais [...]. Girona: 2013,

p. 235-240. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2013nExtra/edlc_a2013nExtrap235.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

BARBOSA, Tainnara Freitas; GALLÃO, Maria Isabel. O cordel como método avaliativo no Ensino de Zoologia. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 7.; Encontro Regional de Ensino de Biologia da Região Norte, 1., 2018, Belém. Anais [...]. Belém: IEMCI, 2018, p. 4.229-4.238. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VII_Enebio/VII_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARGUIL, Paulo Meireles. Educação Matemática: fractais em movimento. In: CASTRO FILHO, José Aires de; BARRETO, Marcilia Chagas; BARGUIL, Paulo Meireles; MAIA, Dennys Leite; PINHEIRO, Joserlene Lima (org.). Matemática, cultura e tecnologia: perspectivas internacionais. Curitiba: CRV, 2016. p. 181-214.

BARROS, Luiza Ribeiro da; NEVES, Maria Luiza Rodrigues da Costa. A formação de professores: relato de uma experiência do Estágio Supervisionado com o uso da fotografia para ensinar Biologia no ensino médio. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, v. 7, n. 7, p. 5.167-5.177, out. 2014. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/V_Enebio/V_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

BASTOS, Rafaelle Nogueira de Souza et al. O Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia como espaço de aprendizagem da profissão docente. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, v. 7, n. 7, p. 6.245-6.255, out. 2014. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/V_Enebio/V_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011.

COSTA, Angelo Brandelli; ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto. Como Escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, Sílvia et al. (org.). Manual de Produção Científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 53-67.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

DORVILLÉ, Luís Fernando Marques; SELLES, Sandra Lúcia Escovedo. Criacionismo: transformações históricas e implicações para o ensino de ciências e biologia. Cadernos de Pesquisa, [s. l.], v. 46, p. 442-465, abr./ jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/Ry6dKVDdZXfwhvSFHmZhHNk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 jul. 2023.

FIGUEIREDO, Mateus Silva et al. Uma experiência em ensino de evolução por meio da contextualização e aplicação de jogo didático. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 7.; Encontro Regional de Ensino de Biologia da Região Norte, 1., 2018, Belém. Anais [...]. Belém: IEMCI, 2018, p. 3.908-3.916. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VII_Enebio/VII_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

FIGUEIREDO, Priscila Silva de; RODRIGUES, Neidson Silva. A genética da vida real: os três momentos pedagógicos no ensino de alterações cromossômicas. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 7.; Encontro Regional de Ensino de Biologia da Região Norte, 1., 2018, Belém. Anais [...]. Belém: IEMCI, 2018, p. 3.851-3.859. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VII_Enebio/VII_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

GIL-PÉREZ, Daniel et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?format=pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

JARENCZUK, Ana Paula; KOVALSKI, Mara Luciane. Oficina pedagógica como metodologia para o Ensino de Biologia Celular. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 8.; Encontro de Ensino de Biologia da Região Nordeste, 8.; Simpósio Cearense de Ensino de Biologia, 2., 2021, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2021, p. 1.604-1.613. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74908. Acesso em: 11 jul. 2023.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. rev. e ampl., 6. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LUFT, Isabel Cristina Miorando; OLDONI, Josiani Fátima Weimer Baierle; WIRZBICKI, Sandra Maria. Estágio Curricular Supervisionado: momento de ensinar e aprender. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, v. 9, n. 9, p. 2.462-2.469, dez. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

LYRA, Pollyana Viana; MARUCHI, Vitor Hugo. A importância do Estágio Supervisionado para o Ensino de Biologia: um relato de experiência. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, v. 9, n. 9, p. 4.229-4.238, dez. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MAYR, Ernest. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida et al. A integração conceitual no Ensino de Biologia: uma proposta hierárquica de organização do conhecimento biológico. In: CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; ARAUJO, Elaine S. Nicolini Nabuco de (org.). Introdução à didática da Biologia. São Paulo: Escrituras Editoras, 2009. p. 242-263.

MELO, Gabriele Sauthier Romano de; BARREIROS, Glaucia Britto; GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. O Estágio Supervisionado na formação inicial do professor numa perspectiva reflexiva. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, v. 9, n. 9, p. 2.438-2.450, dez. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

MELO, Laís Amaro de. Influência do uso de recursos didáticos no Ensino de Biologia em uma Escola da Rede pública de João Pessoa. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

MENEZES, Jones Baroni Ferreira de; NEVES, Igor Leandro das; NUNES, Thainne Campos Nascimento. Educação inclusiva no Ensino de Biologia: experiência no Estágio Supervisionado. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, v. 9, n. 9, p. 32-42, dez. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, v. 9 n. 3,

p. 239-262, jul./set. 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Bgpmz7T7cNv8K9Hg4J9fJDb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 jul. 2023.

MOTA, Maria Danielle Araújo. Laboratórios de Ciências/Biologia nas Escolas Públicas do Estado do Ceará (1997-2017): realizações e desafios. 2019. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

NASCIMENTO, Edilane Ribeiro de; MOURA, Francisco Nunes Sousa; MENEZES, Jones Baroni Ferreira. Diversificação dos recursos didáticos no Ensino de Biologia: Estágio Supervisionado em ação. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 8.; Encontro de Ensino de Biologia da Região Nordeste, 8.; Simpósio Cearense de Ensino de Biologia, 2., 2021, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2021, p. 2.061-2.071. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74733. Acesso em: 11 jul. 2023.

