Formação Docente na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13443Palavras-chave:
Formação Docente, Educação Básica, TecnologiaResumo
Este estudo visa identificar a importância e os desafios na formação continuada de professores da Educação Básica. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, utilizando o método Methodi Ordinatio, no período de 2019 a 2023, com dados das bases Web of Science, Scopus e SciELO, utilizando os descritores "teacher training" e "basic education". Inicialmente, 572 artigos foram listados, resultando em 16 após a aplicação dos critérios de exclusão. A formação continuada determina o sucesso do ensino, exigindo superação de fragilidades, colaboração entre professores e políticas públicas regionais. Os principais desafios incluem a falta de recursos financeiros e materiais, a restrição de tempo para professores com jornadas integrais, a superação de modelos tradicionais e a valorização da pesquisa, ensino e extensão na educação. Conclui-se que a formação continuada é essencial, mas enfrenta desafios como falta de recursos, tempo e políticas públicas adaptadas, necessitando de troca de experiências e políticas regionais para sua melhoria.
Downloads
Referências
ARANHA, Rudervania da Silva Lima; OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. The influence of the Inter-American Development Bank in the training of basic education teachers in Brazil. Educar em Revista, Curitiba, v. 39, e86096, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.86096. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/kX3h9K5jv3TTQbKvY6DhdZs/?format=pdf. Acesso em: 7 jul. 2024.
ARÉVALO, Víctor Miguel Sumba. La Formación de docentes en ejercicio a través de la Lesson Study: preocupaciones en una realidad compleja. Praxis educativa, v. 26, n. 1, p. 175-175, 2022. DOI: https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2022-260109. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1531/153170575009/. Acesso em: 7 jul. 2024.
BIANCH, Bárbara Ferreira Matias; CÔCO, Valdete; ALVES, Kallyne Kafuri. Cursos de formação inicial em Pedagogia nos Institutos Federais: perfis formativos dos docentes. Revista Educação & Formação, v. 7, e8209, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8209. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8209. Acesso em: 7 jul. 2024.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as normas e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 134, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez. 1996. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/12/1996&jornal=1&pagina=1&totalArquivos=289. Acesso em: 7 jul. 2024.
COSTA FILHO, Roraima Alves da; IAOCHITE, Roberto Tadeu. Aprendizagem em saúde na e da escola mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação: Resultado de estudos no Brasil. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 23, n. 4, p. 1041-1060, 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8659314. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8659314. Acesso em: 7 jul. 2024.
COSTA, Eliane Miranda; MATOS, Cleide Carvalho de; CAETANO, Vivianne Nunes da Silva. Formação e Trabalho Docente: intencionalidades da BNC-Formação Continuada. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1188-1207, set./dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.12. Disponível em: http://curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/costa-matos-caetano.pdf. Acesso em: 7 jul. 2024.
DUEÑAS, Flor de María Galván; BUSTAMANTE, Frida Huaylinos; HUAYTA-FRANCO, Yolanda Josefina. Desafíos de la Formación Continua Docente: una revisión sistemática. Revista Conrado, v. 19, n. 93, p. 465-472, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.37787/pakamuros-unj.v9i4.237. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/356929388_Desafios_en_la_formacion_continua_docente_Una_revision_sistematica. Acesso em: 7 jjul. 2024.
FERREIRA, Cristina Torres da Silva. Coordenação local do Parfor presencial na Universidade Federal do Maranhão: parte constitutiva do processo de formação dos professores da educação básica. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 11, p. 169-184, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7588. Acesso em: 7 jul. 2024.
GABRIEL, Gilvete de Lima. A mimese da formação continuada: configuração e refiguração da identidade narrativa docente em grupos-referência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e7248, maio/ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/educ.form.v7.e7248. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7248/6836. Acesso em: 7 jul. 2024.
LOCATELLI, Cleomar. A pós-graduação para os professores da educação básica: um estudo a partir dos planos estaduais de educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e70684, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.70684. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/NkqsgwjnnGbqmStDxqDmGGS/#. Acesso em: 7 jul. 2024.
PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L.; RESENDE, L. M. M. de. Methodi Ordinatio: A proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, citation number, and publication year. Scientometrics, v. 105, n. 3, p. 2109-2135, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-015-1744-x. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-015-1744-x. Acesso em: 7 jul. 2024.
ROCHA, Renan; LAGARES, Rosilene. Formação de professores da educação básica antes e pós BNCC e BNC-formação. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 18, p. 405-417, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7289. Acesso em: 7 jul. 2024.
SILVA, Fabrício Oliveira da; SOUZA, Geruza Ferreira Ribeiro de. Formação permanente de professores no cotidiano escolar: o real e o possível. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e8002, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8002. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8002. Acesso em: 7 jul. 2024.
SILVÉRIO, Leandra Domingues; ISOBE, Rogéria Moreira Rezende. Educação do Campo em perspectiva: história, política pública e formação continuada de professores/as do ensino básico. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, e6894-e6894, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e6894. Disponível em: https://app.amanote.com/v4.0.74/research/note-taking?resourceId=OZXe2HMBKQvf0Bhi5w0g. Acesso em: 7 jul. 2024.
SOUZA, Celestina Maria Pereira de; ROCHA, José Damião Trindade. (Con)textos da formação de professores no Tocantins, os postulados neoliberais e a BNCC. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 22, p. 10-27, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8074. Acesso em: 7 jul. 2024.
VASQUES, Andréia Lopes Pacheco; SARTI, Flavia Medeiros. Entre a forma escolar e a forma universitária na formação docente: o caso do plano nacional de formação dos professores da educação básica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 27, e270082, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270082. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/RGTsbvtvn6YssNdgJ4hSpKm/#. Acesso em: 7 jul. 2024.
VIVIAN, Marcelo Fonseca; GOI, Mara Elisângela Jappe. Formação continuada de professores: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul. Comunicações, Piracicaba, v. 28, n. 1, p. 243-260, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p243-260. Disponível em: https://revistas.metodista.br/index.php/comunicacoes/article/view/4555. Acesso em: 7 jul. 2024.
ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e233730, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147233730. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XrThMT5Hhn6D9CSqcn3HHSM/#. Acesso em: 7 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simone de Fátima Soltes, Luiz Alberto Pilatti, Sani de Carvalho Rutz da Silva (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.