Formação Docente na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13443

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Básica, Tecnologia

Resumo

Este estudo visa identificar a importância e os desafios na formação continuada de professores da Educação Básica. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, utilizando o método Methodi Ordinatio, no período de 2019 a 2023, com dados das bases Web of Science, Scopus e SciELO, utilizando os descritores "teacher training" e "basic education". Inicialmente, 572 artigos foram listados, resultando em 16 após a aplicação dos critérios de exclusão. A formação continuada determina o sucesso do ensino, exigindo superação de fragilidades, colaboração entre professores e políticas públicas regionais. Os principais desafios incluem a falta de recursos financeiros e materiais, a restrição de tempo para professores com jornadas integrais, a superação de modelos tradicionais e a valorização da pesquisa, ensino e extensão na educação. Conclui-se que a formação continuada é essencial, mas enfrenta desafios como falta de recursos, tempo e políticas públicas adaptadas, necessitando de troca de experiências e políticas regionais para sua melhoria.

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Biografia do Autor

Simone de Fátima Soltes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Secretaria Estadual da Educação do Paraná. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica e Federal do Paraná.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foi Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa (2004-2012), Vice-Reitor (2012-2016) e Reitor (2016-2020) da UTFPR. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Campus Ponta Grossa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).Licenciada em Matemática (UEPG), Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em pesquisas, tem como ênfase as temáticas: Ensino de Matemática, Educação Matemática Inclusiva, Uso de Tecnologias no ensino de Matemática. Participou do programa internacional PREFALC: França-Colômbia-Brasil (Projeto regional de cooperação França, América Latina e Caribe). Professor responsável externo do Projeto de Mestrado Interdisciplinar Multicultural em Inovação Educativa, Inovação Tecnológica e Gestão do conhecimento (México-BUAP/ INSA de Lyon-França). Recebeu o Prêmio Tese de CAPES (orientador) no ano de 2018, melhor tese na Área de Ensino. É membro eleito do Comitê de Assessores da Área (CAAs)- Ciências Humanas-2020/2024 da Fundação Araucária. Coordenou o Projeto "Rethinking teacher education: Fostering inclusive practices for visually-impaired students in mathematics classes", financiado pela Teachers College e Fundação Lemann. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Foi Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (2015-2023). Foi coordenador e atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia nos cursos Mestrado Profissional (PPGECT) e Doutorado Acadêmico (PPGECT). Professor de Cálculo Diferencial e Integral II, Líder do Grupo de Pesquisa "O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência", Editor-Chefe da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT). Membro associado a ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática da SBEM, Membro da RedDOLAC - Red de Docentes de América Latina y del Caribe.

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

SOLTES, S. de F.; PILATTI, L. A.; SILVA, S. de C. R. da. Formação Docente na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13443, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13443. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13443. Acesso em: 2 nov. 2024.