ODORCICK, Rossana Gregol; ZANON, Adriane Martins; WIRZBICKI, Sandra Maria. Estágio Supervisionado: uma etapa relevante na formação docente. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, v. 9, n. 9, p. 2.326-2.335, dez. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

OLIVEIRA, Ivina Barbosa de; SILVA, Miríades Augusto da. Estratégias metodológicas no Ensino de Biologia desenvolvidas no Estágio Supervisionado III: alternativas facilitadoras no processo de aprendizagem. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, v. 9, n. 9,

p. 6.691-6.702, dez. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

PARANHOS; Mayra Louyse Rocha; PARANHOS, Márcia Cristina Rocha Paranhos. Estágio Supervisionado em Biologia: construindo reflexões. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 7.; Encontro Regional de Ensino de Biologia da Região Norte, 1., 2018, Belém. Anais [...]. Belém: IEMCI, 2018, p. 3.128-3.135. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VII_Enebio/VII_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

PEDRANCINI, Vanessa Daiana et al. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 299-309, 2007. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen06/ART5_Vol6_N2.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

PEIXOTO, Dezyrê Mendes; SHUVARTZ, Marilda; CHAVES, Sandramara Matias. Ensino de zoologia no ensino médio: uma experiência do Estágio Curricular Supervisionado II do curso de licenciatura em Ciências Biológicas – UFG. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, v. 9, n. 9, p. 6.074-6.082, dez. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

RODRIGUES, Larissa Zancan; MOHR, Adriana. O uso do livro didático de Biologia por professores de escolas públicas de Florianópolis/SC. Revista Insignare Scientia, [s.l.], v. 6, n. 3, p. 85-102, 2023. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13663. Acesso em: 19 fev. 2024.

SANTOS, Bibiane de Fátima; MOTA, Maria Danielle Araújo. Relato de experiência: Estágio Supervisionado e a Formação do Professor de Biologia. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 8.; Encontro de Ensino de Biologia da Região Nordeste, 8.; Simpósio Cearense de Ensino de Biologia, 2., 2021, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2021, p. 1.246-1.255. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74785. Acesso em: 11 jul. 2023.

SANTOS, Francisco Alves et al. Da experiência a formação: o estágio como espaço de diálogo no processo formativo do professor de Biologia. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 7.; Encontro Regional de Ensino de Biologia da Região Norte, 1., 2018, Belém. Anais [...]. Belém: IEMCI, 2018, p. 3.414-3.422. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VII_Enebio/VII_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

SCHNEIDER, Eduarda Maria; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. A percepção de alunos do Ensino Médio em relação à interação gene-organismo-ambiente. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências, 8.; 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas, SP, 2011, p. 01-12. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1448-1.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

SILVA, Josefa Bento da; ARAÚJO, Girlândia Machado da; MARTINS, Maria Márcia Melo de Castro. O Estágio Supervisionado como foco na profissionalização docente: experiências vivenciadas no cotidiano escolar. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, v. 7, n. 7, p. 4.236-4.245, out. 2014. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/V_Enebio/V_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

SILVA, Juliana Barros da; VALLIM, Magui A. Conscientização ecológica através de um jogo didático sobre os biomas brasileiros. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, v. 7, n. 7, p. 4.308-4.318, out. 2014. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/V_Enebio/V_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

SILVA, Mirian do Amaral Jonis; TRAZZI, Patricia Silveira da Silva; SANTOS, Jéssica Aflávio dos. A construção de modelos no ensino de Biologia: uma experiência na formação inicial de professores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências, 10.; 2015, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia, 2011, p. 01-08. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1069-1.PDF. Acesso em: 11 jul. 2023.

SILVA, Rafaela Almeida; SILVA, Miríades Augusto da. Um olhar sobre o Ensino de Biologia através do Estágio Supervisionado. Revista de Ensino de Biologia, Niterói,

v. 9, n. 9, p. 6.636-6.645, dez. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

SILVA, Rosana Conceição Lobato da. Relato de experiência de estratégias de ensino para a aprendizagem de Biologia para estudantes do terceiro ano durante o Estágio Supervisionado. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 7.; Encontro Regional de Ensino de Biologia da Região Norte, 1., 2018, Belém. Anais [...]. Belém: IEMCI, 2018,

p. 3.352-3.360. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VII_Enebio/VII_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

SOUSA, Luana Mateus de; INDJAI, Sira; MARTINS, Elcimar Simão. Formação inicial de docentes de biologia: limites e possibilidades do Estágio Supervisionado no ensino médio. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 01-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3668.

TREVISAN, Inês; ALVES, Nayara Sabrina de Freitas. A experimentação no Ensino de Botânica: um relato de experiência. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, v. 9, n. 9,

p. 6.728-6.737, dez. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

VALLADÃO, Letícia Andrade. Ensinar e aprender a partir do Estágio Supervisionado: Biologia do ensino médio. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, v. 7, n. 7,

p. 4.746-4.757, out. 2014. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/V_Enebio/V_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

Publicado

2024-04-16

Como Citar

TORRES, L. C. C.; MOTA, M. D. A.; BARGUIL, P. M. A natureza da Biologia no estágio supervisionado: uma revisão sistemática de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12549, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12549. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12549. Acesso em: 24 jul. 2024.