Indícios do Desenho Universal para Aprendizagem em uma Proposta Didática na Educação Matemática sobre Bullying

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12980

Palavras-chave:

Educação Matemática, Bullying, Sequência didática, Desenho Universal para Aprendizagem

Resumo

Este artigo propõe uma sequência didática para abordar o tema do bullying nas aulas de Matemática. A sequência é composta por nove momentos, distribuídos em vinte aulas de cinquenta minutos cada. O objetivo é tornar as aulas críticas, dinâmicas e reflexivas, explorando conteúdos como números racionais, porcentagem, probabilidade, estatística e sua relação com o bullying no ambiente escolar. Além disso, o artigo destaca a importância de utilizar o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), buscando melhorar o processo de aprendizagem na Educação Matemática. Espera-se que esse trabalho auxilie e estimule professores a desenvolverem essa abordagem em suas aulas, proporcionando aos estudantes uma aprendizagem interessante, contextualizada e que lhes permita compreender o mundo ao seu redor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Dolenga Coelho, Universidade Federal do Paraná

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática, na UFPR, Curitiba-PR. Mestre em Educação no Programa de Pós-graduação Educação: Teoria e Prática, na UFPR. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens (GEPETeL)

Diovana Bzunek, Universidade Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática, na UFPR, Curitiba-PR. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática, na UNINTER, Curitiba-PR. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens (GEPETeL).

Anderson Roges Teixeira Góes, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia (UFPR). Docente da UFPR no Departamento de Expressão Gráfica, no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Líder do Grupo de Pesquisa, Educação, Tecnologias e Linguagens (GEPETeL).

Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação, ensino de Ciências e Matemática (USP). Docente da UFPR no Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN), no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACM).

Sérgio Camargo, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação para a Ciência (UNESP). Docente da UFPR no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACM)

Referências

ALBERNAZ, Ana Cristina; SEIXAS, Sónia; MADEIRA, Maria Cristina. Memórias de bullying na trajetória escolar dos estudantes da licenciatura em biologia: caminhos investigativos para a educação social. Revista da UIIPS, v. 5, n. 3, p. 115-128, 2017. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/download/14529/10914/45070. Acesso em: 5 jul. 2023.

CAST, 2018. Center for Applied Special Technology. Until learning has no limits. Disponível em: http://www.cast.org/. Acesso em: 10 jun. 2023.

COTIA, Jainara dos Santos; MELO, Fábio Thomaz; CARVALHO, Sebastião Carlos dos Santos Carvalho. Bullying na educação física escolar: concepções, fatores, presença e estratégias de professores da educação básica. Revista Ciências & Ideias, v. 12, n. 1, p. 99–112, 2021. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1424. Acesso em: 5 jul. 2023.

COELHO, José Ricardo Dolenga Coelho; GOÉS, Anderson Roges Teixeira. Geometria e Desenho Universal para Aprendizagem: uma revisão bibliográfica na Educação Matemática Inclusiva. Educação Matemática Debate, v. 5, n.11, p. 1-26, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46551/emd.e202122. Acesso em: 10 jun. 2023.

GÓES, A. R. T.; COSTA, P. K. A. da. Do Desenho Universal ao Desenho Universal para Aprendizagem. In: GÓES, A. R. T.; COSTA, P. K. A. da. (org.). Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem: Fundamentos, Práticas e Propostas para Educação Inclusiva. 1. ed. Paraná: Curitiba, 2022. p. 25-33.

MARTINS, Maria José D. Envolver os estudantes na prevenção da indisciplina e do bullying na escola. Revista Aprender, n. 36, p. 39-47, 2015. Disponível em: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/view/39/39 . Acesso em: 5 jul. 2023.

SANTANA, Anderson Marcolino de; SANTOS, Márcia Walkirua da Silva. A educação estatística nas aulas de matemática como ferramenta de enfrentamento ao bullying. Revista Espaço Acadêmico, v. 22, n. 234, p. 124-132, 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/62201/751375154086 . Acesso em: 5 jul. 2023.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado

2024-09-04

Como Citar

COELHO, J. R. D.; BZUNEK, D.; GÓES, A. R. T.; ZIMER, T. T. B.; CAMARGO, S. Indícios do Desenho Universal para Aprendizagem em uma Proposta Didática na Educação Matemática sobre Bullying. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e12980, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12980. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12980. Acesso em: 25 out. 2024.